05/12/2010

* 2010 – NATAL LUZ DE CURITIBA

No dia 22 de novembro fomos rumo a Curitiba para assistir o espetáculo de natal “NATAL LUZ DE CURITIBA”. O roteiro de viagem estava recheado de belezas naturais e pontos turísticos que tem sua história relatada pelo guia da excussão. Saímos de Blumenau as 06:00 da manhã com um grupo de amigos e guiados pelos representantes da DARIUS Turismo, Theodor e Wieland, e o motorista Roberto da nossa “NAVE”, que nos levou a mais uma viagem de turismo , cultural, gastronomia e de lazer. Chegamos a Curitiba ás 10:40,fomos logo conhecer ao Zoológico de Curitiba e o Parque Regional do Iguaçu.

O parque foi criado em 1976, possui uma área de aproximadamente 8.300.000 m² e localiza-se na região sul-sudoeste de Curitiba. É o maior parque urbano do Brasil e está dividido em 7 setores: esportivo; náutico, bosques naturais; o de pomares públicos; o do santuário ecológico e o do zoológico. O Zoológico de Curitiba, com uma área de mata nativa de 530.000m², foi transferido para lá e inaugurado em 29 de março de 1982, e abriga aproximadamente 80 espécies de animais, constituindo-se em local de pesquisa e um dos maiores centros de reprodução de animais em cativeiro. Após o almoço na churrascaria COLÔNIA, fomos visitar o PARQUE PASSAÙNA e o BOSQUE ALEMÃO.
O Parque Municipal do Passaúna é um dos mais belos parques de Curitiba, foi inaugurado em 1991, com 6,5 milhões m² de área. Cerca de metade dessa área é tomada pelo lago da represa da Estação de Abastecimento de Água do Passaúna, que abastece parte da cidade de Curitiba. A construção da represa inundou as instalações de antigas olarias, cujas chaminés ainda podem ser vistas no Parque. Conforme foto acima, vimos as belas chaminés que ainda enfeitam o local. O nome do PARQUE DO PASSAÚNA , originalmente apahuna, é de origem indígena foi sendo modificado até chegar a passaúna, que pode ser traduzido por "homem negro". Foi inaugurado em 1991, o parque nasceu para preservar a qualidade da água da represa do Rio Passaúna, considerada como interesse de proteção ambiental desde 1980 e responsável por parte do abastecimento de água para a população curitibana. A principal atração é o mirante de 12 metros de altura que está localizado no alto de um morro à beira da represa, à 60 metros do nível do lago, propicia uma visão privilegiada das águas mansas, da exuberância da mata e do vizinho Município de Campo Largo. Ao longe, avistam-se as chaminés das antigas olarias: Alberto Klemtz, Isfer, Baggio e Santa Rosa, que encerram em suas sólidas construções parte da história de Curitiba. Fomos fazer um city-tour panorâmico e conhecemos o Museu que o arquiteto centenário Oscar Niemeyer projetou n a década de 60 e foi anexado sua obra mais recente o “OLHO”, inspirado nas araicárias paranaenses.
BOSQUE ALEMÃO: Fomos conhecer o “oratório do Bosque Alemão” e sua história. O guia da excussão relatou a história do bosque. “Conta que é uma antiga chacará da família Schaffer com 38 mil m² de área, e foi 1996 , é formado por mata nativa densa. Foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833. O Oratório Bach, uma sala para concertos musicais. É uma das principais atrações do Bosque e é instalada na réplica de uma antiga igreja Presbiteriana. A sala foi inaugurada em 13 de abril de 1996." Ao atravessar a ponte fomos conhecer a Torre dos Filósofos, com um mirante de onde se vislumbra boa parte da área preservada. Passamos pela trilha João e Maria, onde as crianças e os adultos tem a oportunidade de vivenciar um dos mais belos contos infantis. Parando na Casa Encantada, onde está uma biblioteca infantil, com a Hora do Conto para crianças, com bruxas e fadas. Trazendo momentos mágico no meio da floresta encantada, encenando as histórias com fadas, bruxas, duentes. Outra atração foi o PORTAL com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século XX, originalmente localizada no centro da cidade. O gradil na abertura superior central do portal é original da antiga construção. A cada instante se vê a preocupação de conservar as arquiteturas e a da canto uma magnifica história de seus antepassados.As 20:30min fomos assistir o belo espetáculo que á 20 anos a HSBC proporciona aos paranaenses e turistas.
O tema do espetáculo NATAL LUZ de Curitiba em 2010 é “Unidos por um Feliz Natal” . Ao completar 20 anos de apresentação o HSBC proporcionou aos turistas uma apresentação regada a beleza e em agradeceimentos aos que colaboraram para que se tornasse o maior espertáculo de NATAL em Curitiba, sendo um dos cartões postais da cidade. No total são 250 pessoas colaboradoras do espetaculo conhecida como os “ANJOS”. Cuja função destes 250 voluntários é dar atenção integral as crianças que participam do espetáculos. O coral infantil é composto de 160 crianças vindas de 11 casas lares de Curitiba que são atendidas pelo Programa HSBC educação. Durante o ano são feitas 120 apresentações para treinarem as músicas de natal. Todo ano são convidados artistas para apresentar o espetáculo, no ano de 2010 a convidada é a atriz Isabela Garcia. Após o espetaculo fomos jantar no charmoso bairro de Santa Felicidade no restaurante MADALOSSO. Com um belo ambiente e um jantar maravilhoso. Após essa maratona de cultura e lazer fomos descansar no hotel Slaviero Braz Hotel no centro de Curitiba.
Domingo dia 28 de novembro após o check-out no hotel, fomos visitar o jardim botânico, e conhecer o Palácio de cristal, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Passeamos pelos belos jardins, as fontes de água. O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 5 de outubro de 1991, com uma área de 245 mil m². A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no séc. 19. O Jardim Botânico de Curitiba tem como nome oficial Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, homenagem a urbanista pioneira no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense.

