23/11/2011

* 2011 - GRUPO INTEGRAÇÃO - QUESTIONÁRIO

No dia 07 de novembro foi realizado o encontro mensal do Grupo de Integração. A voluntária Marisa iniciou o encontro agradecendo a todos por terem vindo participar e falou dos encontros anteriores, fazendo uma rápida reflexão sobre os temas que foram falados durante o ano. Disse a todos o quanto foi importante essa troca de experiência e que em 2012, estarão reencontrando e dando continuidade nos trabalhos em grupo. As assistentes sociais Dalva e Tânia pediu que todos participassem do questionário de avaliação que todo término de ano é realizado nos diversos grupos que a entidade mantém. Foram realizadas várias perguntas para que os grupos refletissem e dessem opiniões para que no próximo ano, possamos estar aprimorando e organizando melhor os grupos. Dentre elas destaco algumas que mostram o quanto amadureceu os grupos no decorrer do ano.
* O QUE MUDOU EM SUA VIDA NO ANO DE 2011 PARTICIPANDO DA ABLUDEF? Foram colocadas as seguintes respostas: Conseguiu atingir autonomia nas suas decisões. Melhorou a auto-estima. Teve autonomia, sai mais de casa. Aumentou o ciclo de amizades. Melhorou a vida em tudo.... Mais contato com as pessoas. Fez novas amizades; paqueras, fortaleceu a autonomia para sair de casa. Sente-se mais útil para ajudar outras pessoas; Melhorou a comunicação, aceitação da deficiência, fortaleceu sua autonomia nas decisões e valorização da vida.Ampliou o ciclo de amizades fora da comunidade. Percebeu que ao fortalecer sua auto estima, cortou o cabelo, ficou mais motivada a sair de casa e assim teve contatos com muitas pessoas,ficando mais contente.Teve acesso ao programa Minha Casa minha vida com orientação da Entidade .
* COM SUA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DA ABLUDEF. O QUE MELHOROU EM SUA VIDA COMUNITÁRIA?Mostrou que os participantes do grupo de integração tiveram maior acesso aos serviços de : Saúde, informação Habitacão, acesso ao Departamento de Trânsito, ao transporte BLUFÁCIL e na Secretaria de Esporte e outros.
* DE SUGESTÃO SOBRE TEMAS PARA PALESTRAS PARA O ANO DE 2012: Sexualidade / Relacionamentos,Alimentação saudável; Direitos e Deveres das pessoas com deficiência; Conflitos familiares em relação a autonomia da pessoa com deficiência; Valores éticos de convivência – relacionamento interpessoal – sem preconceito; Romper com preconceito e discriminação; Saúde da Mulher e do homem .
* VOCÊ TEM ALGUM SONHO QUE GOSTARIA DE TER REALIZADO EM 2011 NA ABLUDEF? Muitos disseram que o sonho seria a ampliação da Sede da ABLUDEF para que pudessem ter acesso a fisioterapia, sala de jogos, auditórios para as atividades ; Hidroterapia, retorno a Informática e para o individual seria o Sonho de aquisição do carro adaptado e do ateliê em casa para produzir artesanato.
* E ao perguntarmos qual o resultado para você em relação ao seu sonho, se foi ou não realizado. Nesta questão deram as seguintes respostas: Puderam ir ao shopping com o Grupo de Mulheres, para comer pizza e visitar as lojas; Conseguiram a  aposentadoria definitiva; Tiveram acesso a moradia própria; Aperfeiçoamento em arte terapia.
Ao fazermos a pergunta em relação a lei de prioridade da pessoa com deficiência ( Lei Municipal 4.493/95 - Estabelece prioridade de atendimento às pessoas idosas, às pessoas com deficiência física e às gestantes, no município de Blumenau, em todas as repartições públicas, municipais, estaduais e federais e nos estabelecimentos bancários e comerciais.) se em algum momento no ano de 2011 tiveram seus direitos acessados e como foi: O relato de um dos associados "Após ter amputados ambas as pernas  disse que sempre foi freguês do mercado do seu bairro, ao perceber que na condição atual de cadeirante , não poderia acessar o mercado como sempre o fêz, pediu para o dono do estabelecimento a gentileza de colocar uma rampa para facilitar sua entrada no mercado. Após o pedido percebeu que na sua nova estada ao estabelecimento já tinham sido providenciado a rampa. Sendo possível continuar a fazer suas compras sem depender de terceiros para adentrar ao estabelecimento". Outro associado colocou ao grupo que "falando com o gerente de um shopping , sobre estacionamento mais perto da porta para cadeirante, também foi atendido". No contexto total das respostas mostrou que o objetivo principal da entidade em relação ao associado está sendo realizado, fazendo com que os mesmo tenham noção da seu direito de IR e VIR sendo respeitado. E o mais importante é o entendimento de luta coletiva e nunca individual. A troca de experiência entre os membros faz com que ao socializarem seus conhecimentos, possam estar enriquecendo seus aprendizados para um  maior grupo de associados.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails