Foi inaugurado o primeiro semáforo com dispositivo sonoro instalado em Blumenau. O equipamento foi montado na Rua João Pessoa, no Bairro da Velha. Localiza-se próximo á escola ensino básico Adolfo Konder que possui aproximadamente 1.100 alunos e também próximo à sede Associação de Cegos do Vale Itajaí - ACEVALI, com 200 associados com deficiência visual .
A presidenta Maria Helena e a assistente social Dalva Day da ABLUDEF, estiveram presente a solenidade de inauguração, no dia 20 de fevereiro ás 9:00 horas. Maria Helena também presidenta da CODEPA, observou a acessibilidade da calçada para as pessoas com deficiências.
Esse foi o primeiro semáforo instalado com dispositivo sonoro da cidade, e após aprovação da comunidade blumenauense, existem projetos de novas instalações em outros pontos de Blumenau. A luz vermelha que dá o sinal de parada aos motoristas somente será acionada, quando os pedestres acionarem o botão do equipamento.
O diretor - presidente da SETERB - Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes – senhor Rudolf Clebsch, explicou aos presentes sobre a segurança que os associados da ACEVALI - Associação de Cegos do Vale Itajaí e também toda a comunidade em relação ao semáforo sonoro, pois além de ter seu funcionamento normal, estará sendo acionado um dispositivo sonoro avisando aos deficientes visuais a hora de atravessar a via pública com segurança. O senhor Fabiano Gonçalves, gerente operacional da Aliança tecnologia e sistema responsável pela implantação do primeiro semáforo sonoro de Blumenau, apresentou explicações ao público presente e respondeu as dúvidas principalmente dos deficientes visuais. Também recebeu sugestões de melhoras pelos deficientes. Como exemplo aumentar o som e o tempo de parada do sistema para que eles possam conseguir atravessar antes de fechar para o pedestre. O prefeito em exercício senhor Rufinus Seibt comentou que essa medida dará mais segurança aos usuários com deficiencia visual e também facilitara o acesso dos estudantes do educandario Adolfo Konder.
Os deficientes visuais que sempre utilizam o semáforo testaram com supervisão do senhor Fabiano da Aliança tecnológica Operacional , deram muitas sugestões que serão analisadas e implantadas posteriormente para facilitar aqueles que realmente necessitam desse serviço.
Fotos e texto: Dalva Day - assistente social da ABLUDEF
Nenhum comentário:
Postar um comentário