19/12/2010

* 2010 - VIAGEM A SANTA-PAULINA NOVA TRENTO – OFICINA ARCO-IRIS.

No dia 9 de dezembro aconteceu o tão esperado passeio do Grupo de artesanato Arco Íris da ABLUDEF, para a cidade de Nova Trento, para visitar o Santuário da Madre Paulina.

 
A parceria entre a ABLUDEF e a pró-família resultou neste 1º passeio com o grupo de artesanato , pois o grupo da Melhor Idade sempre são contemplados com passeios. A expectativa do passeio rolou semanas. As mais váriadas perguntas surgiram, tanto por email, quanto por telefone. Cada dia de trabalho chegava a minha mesa perguntas assim....Se chover nos iremos?...SIM. Tem onibus adaptados?...NÃO, mas iremos do mesmo jeito.  Sempre coloquei que se não mostrarmos as dificuldades, ninguém irá mudar as coisas que não estão certa.
Marcamos para sair da entidade ás 7:45hs, mas deste ás 4:30 da madrugada os motoristas já estavavam trazendo as pessoas que não tem transporte para chegar até a entidade. Partimos no horário previsto. Primeira dificuldade colocar as pessoas em cadeira de rodas para dentro do onibus. Já haviamos optados por um onibus mais simples possivel, pois os que tem emblema de acessibilidade não passa pessoas na cadeira e rodas. Na primeira parada para comprar e visitar a vinincula GIROLA, sentimos na pele as dificuldades. Todos que tinha condições puderam descer , degustar e comprar os vinhos, as cadeirantes não tinham como ir comprar. Foi pedido que as vendedoras levasse até os onibus para elas terem a oportunidade de comprar e degustar os vinhos. Quem disse que pessoas com deficiências não podem fazer compras em suas rotas de lazer.

Na segunda parada ao chegarmos em Nova Trento deparamos com a necessidade de tomarem café, e visitar o "banheiro adaptado", não existe. Somente no santuário na parte nova. Mas os voluntários "anjos acompanhantes " a todo instante ajudavam as cadeirantes a transpor os obstáculos.

Após o café com rodadas de pastéis, fomos visitar o santuário e depois almoçar no "PESGUE E PAGUE" . Mesmo sem banheiro adaptados demos um jeito, na saida o dono do estabelecimento já nos prometeu qe irá ver se consegui montar um banheiro adaptado para não ocnstranger as pessoas que vem descansar em seu pesque e pague.

Após um farto almoço o pessoal logo foram dançar, jogar cartas, pouquer e outros, alguns foram  pescar no lago do sítio, algumas se aventuraram a pescar, pegando 3 a 4 peixes.
O passeio estava programado pela pró-família e assim sendo estavam conosco mais 2 onibus com senhoras dos grupos de mães de Blumenau.

O grupo da ABLUDEF mostrou a todos que indiferente de serem pessoas com limitações,continuavam pessoas com bom humor, e isso contagiou os outros grupos. Sendo que algumas foram sociabilizar com os associados da ABLUDEF. A própria coordenação da pró-família agradeceu a todos pela alegria e respeito e que todos puderam se divertir e assim encerrar as atividades de 2010 com alegria.

Nossa avaliação enquanto profissionais de uma ong de pessoas com deficiência físicas é a necessidade de projetos que sejam realizado com urgência, para que o transporte adaptado seja uma realizade nos meios turisticos. As empresas de transporte que estavam junto ao encontro perceberam as dificuldades com as pessoas cadeirantes e cada um deu palpites que deveriam ser levados a sério, pois quem utiliza e lida diariamente percebe as necessidades de cada passageiro. Não podemos ficar só nas promessas politicas, pois a cada dia temos mais pessoas com limitações e com desejos de continuar suas vidas sem serem dependentes.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails