22/09/2009

* 2009 – 5º ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 19 de setembro realizamos o 5º encontro do Grupo da Melhor Idade. Como já estava programado, fomos visitar o Zoológico de Pomerode. Anualmente o Grupo da Melhor Idade desfruta do direito de passear, a prefeitura de Blumenau custeia o transporte no limite de 300 km. Como a ABLUDEF atende idosos com diversas deficiências, opta para passeios de pequenas distâncias.
No passeio estiveram presentes 34 pessoas, dos quais foram 24 idosos (14 idosas e 10 idosos) e 08 adultos acompanhantes e 02 motoristas.. Alguns idosos faltaram devido estarem adoentados e não puderam desfrutar do passeio maravilhoso que realizamos . Puderam ver 02 Zebras (Lucas e Beatriz), que estão em fase de namoro e logo poderemos ver novas zebrinhas.
Também pudemos verificar os banheiros adaptados, onde constatamos bastante higiene e acessibilidade. Mostrando que a direção do Zoológico esta preocupada em atender bem, as pessoas com deficiências.
Foi lindo ver os elefantes namorando... ou mesmo batendo um papo elefantélico. O belo urso que estava se bronzeando num sábado lindo de sol, ou mesmo as girafas, dando a oportunidade de os idosos poderem conhecer os animais, que são originários de outros países.
Os patos mostraram que são os donos do pedaço, não dando oportunidade dos visitantes mexerem com eles. O majestoso pavão, com sua beleza impar, passeou e dava seu guincho a todo instante. O papagaio silvestre esteve atento a tudo dentro do Zoológico.

A coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day, deu aos idosos tarefas onde puderam serem ajudados pelos voluntários, para a continuidade da gincana que esta sendo realizada junto ao grupo desde março de 2009 com final em novembro. Realizaram-se mais uma etapa da gincana dos idosos. Como tarefa principal todas as duas equipes A e B teriam que ir a campo, coletar informações sobre alguns dos animais do Zoológico. Foram realizadas com bastante atenção, dando a oportunidade dos dois grupos trocarem informações enquanto passeavam dentro do Zoológico.

Foi combinado que os grupos deveriam estar as 12hs no restaurante do Zoológico, já com as respostas da gincana prontas. Todos retornaram ao local combinado e foram almoçar, para logo a seguir retornarmos a gincana.

As 13:30 foram realizada a tomadas das tarefas, a equipe A respondeu todas as perguntas obtendo um total de 940 pontos, enquanto que a equipe B errou apenas 01 pergunta, recebendo a pontuação de 930 pontos.

Foi inicialmente feito um circulo, enquanto que a assistente social Dalva realizasse a gincana. Após terminar mais uma etapa da gincana, retornamos a Blumenau.

Os idosos que são transportados em cadeira de rodas foram para casa de Kombi da entidade, pois não temos ainda um ônibus de turismo adaptado. A presidenta Maria Helena Mabba sempre acompanha o grupo e zela pela segurança dos mesmos.

O restante do grupo voltou super cansados e contentes de ônibus para Blumenau, foram unânimes em agradecer o belo dia, apesar das chuvas do dia anterior, no sábado fomos brindados por um sol resplendor, dando condições de passearmos por todo o Zoológico e conhecer animais de beleza e pureza sem igual. A gincana ficou assim pontuada: EQUIPE A = 2.508 pontos e a EQUIPE B = 2.628 pontos dando uma diferença de 120 pontos a favor da equipe B.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails