17/07/2020

* 2020 - Dia Mundial da Justiça Internacional

O Dia Mundial da Justiça Internacional celebra-se a 17 de julho.
Também conhecido como o Dia Internacional da Justiça ou Dia Internacional da Justiça Criminal, este dia relembra a importância dos tribunais no respeito pelos direitos humanos e na manutenção da igualdade dos direitos internacionais e civis em todo o mundo.

Foi escolhida a data de 17 de julho para a comemoração deste dia dado que foi a 17 de julho de 1998 que se adotou o Estatuto de Roma, o tratado que deu luz ao Tribunal Penal Internacional. Este tribunal está responsável pelo julgamento dos crimes mais graves do planeta, desde genocídios a crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

O dia é aproveitado para promover a justiça criminal internacional e para chamar a atenção das massas relativamente a crimes graves que aguardam ainda julgamento ou o simples conhecimento da sua existência. É um dia especial para refletir sobre as vítimas de genocídio, de crimes contra a humanidade e de crimes de guerra, comemorando-se ao mesmo tempo os esforços da comunidade internacional para conseguir um mundo mais pacífico e justo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails