23/06/2012

* 2012 - REUNIÃO DA CODEPA EM JUNHO

A secretária da CODEPA, convocou as entidades para participarem da reunião ordinária mensal que ocorreu no dia  19 de junho  de 2012 (terça-feira) as 16:00hs, na sede da ABLUDEF, com a seguinte pauta:
  •  Assuntos Gerais 
Na ocasião estiveram presente as representantes das ong como ACEVALI; ABLUCAN; ADETRANS; CASA DE APOIO, AFISVALE, ABLUDEF, ABAM.
Maria Helena Mabba presidente da CODEPA iniciou a reunião colocando em pauta a discussão da adesão da APAE nos corredores exclusivos para transporte coletivo.
A partir da quinta feira dia 21 de junho fica liberado o uso dos corredores exclusivos para ônibus coletivos, para os ônibus da APAE. A adesão dos 4 ônibus da APAE com destino ao bairro Garcia, Itoupavas, Velha e Fortaleza que fazem o roteiro diariamente fazendo 4 viagens durante ao dia para busca-los em casa e depois leva-los. Em entrevista no dia 5 de junho , Maria Helena colocou a todos a sua posição sobre a questão, pedindo aos conselheiros da CODEPA sugestões de como agir perante essa questão. 
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Portadores de Deficiência e Patologias do Vale do Itajaí (CODEPA) e da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (ABLUDEF), Maria Helena Mabba, é contra a lei aprovada e promulgada pela Câmara de Vereadores que autoriza os ônibus da APAE  a circular nos corredores que antes eram exclusivos para o transporte coletivo da cidade. Para ela, a lei é inconstitucional, mesmo argumento usado pelo Consórcio Siga para justificar o anúncio de que vai à Justiça para tentar derrubar a lei. Maria Helena também questiona o fato de a Apae não ter levado o tema para as reuniões da CODEPA. Segundo ela, várias outras conquistas, como as linhas de ônibus especiais para pessoas com necessidades especiais, tiveram origem no grupo. — Por que beneficiar só uma entidade? — questiona. Mesmo assim, a presidente da CODEPA diz que não vai se mobilizar para tentar obter o mesmo benefício para outras entidades:  — Se a lei é inconstitucional, não temos direito. (trecho da entrevista da Maria Helena Mabba do dia  7 de junho).
Outras questões de discussões foram:
* transportes;
* Fórum da pessoa com deficiência
* Acesso ao PASSE INTERESTADUAL.
* Inscrições para conselheiros da COPLAN

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails