29/08/2011

* 2011 - GRUPO DE FAMILIA DE AGOSTO

No dia 19 de agosto aconteceu o encontro mensal do GRUPO DE FAMILIA DA ABLUDEF onde a atividade principla foi a discussão sobre a "DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO CUIDADOR".

1. Tenho direito a cuidar de mim.
2. Tenho o direito de receber ajuda e participação dos familiares, nos cuidados do idoso dependente.
3. Tenho o direito de procurar ajuda.
4. Tenho o direito de ficar aborrecido, deprimido e triste.
5. Tenho o direito de não deixar que meus familiares tendem manupular-mecom sentimentos de culpa.
6. Tenho o direito a receber consideração, afeição, perdão e aceitação de meus familiares e da comunidade.
7. Tenho o direito de orgulhar-me do que faço.
8. Tenho o direito de proteger a minha individualidade, meus interesses pessoais e minhas próprias necessidades.
9. Tenho o direito de receber treinamento paa cuidar melhor da pessoa com deficiência com dependência.
10. Tenho o direito de ser feliz!

O psicologo Marcelo, conversou com as famílias dos associados e discutiram juntos sobre cada item da "DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO CUIDADOR", principalmente o  item 10 onde o  CUIDADOR tem o  DIREITO de SER FELIZ, para assim poder atender as necessidades da pessoa que está sendo cuidado por ele. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails