07/03/2016

* 2016 - LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DA MULHER

LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DA MULHER
HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL
Autor: Del Priore, Mary
Editora: Contexto
Sinopse: Este livro conta a trajetória das mulheres, desde o Brasil colonial a nossos dias, voltando-se a todos os tipos de leitores e leitoras: adultos e jovens, especialistas e curiosos, estudantes e professores, arrastando-os numa viagem através dos tempos.. Obra organizada por Mary Del Priore - da qual participam historiadores além da escritora Lygia Fagundes Telles - mostra como nasciam, viviam e morriam as brasileiras no passado e o mundo material e simbólico que as cercavam. Percebendo a história das mulheres como algo que envolve também a história das famílias, do trabalho, da mídia, da literatura, da sexualidade, da violência, dos sentimentos e das representações, o livro abarca os mais diferentes espaços (campo e cidade, norte e sul do país) e extratos sociais (escravas, operárias, sinhazinhas, burguesas, donas de casa, professoras, bóias-frias). Também não se contenta em apenas de separar as vitórias e as derrotas das mulheres, mas derruba mitos, encoraja debates, estimula a reflexão e coloca a questão feminina na ordem do dia.
MULHER E FAMÍLIA NA AMÉRICA PORTUGUESA -  Coleção Discutindo a História do Brasil
Autor: Figueiredo, Luciano
Editora: Atual
Sinopse: Discutindo a História do Brasil é uma coleção que tem por objetivo apresentar ao leitor um amplo painel do nosso passado. A variedade de temas - desenvolvidos por diferentes autores e nem sempre com os mesmos enfoques - possibilita a estudantes e professores uma reflexão crítica do processo histórico e de suas abordagens.

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS - CONSIDERAÇÕES SOBRE A MULHER
Autor: Keller, Wilma
Editora: ALEPH
Sinopse: Histórias extraordinárias é uma autobiografia em que a autora relata sua luta contra uma forma rara de câncer. Poderia ser mais uma história como tantas outras, apenas mais um drama pessoal, não fosse o fato de que Wilma Keller conseguiu ganhar contra esta doença tão temida. O tema não se refere apenas à doença. Entre um tratamento e outro, lembranças surgem e são revividas, lembranças que aproximam o leitor da autora pela realismo de sua história.
A MULHER / OS RAPAZES: DA HISTÓRIA DA SEXUALIDADE
Autor: Foucault, Michel
Editora: Paz e Terra
Sinopse: Aqui, você verá o arqueólogo da sexualidade, Foucault, desenhar uma estilística da vida a dois no período greco-romano. Um desenho que nos expõe, em cores vivas, às práticas que guiavam tanto o casamento quanto as relações homossexuais masculinas na época. Lentamente, vemos saltar desse quadro, a sedimentação de condutas como: a fidelidade, a virgindade e a crítica à pederastia. Mas seria, então, a moral greco-romana um prenúncio da ética cristã? Aqui, o olhar genealógico de Foucault demonstra a sua astúcia. A erótica da Antigüidade nos ensina que nem toda moral é uma espécie de código jurídico. O que temos nesse período está muito mais próximo das sutilezas de uma estética. É a estilização da relação consigo e com os outros que está em jogo. Toda uma arte de viver, baseada na dominação de si, vai, aos poucos, sendo construída.
BAKHITA - MULHER, NEGRA, ESCRAVA, SANTA - Uma fascinante história de liberdade
Autor: Zanini, Roberto Italo
Editora: Cidade Nova
Sinopse: Bakhita é uma escrava sudanesa. Raptada ainda menina, troca cinco vezes de ´proprietário´, até ser resgatada pelo cônsul italiano no Sudão e levada para a Itália no final do século XIX, onde se torna religiosa da congregação das irmãs canossianas. Mulher simples, que aprende a falar apenas o dialeto local, não sabe escrever, e lê apenas o estritamente indispensável. Mas sua presença e suas palavras tocam fundo a todos que a conhecem. Para a África é esperança de libertação. Para a relação com o mundo muçulmano, uma ponte de diálogo. Para a raça negra, um sinal do resgate da plena dignidade. Para todos os homens e mulheres, uma santa, isto é, uma irmã e um modelo na caminhada rumo a um mundo novo.
A MULHER NA HISTÓRIA
Autor: Lemieszek, Dionysia Bonow
Editora: SAGRA-DC LUZZATTO
BREVE HISTÓRIA DA MULHER NO MUNDO OCIDENTAL
Autor: Bauer, Carlos
Editora: Xama
Sinopse: Apresentando os diferentes aspectos da participação feminina ao longo da história do Ocidente e as transformações de sua condição nessa parte do mundo, com destaque para a situação brasileira, o autor vai desenhando um quadro revelador de uma história que somente nas últimas décadas vem conseguindo superar o emudecimento à que a mulher esteve submetida.
FAMILIA MULHER SEXUALIDADE E IGREJA NA HISTÓRIA DO BRASIL
Autor: Marcilio, Maria Luiza
Editora: Associação Jesuíta
Sinopse Entre 16 e 18 de agosto de 1990, realizou-se na USP o simpósio nacional co-organizado pela CEHILA (Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina) e pelo CEDHAL (Centro de Estudo de Demografia Histórica da América Latina - USP) sobre o tema: Família, mulher, sexualidade e Igreja na história do Brasil". Esta obra contém a quase totalidade das comunicações apresentadas neste encontro marcante. A historiografia ocidental e a brasileira, especialmente nas últimas três décadas, têm priorizado o estudo da família, da mulher e da sexualidade em várias direções, partindo do enfoque demográfico até os das mentalidades e comportamentos, passando pelo cotidiano, o material, o socioantropológico, o psicológico. O simpósio procurou estimular estudos e debates sobre ângulos diversos da questão. Seus resultados foram surpreendentes: pioneiros em muitos pontos, variados no enfoques e abordagens, repassando vários momentos de nossa história.
MULHER SUJEITO E OBJETO DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA ?
Autor: Santos, Sidney Francisco Reis dos
Editora: Oab-SC
SINOPSE: O autor, além de toda complexidade de seu estudo, no ponto principal de sua análise, aponta a importância que a luta das mulheres, para  superação da submissão feminina,  bem como de outros segmentos populacionais excluídos (negros, indígenas, favelados, trabalhadores sem terra) seja situada na história, no tempo e no espaço e que os agentes jurídicos levem em consideração as peculiaridades do Brasil real, desigual socialmente e extremamente violento. O grande desafio, entendendo que as mulheres são agentes de sua história, da conquista de seus direitos humanos, é o aparato jurídico resgatar e recuperar o potencial ético e transformador social, aplicando a Constituição e os instrumentos internacionais recriando a prática jurídica a partir de novo paradigma e referência: a prevalência dos direitos humanos, onde estão incluídos os direitos das mulheres." - (Zuleika Mussi Lenzi-Sociológa)
MULHER & TRABALHO - 32 HISTÓRIAS
Autor: Camargo, Maria Silvia
Editora: Editora 34
Sinopse: Trinta e dois depoimentos de mulheres - donas de casa, socialites emergentes, catadoras de papel, artesãs, executivas, prostitutas, artistas e strippers -, que, de vários lugares do Brasil, falam de suas lutas e seu cotidiano.
CORPO A CORPO COM A MULHER
Autor: Priore, Mary Del
Editora: Senac São Paulo
Sinopse Tendo por fio condutor a ideia de que a história das mulheres passa pela história de seus corpos, esse livro bem informado e bem-humorado, repleto de surpreendentes revelações, impõe-se como indispensável para aqueles que buscam o conhecimento da condição feminina no Brasil de hoje. Série Ponto Futuro nº 2.
HISTÓRIAS DE MULHERES
Autor: Montero, Rosa
Editora: Agir
ELAS - 52 MULHERES DA BÍBLIA QUE MARCARAM A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS
Autor: Syswerda, Jean E.; Spangler, Ann
Editora: Mundo Cristão
Sinopse: 52 mulheres da Bíblia que marcaram a história do povo de Deus. A história do povo de Deus sob a perspectiva feminina. Embora Adão, Abraão, Noé, Moisés, Samuel, Saul, Davi e Pedro sejam personagens bem conhecidos - realmente, são alguns dos homens mais dignos de toda a Bíblia -, muitas de nós pouco ou nada conhecem a respeito de Agar, Miriã, Débora, Noemi e Ester, sem mencionar Jael, Rispa ou Joana. Sabemos como os homens enquadram-se na história da salvação, mas e as mulheres? O que suas histórias têm a dizer sobre o amor de Deus e sobre nossa resposta a ele? Elas examina de perto a vida de 52 mulheres da Bíblia, algumas de destaque e outras não tão destacadas, apresentando a história da salvação sob uma nova perspectiva. O elenco de personagens é amplo e variado, incluindo de prostitutas e rainhas perversas a profetisas, de mulheres ricas a mulheres exploradas, de mulheres solteiras a casadas e viúvas, de jovens a idosas. Longe de se tratar de personagens fictícias, são mulheres de verdade, que lutaram contra a tragédia ou, algumas vezes, foram sua causa; que arriscaram a vida e a reputação por outros, cheias de compaixão e de sabedoria para vencer as dificuldades. A história dessas mulheres revela muito sobre o amor de Deus, o ciúme dele por nós e sua criatividade para extrair o bem das circunstâncias mais desesperadoras.
100 MULHERES QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO MUNDO
Autor: Rolka, Gail Meyer
Editora: Ediouro - RJ
Sinopse: Neste conciso livro de biografias, o leitor conhecerá a vida de 100 mulheres que deram sua contribuição especial à ciência, às artes, à arqueologia, à literatura, à música, à dança e à política. Joana d'Arc, Irmã Dulce, Evita Perón, Madre Teresa de Calcutá, dentre outras aqui citadas, ajudaram de alguma forma, a mudar a história do mundo à sua volta e deixaram um legado que inspirou e motivou gerações futuras.
AS MULHERES E OS SILÊNCIOS DA HISTÓRIA
Autor: Perrot, Michele
Editora: Edusc
Sinopse: Michelle Perrot, renomada historiadora contemporânea, sempre preocupada com o tema da mulher nos aspectos históricos, reúne artigos diversos sobre a condição feminina na história.Nesse livro, desvendam-se tanto a engendrada estrutura sociocultural, resistente ao tempo, que submete e mantém as mulheres em silêncio, quanto o movimento feminino de saída da vida unicamente privada para as esferas públicas e uma maior atuação na sociedade.
BRUXAS, COMADRES OU PARTEIRAS - A OBSCURA HISTÓRIA DAS MULHERES E A CIÊNCIA
Autor: Brenes, Anayansi, Correa
Editora: pelicano
Sinopse: Tradicionalmente, os partos e seus cuidados foram realizados por mulheres conhecidas na comunidade como comadres ou parteiras. Ao longo dos séculos, o trabalho voluntário dessas mulheres foi sendo transformado em ofício e, depois, em profissão, acarretando nessa mudança, primeiramente, a entrada de outras mulheres (jovens, solteiras ou viúvas, sem filhos); depois, a da ciência e dos instrumentos cirúrgicos; e finalmente, a dos homens... 
NOVA HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL
Autor: Pedro, Joana Maria
Editora: Contexto
Sinopse: Afinal, o que querem as mulheres? O que já conquistaram ao longo do século XX e início do século XXI? Que caminhos deverão seguir daqui para frente? Essas são algumas das questões que as autoras - especialistas em diferentes áreas do conhecimento - respondem neste livro. Estudantes, professores e pesquisadores se beneficiam de uma obra abrangente e atualizada sobre o assunto. Responsáveis por políticas públicas encontram aqui material para ajudar a executá-las. Ativistas, militantes de movimentos sociais, feministas e ONGs podem, com este livro, alicerçar melhor suas demandas. Jornalistas e profissionais das áreas de Direito, Saúde e Educação ganham subsídios para desenvolver com mais qualidade o seu trabalho.
FONTE: 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails