02/12/2010

* 2010 - ENCERRAMENTO DO GRUPO DE FAMÍLIAS

No dia 25 de novembro na ABLUDEF aconteceu o encerramento do GRUPO DE FAMÍLIAS.
As atividades do grupo iniciaram-se às 14 horas e estiveram presentes 24 pessoas. Os objetivos do encontro foram os seguintes:
1) Realizar uma técnica de grupo voltada ao fechamento do ano e ao resgate de memórias de coisas boas vivenciadas pelos participantes do grupo;
2) Socializar uma mensagem de fechamento das atividades do ano; e
3) Distribuir as fraldas produzidas na Oficina Asas para a Integração”.
Como metodologia utilizou-se primeiramente uma técnica de grupo que foi denominada “Princípios para uma vida feliz” . Nesta atividade, as coordenadoras do grupo tinham uma lista com 21 atividades que poderiam ser realizadas pelos participantes e um saquinho com números de 1 a 21. Assim que um número era sorteado, a psicóloga Marivete lia a atividade descrita e solicitava que os participantes realizassem-na do jeito que eles conseguissem.
Princípios para uma vida feliz: MANUAL PARA O COORDENADOR.

1) QUEM FICA PARADO É POSTE: Por isso mexa-se. Praticar atividade física ajuda a melhorar corpo, dá mais disposição e nos deixa mais felizes. Escolha uma pessoa e peça para ela ensinar um movimento diferente que TODOS deverão realizar.
2) MANTENHA A SEXUALIDADE:  A sexualidade é energia e não significa apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto são muito importantes. Por isso dê um abraço apertado nas pessoas do grupo.
3) QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA:  Então cante uma música que o faça alegre ou que o lembre de alguma situação feliz.
4) DANÇAR FAZ BEM!  A dança colabora para manter os movimentos do nosso corpo, além de nos aproximar das pessoas e significar alegria! Que tal convidar alguém para dançar uma falsa?
5) RESPIRAÇÃO:  A respiração é fundamental para manter nossa vida! Convide a todos para respirar “fundo” puxando devagar o ar pelo nariz e levando-o para dentro dos pulmões e soltando devagar pela boca como se estivesse soprando.
6) COMUNICAÇÃO :  É através da comunicação que transmitimos às pessoas nossas idéias e sentimentos através da fala, do olhar, gestos, desenhos e figuras, escrita etc. Faça uma mímica para expressar algo que você está sentindo ou pensando neste momento para o grupo adivinhar.
7) EXERCITE SEU CÉREBRO:  O cérebro assim como o corpo precisa se exercitar, portanto soletre a palavra F E L I C I D A D E. Agora tente fazer isso de traz para frente.
8) CUIDADO FRÁGIL :  Locais claros e bem iluminados podem facilitar a visualização de obstáculos e a noite ilumine bem sua casa e deixe uma luz guia acessa no caso de levantar durante a noite para auxiliar sua visão ao ir ao banheiro ou cozinha. Sugira outra ação importante para garantir segurança em casa.
9) VOCÊ TEM UMA TAREFA :  Observe um objeto ou uma pessoa, feche os olhos e descreva suas principais características. esse é um tipo de exercício para a memória.
10) NÃO DEIXE A SOLIDÃO BATER NA SUA PORTA :  O que você tem feito para não sentir-se sozinho ou na solidão? Responda a você e aos seus colegas em voz alta.
11) OCUPE O SEU TEMPO : Fale três possibilidades de atividades prazerosas para fazer com os amigos e colegas.
12) ALIMENTAÇÃO :  Uma alimentação saudável traz ao organismo todos os nutrientes de que ele necessita para o seu bom funcionamento e para a conservação de um peso estável, esses fatores são importantes na prevenção de várias doenças. Quais são os seus alimentos preferidos?
13) VISITAS REGULARES AO MÉDICO :  Elas são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida. = E você? Tem cuidado de sua saúde? Como?
14) RIR É UM ÓTIMO REMÉDIO : Indique um colega do jogo para contar uma piada!
15 INFÂNCIA :  Uma das melhores épocas da vida é de quando somos crianças. Relembre uma situação engraçada dessa época (pode ser uma arte que você fez!!!!) e conte à todos.
16 AUTO ESTIMA:  É importante que nos amemos sempre! Cuidar de si mesmo gera saúde e bem estar, mas um elogio também pode fazer um verdadeiro milagre! Olhe para a pessoa que está à sua esquerda e lhe dê um elogio.
17) AMIGOS:  As amizades são muito importantes em todas as fases de nossa vida! Os amigos nos ouvem, conversam conosco, nos fazem rir e com eles podemos “brincar”. Convide a todos os jogadores para brincar de roda!
18) CARINHO:  Normalmente nos lembramos das coisas que fazemos às pessoas e nos esquecemos do bem que as pessoas nos fazem". Convide seus colegas para que todos troquem um gostoso abraço!
19) BELEZA GRATUITA:  Nós humanos, nascemos com o direito a tudo que nos é dado gratuitamente, da luz do sol ao ar que respiramos. Olhe ao seu redor e dê 3 exemplos de coisas maravilhosas que nos são dadas e as vezes, nem percebemos.
20) O DIÁLOGO: A conversa é a base das nossas relações, e o diálogo que estabelecemos com o mundo e com as pessoas é imprescindível à nossa qualidade de vida. conte um fato marcante de sua vida. (Ou, sobre qual assunto você mais gosta de conversar com amigos e familiares?)
21) EU: O maior desafio da vida é aprender a amar a si mesmo, do jeito que realmente somos, para aí então, podermos amar aos outros. Fale três coisas que você considera positivas em você mesmo.
A atividade proporcionou um momento de muita descontração, lazer e socialização para todos os participantes. Portanto, pode-se afirmar que contribuiu de forma significativa para a promoção de saúde de todos. Em seguida, foi lida uma mensagem pelo funcionário da entidade “Percy”. Também  houve a participação da presidente da ABLUDEF , Maria Helena Mabba, que resgatou algumas coisas importantes que foram abordadas no grupo ao longo do ano no Grupo de Famílias e também desejou a todos os participantes um feliz natal. Após isso, ocorreu a distribuição das fraldas e os participantes foram convidados a tomarem um delicioso café.
TEXTO: Marivete Gesser - psicologa da ABLUDEF

Um comentário:

Ana disse...

Olá Dalva, meu nome é Ana Flavia, sou Assistente Social, me formei no ano passado e trabalho no CRAS no municipio de Aparecida/SP; gostei de seu trabalho, fiquei muito feliz em achar seu blog, pois tenho que elaborar uma reunião do Projeto Cesta-Básica, e seu trabalho me ajudou a criar o meu!.OBRIGADA!..
meu e-mail: anaflavia_assistentesocial@yahoo.com
Irei visitar mais vezes!.
Boas Festas..

Related Posts with Thumbnails