26/11/2015

* 2015 - QUAL A ORIGEM DO NATAL

QUAL O SIGNIFICADO DO NATAL?
Natal quer dizer um espírito de amor, um tempo quando o amor de Deus e o amor dos seres humanos deveriam prevalecer acima de todo o ódio e amargura, um tempo em que nossos pensamentos, ações, e o espírito de nossas vidas manifestam a presença de Deus. É uma data para lembrarmos e refletirmos sobre quem foi a pessoa mais importante para a maioria de nós, 25 de dezembro marca o nascimento do menino Jesus. Viver o Natal é lembrar dos amigos, que muita das vezes, pela correria do dia a dia, acabam sendo deixados de lado. É sempre bom mandar um cartão, uma mensagem, por mais simples que ela seja. É também abrir os olhos para aqueles que vivem em condição de miséria, não somente financeira, mas emocional. Uma conversa, um papo amigo, um sorriso, uma ajuda em cestas de alimentos e roupas pode proporcionar um Natal mais feliz para essas pessoas e às vezes até transformar suas vidas. O Natal significa repensar sobre suas atitudes, o que fez de bom, de ruim, e agradecer por tudo o que você tem. Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano , o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro , originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela  Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. 
ETIMOLOGIA 
A palavra natal do português já foi nātālis no latim, derivada do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. De nātālis do latim, evoluíram também natale do italiano, noël do francês, nadal do catalão, natal do castelhano, sendo que a palavra natal do castelhano foi progressivamente substituída por navidad, como nome do dia religioso. Já a palavra Christmas, do inglês, evoluiu de Christes maesse ('Christ's mass') que quer dizer missa de Cristo. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o século IVpela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus Cristo e assim é o seu significado nas línguas neolatinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma no ano 336 d.C, no entanto parece que os primeiros registos da celebração do Natal têm origem anterior, na Turquia, a 25 de Dezembro, já em meados do sec II . Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro. A comemoração em 25 de dezembro foi importada para o oriente mais tarde: em Antioquia por João Crisóstomo , no final do século IV, provavelmente, em 388, e em Alexandria somente no século seguinte.  Mesmo no ocidente, a celebração da natividade de Jesus em 6 de janeiro parece ter continuado até depois de 380. No ano 350 , o Papa Júlio I levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de dezembro. A primeira evidência da festa procede do Egito . A primeira vez que existe referência direta à observância do Natal, entre os cristãos, acontece no pontificado do papa Libério (352-366). O nascimento de Jesus se deu por volta de dois anos antes da morte do Rei Herodes, denominado "o Grande" , ou seja, considerando que este morreu em 4 AEC . Então Jesus só pode ter nascido em  6 AEC. Segundo a Bíblia, antes de morrer, Herodes mandou matar os meninos de Belém até aos 2 anos, de acordo com o tempo que apareceu a "estrela" aos magos. Era seu desejo se livrar de um possível novo "rei dos judeus"). Ainda, segundo a Bíblia, antes do nascimento de Jesus, o imperador Octávio César Augusto  decretou que todos os habitantes do Império fossem se recensear, cada um à sua cidade natal. Isso obrigou José a viajar de Nazaré (na Galileia) até Belém (na Judeia), a fim de registar-se com Maria, sua esposa. Deste modo, fica claro que não seria um recenseamento para fins tributários.
Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império. A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.
ONDE JESUS NASCEU?
Belém, é a cidade  onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, na cripta da capela dos franciscanos. O berço de Jesus, que é conservado na igreja e montado apenas na noite de 24 para 25 de dezembro.
Assistam esse video de NATAL da Bauducco, muito lindo.

FONTE:

Um comentário:

Vângela Queiroz disse...

Olá Dalva! O Natal é mágico, transforma o coração da gente, é o símbolo do amor, da esperança, as pessoas tendem a ser mais humanas nessa data. Belas palavras a sua. Abraço

Related Posts with Thumbnails