25/06/2010

* 2010 – GRUPO DE FAMÍLIAS DE JUNHO

No dia 24 de junho, na sede da ABLUDEF aconteceu o encontro do Grupo de Família “laços & sonhos” que são familiares dos nossos associados e o primeiro encontro do “Núcleo de Familiares e Vítimas de Acidentes de Trânsito” , grupo de familiares de vítimas do trânsito que vieram a óbito em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau SETERB .
A reunião teve início às 14h na sede da ABLUDEF que fica localizada na rua Bertha Odebrech, 63, bairro Garcia. Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF recebeu  todos no salão de eventos da entidade. Anunciou aos presentes que o tema do encontro seria “A vida tem a cor que você pinta”.
Apresentou a equipe da ABLUDEF que com carinho e responsabilidade fizeram o encontro. Chamou cada um deles, a começar pelo professor de informática Jorge que ficou encarregado na parte de som, orientando a equipe na posição dos microfones. A assistente social Dalva que esteve ao seu lado em todos os momentos do encontro organizando, orientando e auxiliando a equipe. Marivete psicóloga da entidade que palestrou sobre a questão da perda de familiares, o luto e as orientações referente as situações inerentes do grupo de famílias.  Tanto Marivete quanto a assistente social Tânia (ausente por motivos de doença) são as que coordenam o grupo de família “Laços & Sonhos”. As senhoras Angela e Dyrce são as responsaveis pelo lanche que foi servido no final do encontro um gostoso (café com guloseimas). Os dois motoristas da entidade Delmar e José (Dé) que transportam os associados para as atividades na ABLUDEF. A auxiliar administrativo Miriam que ligou para as famílias convidando para o encontro. Colocou que a equipe da ABLUDEF é pequena em número mas a cada evento se tornam Gigantes pois conseguem realizar os eventos sempre memoráveis. Aproveitando o momento já agradeceu o presidente da SETERB senhor Rudolf que veio com sua equipe, a assessora de comunicação Eloísa, a senhora Lucimara que outrora já fazia atendimento no grupo “Núcleo de Familiares e Vítimas de Acidentes de Trânsito” e o guarda senhor Correia da escola de trânsito.
Após as apresentações, foi dado início ao encontro com a apresentação do CD da ABLUDEF, onde puderam ver um pouco do que é feito na entidade, para as pessoas que vieram pela primeira vez a entidade. Maria Helena Mabba falou a todos os presentes qual o objetivo da ABLUDEF em realizar o encontro : “ Objetivo é de resgatar as famílias cadastrada na entidade e com familiares que tiveram perdas em acidentes de trânsito”. Para podermos juntos trabalhar uma maneira de prevenção para que não haja aumento de acidentes no município de Blumenau, causando perdas e deixando jovens com deficiências. Buscar uma forma de educar os jovens no trânsito, divulgar o trabalho de prevenção, em escolas, empresas, associações de moradores, igrejas e observar os locais que não são acessíveis para as pessoas com deficiências e idosos. Em seguida solicitou ao professor Jorge que colocasse o vídeo com a música MAR AZUL cantada pelo TIM MAIA. A assistente social Dalva fez uma dinâmica para descontrair o público e mostrar que a ABLUDEF não quer trabalhar individualmente, pediu a todos que se unissem pois necessitamos um do outro. É importante a parceria com a comunidade e com o poder público. Todos como cidadão temos o dever de fazer algo para minimizar os efeitos trágicos do trânsito. Como disse o presidente da SETERB “os carros são máquinas perfeitas, o que os tornam errados , é o mal uso, que os usuário fazem deles.”
Ao iniciar a dinâmica, foi perguntado ao grupo: De que cor você pinta a sua vida?

A assistente social Dalva, solicitou que suas colegas de trabalho Marivete e Miriam  distribuíssem a cada um dos presentes um pacotinho contendo 5 balas da mesma cor , ou seja 5 azuis, 5 vermelhas, 5 amarelas e assim por diante. Somente um pacote por pessoas, e voltou a perguntar: De que cor você pinta sua vida atualmente....