As 10 horas tivemos tempo para visitar à FEIRINHA DO LARGO DA ODEM, para fazermos as compras de natal. É imaginavel pensar o que é uma feira livre, so conhecia em Porto Alegre em minha infância. Onde tem de tudo que se possa imaginar desde bijuterias, comidas típicas, pinturas, esculturas, antiguidades, brinquedos, vestuário, livros e discos usados, moedas e selos antigos, postais de nossa cidade também foi encontrado e os mais variados tipos de artesanato como bordados maravilhosos, rendas, flores de E.V.A. e outros,a Feirinha é um mercado aberto que funciona todos os domingos, das 9h às 14h, atrai turistas e moradores, ao seu redor tem casas e igrejas centenárias. A FEIRINHA DO LARGO DA ORDEM era chamada por alguns de "Feira Hippie" ou "Mercado das Pulgas", alguns anos atrás.
As 13:00hs fomos almoçar no restaurante CASARÃO no Município de Morretes, cidade histórica encravada aos pés da Serra do Mar, para conhecer e saborear o prato principal conhecido como BARREADO. O guia da excussão nos falou sobre o histórico BARREADO e fez questão que todos conhecessem o prato típico do litoral do Paraná. Disse que o Barreado era o único alimento para o povo agüentar o trabalho mutirão (ou pixerão) e as mulheres podiam participar do Fandango (dança Típica) que se batia após o trabalho.O Barreado era feito com carne dura que cozinhava em panela de barro vedada. Cozinhando 24 horas até ficar pronto, era um verdadeiro ritual. Ingredientes do Barreado: carne, toucinho, bacon, cebola, alho, louro, cominho, sal e pimenta a gosto. Comemos o tal Barreado e peixe com camarões e saladas. Como sobremesa comemos banana flamada com sorvete. Atualmente o Barreado é feito em fogões modernos, e leva de 12 a 16 horas.
Visitamos o centro histórico de Morretes e compramos lembrancinhas locais. As 14 horas estávamos na estação ferroviária de Morretes, para irmos a Curitiba e de lá voltarmos com o ônibus da DARIUS turismo a Blumenau.

Foram 21 vagões a viajar pelas verdes montanhas da Serra do Mar. Ao longo da ferrovia teve momentos maravilhosos, onde as antigas instalações ferroviárias nos remetem ao pioneirismo dos desbravadores deste monumento. As belas cachoeiras, pontes quase invisíveis no meio da mata. A estrada de ferro Curitiba - Morretes - Paranaguá, é considerada por engenheiros do mundo inteiro como uma obra-prima, seja pela Estrada da Graciosa, construída durante o império e urbanizada por Airton Cornelsen na década de 1950, levando necessariamente o turista a Morretes. Paramos no meio da mata para que adeptos ao montanhismo, a canoagem, campistas estavam a espera do trem para voltara a cidade, após escalarem o Pico do Morumbi, ou mesmo as corredeiras do Rio Nhundiaquara.
Transporte urbano de Curitiba referencia nacional

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails