22/11/2009

* 2009 - 22 DE NOVEMBRO DE 2008

Blumenau amanhece com garoa, nada lembra do trágico dia 22 de novembro de 2008. Após longos dias de chuva começa o mais trágico e interminável mês de novembro da história dos blumenauenses.



Cidade tipicamente alemã, onde tradicionalmente festejam a chegada do "menino Jesus", sendo que os trabalhadores já com seu tão sonhado 13º salário em mãos sai atrás dos presentes de Natal para os familiares. Schopping cheios, trânsito parado,chuvas intensas,  mas nada disso os impede de sair para comprar  para seus filhos as novidades . Mas a festa é interrompida logo nas primeiras horas da tarde, quando começa a surgir os primeiros problemas de desmoronamento e causando a primeira vítima de apenas 3 aninhos, a menina Luana, residente da rua Araranguá.


Durante dias e noites intermináveis, ouviam-se em nossa bela cidade não risos, mas muitas lágrimas pela perdas de lares, familiares, amigos e assim sucessivamente. Muitos "heróis" anonimos viam de toda as partes da nossa pátria "Brasil", pessoas sem motivos aparentes, chegavam em caravanas apenas pelo prazer se ajudar, seres solidários, que deixavam seus finais de semana em suas cidades, para dar conforto aos blumenauenses. Após 1 ano, Blumenau ainda tem suas marcas da tragédia, mas aos poucos se reegue, como uma estrela e volta a brilhar. Hoje estamos em condições de poder avaliar e agradecer a todos que de alguma maneira ou outra contribuiu para que nós blumenauense pudessem ter esperança e poder continuar a crescer.


Plano de Habitação para desabrigados pela catástrofe de novembro em Blumenau.



Com o resultados das doações que os brasileiros enviaram Santa Catarina, Blumenau recebeu o montante de R$ 8 milhões e 200 mil reais que veio através da Defesa Civil do Estado de SC. A Prefeitura usou esse dinheiro para a compra de 10 terrenos. Em locais que ofereça o mínimo de acessibilidade, segurança e dignidade para as pessoas que hoje ainda se encontram em abrigos. Um dos critérios que está sendo rigorosamente cumprido que essas casas sejam livres de enchentes, tenham serviços públicos, como Posto de saúde , escolas e transporte acessível.
Histórico da aquisição dos terrenos, elaboração dos projetos e construção dos apartamentos:
Dezembro de 2008 – Prefeito determina estudo para identificar áreas adequadas para receber as novas construções.
Janeiro de 2009 – São identificadas no município cerca de 30 áreas possíveis. Destas, são selecionadas 10 áreas mais apropriadas.
Fevereiro de 2009 – Prefeitura assina convênio para a liberação dos recursos necessários para a compra dos terrenos.
Março de 2009 – A Prefeitura negocia com os proprietários e compra os terrenos.
Abril de 2009 – Governo do Estado libera recursos da ordem de R$ 8,2 milhões – Dinheiro de doações – para a Prefeitura paga os terrenos.
Abril de 2009 – A Prefeitura inicia com a Caixa Econômica Federal reuniões para a construção de 10 condomínios residenciais nas áreas adquiridas.
Abril/Maio/Junho de 2009 – CEF faz a concorrência para contratar as construtoras que irão fazer as obras.
Junho de 2009 – As construtoras são escolhidas e iniciam os projetos para cada um dos terrenos.
Julho/Agosto/Setembro de 2009 – Construtoras fazem os projetos e apresentam à CEF.
Setembro/Outubro de 2009 – CEF analisa os projetos.
Outubro de 2009 - Após aprovação dos projetos pela CEF, construtoras iniciam as obras.
Primeiro trimestre de 2010 – Primeiras unidades são concluídas e entregue aos moradores, privilegiando a ordem de inscrição no Cadastro Único do Cidadão Atingido.
Como assistente social da ABLUDEF estamos sempre junto com o poder público, para ver se os associados que estão em abrigo são atendidos em suas necessidades imediatas.

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