AZUL como o mar e o céu...  AMARELO como o sol e o ouro...  VERDE como as plantas na natureza...  VERMELHO como o fogo e o rubi...  BRANCO como as nuvens... CINZA como um céu chuvoso...  PRETO como uma escuridão...  MARROM como a terra...  Transparente como a água...
QUE COR É A SUA VIDA?
A sua vida tem a cor que você pinta... Tem a cor que você quiser,só depende de você!Por isso, Pinte sua vida! Não importa a cor, Use quantas cores você desejar.


MORAL DA DINAMICA: Após passar os slides , foi passado um pote de vidro entre os presentes e a assistente social Dalva pediu que cada um abrissem o pacote das balinhas coloridas que tinham em suas mãos e colocasse todas elas juntas no pote. Quando foi devolvida a ela, foi revelada a moral da dinâmica. Que cada bolinha colorida representava um de nós que podemos estar vestidos de azul,de amarelo, de vermelho, de branco,de marrom, de preto, ou transparente. O importante é se sentir feliz e não pintá-la somente de uma cor, mais de várias cores. E que nós precisamos estar como o pote todo colorido (unidos) de várias cores simbolizando (credo, classe social, educação, profissionais, comunidade,  associados e principalmente familiares) trabalhando todos juntos. Após a conclusão da dinâmica, foi distribuído para todos os presentes um pote com várias balinhas coloridas e não somente de uma cor. Simbolizando todos os presentes que estão dispostos a mudar essa realidade tão trágica que é o grande aumento de óbito e de pessoas com seqüelas graves devido ao índice de acidentes de motos, carros e de transeuntes acidentados,apresentado diariamente no site do SETERB na cidade de Blumenau.


Maria Helena pediu que a senhora Ejanira relatasse sobre o acidente que sua filha sofreu quando ainda tinha apenas 10 anos e hoje com 19 anos é uma moça dependente dos seus cuidados. Seu relato emocionou a todos pois falou o quanto é difícil uma mãe ou um pai, que teve a filha perfeita e ao sair de casa para visitar sua avó, foi atingida por uma motorista inexperiente em cima da calçada de pedestre. Após 17 dias em coma e 5 meses internada, hoje necessita de tantos cuidados mas ainda dá graças a DEUS por tê-la a seu lado viva. A rede de TV RBS que cobriu o evento entrevistou-a pois com seu relato poderá conscientizar os ouvintes da emissora, também a TV RIC RECORD esteve cobrindo o encontro do GRUPO DE FAMÍLIA. Sabemos que a divulgação na mídia é importante e temos pessoas que estão na área de assessoria voluntária na entidade como a jornalista Louisiana assessora de imprensa (ABLUDEF) e Eloisa Assessora de comunicação (SETERB).
Maria Helena solicitou a todos que fossem os vigilantes do trânsito em seus bairros, não só referente ao trânsito, mas observarem a acessibilidade, como calçadas, ruas, escadas em prédios em vez de rampas. Pediu que fosse mostrado um slide com o tema : TUDO PASSA que recebeu de uma amiga via e-mail, cujo autor é Lincoln Ferreira.

Também deu seu depoimento por ser uma pessoa com deficiência e hoje comanda tanto a ABLUDEF, uma ONG com 1500 associados e administra um quiosque com total de mais ou menos 20 funcionários nas duas empresas. E representa como presidente da CODEPA outras 14 ongs do município, isso tudo como voluntária. Como profissional fez concurso público sem as "cotas atuais" para pessoas com deficiência e trabalha como digitadora num Ambulatório. Mostrou que por ser uma pessoa que desde a idade de  1 ano e 7 meses quando teve poliomielite ( praticamente nasceu com a deficiência) , sendo que é muito mais difícil uma pessoas que se torna deficiente quando adulto. Falou aos presentes que o grande número de motos no trânsito e nas mãos de jovens sem habilitação,  está provocando uma grande demanda na entidade, como pessoas se associado ou necessitado de cadeira de rodas, de banho, muletas canadenses ou axilares. Outro tanto de pessoas aumentam a estatística do SETERB na lista de óbito.
Maria Helena atendeu a mídia como sempre o faz, dando total atenção. Sempre teve uma grande parceria da imprensa na divulgação dos trabalhos realizados pela entidade.
O associado Otacilio Kruscinski  mais conhecido como “TATA”, um dos novos associados de 2010, relatou aos ouvintes que sua vida mudou totalmente nos últimos 3 meses, quando foi atropelado no trânsito ao pilotar sua moto. Foi atingido por um carro e nesta colisão foi amputado sua perna, após passar por todo o sofrimento, recebeu carinho e compreensão dos amigos e familiares, o que o ajudou a sair do estado de choque e poder continuar sua vida. Outrora trabalhava com as pessoas que necessitavam de orteses como representante de Associação de moradores, hoje continua o seu trabalho, mas se tornou um dos que lutam para ter acessibilidade, em locais que antes não percebia. Após falar para o público foi convidado a dar uma entrevista para a TV RIC RECORD, sobre o assunto de encontro.
As 16:30 encerrou-se o encontro, Maria Helena convidou a todos para estar presente no próximo encontro que será no dia 23 de julho, no mesmo horário . Todos gostaram do encontro e irão se agendar para estar presente ao encontro e trazer sugestões. Foi realizado sorteio entre o grupo de famílias e em seguida todos se confraternizarão tomando um gostoso café regado com muita conversa onde o assunto principal era a maneira de como poderiam estar se agilizando durante o mês para ajudar de alguma maneira a entidade. Três pessoas disseram que estarão entrando em contato para serem voluntária na oficina de fraldas, pois sabem que a demanda de fraldas não só na ABLUDEF, mas em todo o município é grande. A ABLUDEF tem atualmente uma demanda de 200 associados que necessitam de fraldas, pessoas idosas, adultos, adolescente em fase escolar que necessitam de fraldas, principalmente agora que o inverso chegou. Para os associados que estão nesta demanda as fraldas são totalmente gratuita. As assistentes sociais da entidade fazem avaliação, pois como dependemos de doações para a compra de materia prima para a fabricação das fraldas, nos torna impossivel repassar fraldas mensalmente, somente quando temos uma boa quantidade é distribuido a essas famílias,


Venham conhecer os trabalhos realizados na ABLUDEF...quem sabe você se torna uma voluntária consciente .

3 comentários:

Lucimara de Lima Seterb-Mobilidade disse...

Olá Meninas,Quero parabenizá-las pela dedicação que tiveram na data de ontem e também pelo sucesso obtido. Parabéns a toda a Equipe da ABLUDEF.Sempre que precisarem ou não podem contar comigo. Bom Jogo a Todos,

andreia disse...

Andreia Frezarim
Olá Dalva!!!
Bom dia!!!Amei a matéria (de que cor é a sua vida)Muito interesante.Pois a vida como foi dita na matéria pra alguns tem sido muito díficil.Mais de que cor pintamos nossa vida?Como foi dito depende de nós.Como humanos temos a tendencia de só enfatisar as dores e esquecemos das pequenas coisas boas que Deus nos deus e que nos alegram.Pois as pessoas acham que pra ser feliz precisam de algo grande.E esquecem que nas pequeninas tem também satisfação.Parabéns.bjins

Juliana disse...

Olá, Dalva
Tudo bem?
Sou pedagoga, procurando uma imagem para fazer u cartão de boas vindas
aos meus professores baseados na frase " a vida tem a cor que se
pinta", encontrei seu blog e me apaixonei
tanta coisa boa...
Muito interessante sua ideia da dinâmica " a vida tem a cor que se pinta"
Se possível fosse, poderia me enviar o slide da dinâmica?
Sou orientadora e gostaria muito de partilhar-lha com meus professores.
Desde já abradeço

Beeijos!
Juliana

Related Posts with Thumbnails