21/10/2010

* 2010 - GRUPO REABILITANDO PARA A VIDA – DIA 21 DE OUTUBRO

As atividades foram iniciadas às 14h e coordenadas pela psicóloga Marivete Gesser. Os objetivos do encontro foram os seguintes:
1) Promover a reabilitação psicossocial dos associados da ABLUDEF que participam do grupo;
2) Potencializar o desenvolvimento de uma cultura de solidariedade e de participação como estratégia de enfrentamento da deficiência e das dificuldades dela emergentes;
3) Vivenciar situações propiciadoras do auto-conhecimento.
Como estratégias de intervenção para fomentar o debate foram utilizadas duas técnicas de grupo e um vídeo sobre preconceito. A primeira técnica utilizada foi a nomeada “Construindo um objeto tridimensional”. Essa visa possibilitar uma reflexão acerca do processo de constituição e mudança do sujeito; desenvolver a percepção de que outras pessoas estão constantemente mediando esse processo; identificar possibilidades de mudança de aspectos da vida que não estão satisfatórios e; desenvolver a noção de comunidade no grupo. Primeiramente foi distribuída uma folha de papel para cada participante do grupo. Em seguida, solicitou-se que eles construíssem um objeto tridimensional (que preferencialmente fique em pé). Neste momento, sugeriu-se que esse objeto expressasse aspectos do sujeito (seus pensamentos e sentimentos). Após a construção dos objetos, os participantes foram convidados a falar sobre as relações que o objeto construído tem com suas vidas. Os participantes construíram diversos objetos: barcos, quadra de esporte, sujeito amputado, bolsas chapéus, entre outros. Ao apresentarem seus objetos e as relações que estes tinham com suas vidas, discutiu-se sobre depressão, estar sem rumo, deixar a vida levar, Oktoberfest, preconceitos, necessidade de superação, entre outras questões. Essa técnica possibilitou que o grupo discutisse sobre como muitas vezes nós construímos nossa vida de forma a deixar que ela simplesmente nos leve, bem como também suscitou um debate sobre preconceitos e demais processos de exclusão vivenciados cotidianamente e a forma como estes afetam a vida deles. A partir das discussões decorrentes desta técnica, a psicóloga mostrou um vídeo sobre preconceito mostrando que o preconceito que algumas pessoas têm com as com deficiência elas predominantemente também tem com outros grupos minoritários (Crockic, 2009). Em seguida, foi utilizada a técnica “desenho como expressão da subjetividade”. Essa tem como objetivos: Propiciar o autoconhecimento; promover processos de identificação e coesão grupal. Nesta, a coordenadora do grupo solicitou que os participantes fizessem um desenho para expressar o que estão sentido naquele momento. Em seguida, solicitou que os participantes escrevam uma palavra ou frase que representa esse desenho no verso da folha. Após essa etapa, a partir das questões trazidas pelo grupo, problematizou sobre o quanto que somos semelhantes e vivenciamos problemáticas parecidas.
Em seguida, foi passada a música “Epitáfio” dos Titãs em PowerPoint, sorteados os brindes, foi também entregue uma mensagem e, por fim, a ABLUDEF ofereceu um café a todos os participantes.

TEXTO: Marivete Gesser - psicóloga da ABLUDEF

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails