20/07/2020

* 2020 - Dia Internacional do Xadrez

Dia Internacional do Xadrez ou Dia International Chess Day
O Dia Internacional do Xadrez é uma celebração mundial do xadrez comemorada todos os anos em 20 de julho de 2012, o dia em que a FIDE foi fundada em 1924. O Dia Internacional do Xadrez 2020 não apenas celebra o xadrez, mas também o 96º aniversário da FIDE como organização. Para mais informações, consulte nosso artigo aqui . 
Dia Internacional do Xadrez O dia recebeu mais um selo de aprovação em 12 de dezembro de 2019, quando a Assembléia Geral da ONU adotou por unanimidade a resolução 74/22 que designava 20 de julho como Dia Mundial do Xadrez. As Nações Unidas forneceram a seguinte explicação:

"A resolução reconhece as importantes oportunidades oferecidas pelo xadrez na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS, como fortalecer a educação, promover o empoderamento de mulheres e meninas, cooperação global e cultura de paz através do xadrez como uma atividade acessível e inclusiva. . " 
O sucesso do xadrez em tempos de coroa também não escapou à atenção da ONU: 
"Ao longo da história, jogos e esportes ajudaram a humanidade a sobreviver a momentos de crise,
reduzindo as ansiedades e melhorando a saúde mental. Enquanto o surto de COVID-19 forçou a maioria
das atividades de jogos e esportes a diminuir, o xadrez demonstrou notável resiliência,
adaptabilidade e muito forte poder de convocação em tempos de pandemia, ajudando a transcender as
fronteiras nacionais e a atravessar as barreiras de idioma, cultura, gênero, idade, capacidade física ou outro status ".

A principal atividade do Chess.com em 20 de julho de 2020 é a hospedagem da final do Campeonato de Velocidade Feminina de Xadrez no Live Chess e no Chess.com/TV . Enquanto isso, o Chesskid.com está pedindo às crianças que tentem quebrar o servidor jogando tantos jogos quanto a idade, todos no mesmo dia!
Ensine alguém a jogar xadrez
O lema da FIDE deste ano para seu aniversário é: "Ensine alguém a jogar xadrez". Em um comunicado à imprensa, a FIDE explicou mais detalhadamente, que compartilhamos na íntegra:
WHO?
De preferência uma criança (seria mais fácil e mais recompensador para vocês dois!), Mas também pode ser um adulto. Aprender xadrez tem efeitos benéficos, em qualquer idade!
Escolha alguém próximo a você. Você pode mudar a vida de alguém ensinando-lhe um jogo bonito, mas também estará gastando um tempo de qualidade e criando ou reforçando um vínculo especial com essa pessoa. Se seus filhos já brincam, talvez você possa convidar seu sobrinho ou o melhor amigo de seu filho. Talvez você possa finalmente ensinar seu namorado como jogar, ou seu melhor amigo do ensino médio. Ou você pode propor isso como uma atividade pós-trabalho com seus colegas no escritório.

QUANDO?
O dia 20 de julho acontece na segunda-feira, portanto, o plano é que dediquemos a essa ação no final de semana, de sexta a domingo (17 a 19 de julho). Então, na segunda-feira, compartilhamos nossa experiência nas mídias sociais. Podemos começar a semana com um milhão de novos jogadores de xadrez? Nós acreditamos que sim.
COMO?
Alguns de vocês podem ser professores de xadrez experientes, mas muitos outros nunca ensinaram o xadrez básico a iniciantes absolutos. Durante os dias que antecedem o fim de semana, tente reunir alguns materiais, assista a alguns tutoriais e faça algumas leituras. A partir da FIDE, estimularemos a troca de informações e compartilharemos as mais interessantes, em diferentes idiomas. Vamos nos ajudar com os preparativos.

MÍDIA SOCIAL
No ano passado, no Dia Internacional do Xadrez, 3.842 tweets de 2.342 colaboradores diferentes usaram a hashtag #Internationalchessday. Isso significa que alcançamos uma audiência de mais de 18 milhões de pessoas e 47 milhões de impactos em potencial - e isso é apenas no Twitter! A campanha também foi acompanhada massivamente por outras plataformas de mídia social como Instagram e Facebook, e o International Chess Day se tornou um tópico de tendência em vários países. A tendência era tão forte que muitas marcas, instituições e celebridades globais aderiram à iniciativa.
Vamos tentar alcançar números ainda mais altos este ano! Você pode começar a usar a hashtag #Internationalchessday em suas postagens de mídia social durante o final de semana que termina em 20 de julho. Mas o dia mais importante é segunda-feira: certifique-se de fazer pelo menos um ou dois posts com a hashtag oficial, se possível no início da manhã. Isso garantirá que outros usuários sigam.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, ou pensa que pode contribuir para esta campanha de alguma outra maneira, não hesite em nos contactar:
David Llada - david.llada@fide.com
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://www.chess.com/news/view/united-nations-international-chess-day&prev=search&pto=aue

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails