24/07/2020

* 2020 - Dia do Calouro

O dia 24/07 é considerado o Dia do Calouro, por isso, iremos falar um pouco sobre como é a vida desse estudante que acaba de chegar num mundo completamente diferente do que ele vivia antigamente, na educação básica. Sim, a diferença de ser um estudante de colégio e um estudante universitário é grande, novas “regalias” vem com novas responsabilidades, é também nesse momento em que você é denominado de calouro, que são nada mais que os estudantes que acabaram de ingressar na instituição de ensino superior.


Opostamente aos calouros, existem os veteranos, que são os estudantes que já estão na instituição de ensino há mais de um ano. Uma prática bastante comum e tradicional em qualquer universidade no mundo é o trote, uma atividade de integração entre calouros e veteranos, onde os estudantes mais velhos pintam os mais novos, fazem brincadeiras e no final acabam criando amizades. 
Nesse momento também acabam existindo algumas desavenças, o que é prejudicial ao convívio dos dois grupos de estudantes, tendo em vista que eles ainda irão conviver juntos por bastante tempo. É interessante pensar que todo veterano já foi calouro e que todo calouro será veterano um dia, e que ambos podem se ajudar durante o período que estarão estudando. 
Como um veterano pode ajudar um calouro?
Durante a faculdade, o estudante terá contato com diversas disciplinas por semestre, e naturalmente, os estudantes veteranos já terão pegado as matérias que estão sendo cursadas pelos calouros, então uma boa dica para os alunos mais novos é saber dos com mais tempo de casa quais as melhores maneiras para estudar determinada matéria, saber como é a didática do professor, como são as provas, tentar pegar toda experiência possível. 
Como um calouro pode ajudar um veterano?
Diversas vezes durante um curso de graduação, os estudantes estudam assuntos que possuem ligações com matérias que já foram vistas, e algumas vezes, devido ao grande número de assuntos, matérias e informações, o estudante pode acabar se esquecendo de um assunto que foi visto no início do curso, nisso o veterano pode pedir ajuda para um calouro que esteja estudando o assunto que ele esqueceu. Isso refrescará a memória do aluno mais antigo e lhe ajudará a entender a nova matéria.

Outra forma de ajuda que pode existir, nesse caso em uma mão dupla (veterano-calouro ou calouro-veterano) é em relação à vagas de estágios. Independente de semestre, vagas podem ser oferecidas, e em casos em que a oportunidade possua um quesito que o candidato não possua, ele pode indicar seu colega para a vaga. Também é possível que apareça duas ou mais vagas, e com isso o estudante selecionado indique colegas paras as vagas restantes. 
Fonte: MB Educação | Luiz San Martin
https://www.maisbolsas.com.br/educacao/noticias/dia-do-calouro-saiba-como-conviver-com-os-veteranos

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails