23/11/2011

* 2011 - REUNIÃO DO CONCIBLU EM NOVEMBRO

No dia 8 de novembro realizou-se a reunião extraordinária da CONCIBLU, e teve como pauta única a “ APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS E AÇÕES DO CEOPS”.
O que vem a ser o CEOPS: é o Centro de Operação do Sistema de Alerta  e está vinculado à universidade FURB .
HISTÓRIA DO CEOPS
A partir da enchente de 1983 a FURB criou o "Projeto Crise", com o intuito de resgatar as informações hidrológicas e elaborar estudos sobre as cheias na Bacia do Rio Itajaí-Açu. No ano de 1984 o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE instalou uma rede telemétrica com cinco estações de coleta automática de chuva e níveis nos municípios de Blumenau, Apiúna, Ituporanga, Taió e Ibirama. Junto ao Projeto Crise foi instalado o CEOPS - Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú, mediante convênio firmado em agosto de 1984, entre FURB/DNAEE, para realizar a operação conjunta do sistema de alerta. Em 1995 o Conselho Universitário da FURB criou o IPA - Instituto de Pesquisas Ambientais, a partir do Projeto Crise, e manteve o CEOPS operante como um Centro Integrado ao próprio IPA. Sua instalação oficial se deu em 1996. O Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu - CEOPS, desenvolve atividades como: Previsão do Tempo, Monitoramento dos níveis do rio e previsão hidrológica, Elaboração de laudos técnicos. Para maiores informações acesse o site: www.ceops.furb.br/
Para os conselheiros do CONCIBLU foram importantíssimo as explicações do representante do CEOPS, é necessário a comunidade e as autoridades estarem trabalhando unidos na prevenção e principalmente na recuperação da cidade após as inundações que a cada ano assolam a bela cidade de Blumenau e regiões.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails