10/09/2009

* 2009 – INFORMATIVO DA COOPER DE SETEMBRO

A jornalista Fernanda Pereira responsável pelo INFORMATIVO COOPER entrevistou a assistente social Dalva Day, no dia 14 de agosto sobre a atuação da cooperativa na vida das pessoas com deficiência física da ABLUDEF. Adriana Bollmann, visitou a ABLUDEF e manifestou o desejo de ter essa parceria com a COOPER. Prontamente a assistente social Dalva Day fez contato com a gerência de Markting da COOPER e a AFISVALE do qual a Adriana é gerente administrativa foi contemplada para receber cursos gratuitamente e assim abrangendo mais famílias que necessitam se capacitar e poderem ajudar na renda familiar.
Entrevista na integra com a assistente social Dalva Day sobre a parceria entre a ABLUDEF e a COOPER.

1- Desde quando a Cooper tem está parceria com a ABLUDEF?
Desde janeiro de 2006, quando na oportunidade a gerente de Marketing da COOPER a senhora Regina Aparecida Eberle, esteve na entidade para entregar um cheque simbólico de R$ 1.000,00 de alimento, proveniente do sorteio de final de ano, em que o casal (Regina e David) clientes colocaram o nome da ABLUDEF, no canhoto de premiação. Conversei com ela sobre os diversos trabalhos da entidade e comentei sobre a possibilidade de dar cursos para os associados que não tem oportunidade de ir até a COOPER. Ela prontamente nos atendeu.
2 - Que cursos já foram oferecidos? Quantas pessoas participaram?
Para cada curso é colocado entre 25 a 30 associados. Devido alguns ter mais dificuldades e necessitarem de mais tempo para assimilar as explicações, não podemos montar um grupo maior.
Foi realizado 18 cursos em 3 anos e meio com aproximadamente 540 associados.
Relação dos cursos realizados na ABLUDEF com a parceria da COOPER.
* 2006 - Curso de Tear e Biju = cursos de Tear (01 de junho e 03 de agosto) e um curso de Biju (30 de junho) foram 3 cursos

* 2007 - CURSO DE TEAR = 18 de setembro

* 2007 - CURSO DE SABONETE DECORADOS = 09 de outubro

* 2008 - CURSO DE PINTURA DE PÁSCOA = 19 de fevereiro,

* 2008 - ARTESANATO DE NATAL – COOPER = 12 de novembro

* 2009 – CURSO DE FLORES DE E.V.A. = 17 de março
* 2009 - CAPITONÊ = 14 de abril

* 2009 – CURSO DE MATERIAIS DE LIMPEZA – PARTE 1 = 26 de maio
* 2009 – CURSO DE MATERIAIS DE LIMPEZA – PARTE 2 = 11 de agosto
3 - Qual foi o resultado destes cursos?
Cada associado assimila de formas diferentes. Alguns têm mais facilidade no aprendizado. O curso que mais chamou o interesse dos associados foi o de Flores de E.V.A., dando oportunidade de eles venderem. A ABLUDEF recebeu doação de formas para moldar o E.V.A. e também comprou algumas peças , sendo possível o associado levar para casa e fazer as suas encomendas. Montamos uma feira de artesanato, para que eles colocassem seus arranjos e outros trabalhos a partir do que aprenderam nos cursos. Antes vendiam apenas panos de copa, faziam pintura em tecido e beiradas de crochê. Hoje recebem encomendas de vários lugares.
4 - Como você, enquanto representante da entidade, analisa esta parceria?
Como assistente social minha avaliação é que seria importante a inclusão dos associados junto com a comunidade, mas enquanto não for possível todos os locais serem adaptados, torna difícil eles participarem. A COOPER já adaptou algumas unidades , mas devemos pensar que para o associado sair de sua casa e chegar no local do curso ele passa por várias dificuldades, transporte, calçadas inadequadas ou inexistentes...etc. Chegamos a conclusão que seria mais “cômodo” para todos trazer a professora do curso para administrar-los dentro da ABLUDEF que é totalmente adaptada para os associados. Essa parceria ABLUDEF/COOPER além de possibilitar a socialização entre os associados, possibilitou uma terapia ocupacional, aumentando conseqüentemente a auto-estima, enfocando sempre no reaproveitamento de materiais e na geração de renda. A proposta tanto da COOPER quanto da ABLUDEF , é que o associado após passar pelo curso, possa estar produzindo e vendendo o que produziu. Além do curso realizado 1 vez por mês com diversos temas, a COOPER doa o lanche para os associados. O resultado do curso mostra o quanto o associado tem potencial para realizar as diversas temáticas. Para todos existem dificuldades, mas com persistência os obstáculos são transponíveis, basta acreditar. Sempre colocamos ao grupo que se apenas 10% dos participantes aprenderem com os cursos de artesanatos que a COOPER administra já dá bons resultados, pois todos que aprendem têm como meta ensinar outras pessoas. Todos que estão no curso permanente de artesanato ARCO IRIS, administrado todas as terças-feiras na ABLUDEF, manifestam seu contentamento de poderem aprender coisas novas. Fechamos para o ano de 2009 , 10 cursos que os próprio associados pediram e fomos atendidos pela gerencia da COOPER.
" Uma parceria que deu certo....ABLUDEF/COOPER, juntas na inclusão social das pessoas com deficiências físicas de Blumenau.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails