Perdeu-se uma GRANDE DAMA, nosso estado catarinense está em luto e consequentemente o país e o mundo. Zilda Arns Neumann, era exemplo para todos, era uma pessoa incomum aos seus 75 anos não era a vovó que fica vendo TV ou fazendo crochê a brincar com netos. Viajava no mundo todo, onde fosse necessário, uma guerreira na defesa das pessoas menos favorecidas. Esperamos que a semente que ela plantou seja incorporada a muitas outras Zildas desse mundo tão desigual. Como Conselheira do CMI, via com alegria as coordenadas em todas as áreas que a médica Zilda incansávelmente exercia em prol dos idosos. Preocupada com a saúde dos idosos viviam em luta constante na busca de melhor qualidade e assistência á eles. Sua vida não foi em vão, pois deixou um país em dor mais com orgulho pelo trabalho que realizou em prol das crianças e idosos. O seu carisma era imenso, onde visitava dificilmente saía sem solução dos problemas que lá encontrava.
QUEM FOI ESSA GRANDE MULHER ZILDA ARNS NEUMANN
Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, foi uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti na terça-feira (12). A informação foi confirmada pelo gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda. Segundo informações da assessoria do parlamentar, Zilda Arns estava em missão humanitária no Haiti e, no momento do terremoto, estava andando nas ruas com um sargento do Exército e morreu nos escombros.
Zilda Arns ficaria no Haiti do dia 10 ao 15 deste mês de janeiro para participar de uma Conferência com Bispos daquele país, segundo a assessoria de imprensa da Pastoral da Criança. Zilda era irmã de Dom Frei Paulo Evaristo Arns.
Zilda Arns ficaria no Haiti do dia 10 ao 15 deste mês de janeiro para participar de uma Conferência com Bispos daquele país, segundo a assessoria de imprensa da Pastoral da Criança. Zilda era irmã de Dom Frei Paulo Evaristo Arns.
Médica pediatra e sanitarista foi à fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Zilda recebeu diversos prêmios pelo trabalho que vinha sendo desenvolvido desde a sua fundação. Era também representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
HAITI
O Brasil, que lidera as tropas de paz da ONU no Haiti, participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.
TRAJETÓRIA DE ZILDA ARNS NEUMANN
Nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva (1978), é mãe de cinco filhos: Rubens (Médico Veterinário), Nelson (Médico), Heloísa (Psicóloga), Rogério (Administrador de Empresas) e Silvia (Administradora de Empresase dez netos).
Zilda escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico diversas especializações como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).
Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória (PR), criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde.
Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina.
Em 2004, Zilda recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários.
Pelo seu trabalho na área social, Zilda recebeu condecorações tais como:
• Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007;
• Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006;
* Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, do Senado Federal, em 2005;
* Diploma e medalha O Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello, concedido pelo Parlamento Mundial de Segurança e Paz, em 2005;
* Troféu de Destaque Nacional Social, principal prêmio do evento As mulheres mais influentes do Brasil, promovido pela Revista Forbes do Brasil com o apoio da Gazeta Mercantil e do Jornal do Brasil, em 2004;
* Medalha de Mérito em Administração, do Conselho Federal de Administração, em Florianópolis, Santa Catarina, 2004
* Medalha da Inconfidência, do Governo do Estado de Minas Gerais, em 2003;
* Título Acadêmico Honorário, da Academia Paranaense de Medicina, em Curitiba, Paraná, 2003; * Medalha da Abolição, concedida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 2002;
• Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002);
* Insígnia da Ordem do Mérito Médico, na classe Comendador, concedida pelo Ministério da Saúde, em 2002;
* Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados, em 2002; * Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, grau Comendador, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho, em 2002;
* Medalha Anita Garibaldi, concedida pelo governo do Estado de Santa Catarina, em 2001;
* Comenda da Ordem do Rio Branco, grau Comendador, concedida pela Presidência da República, 2001;
* Prêmio de Honra ao Mérito da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, 2001;
* Medalha de Mérito Antonieta de Barros, concedida pela Assembléia Legislativa de Florianópolis;
* Prêmio de Direitos Humanos 2000 da Associação das Nações Unidas – Brasil, em 2000;
* 1º Prêmio Prêmio USP de Direitos Humanos 2000 – Categoria Individual.
• Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997);
• Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994);
• Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988);
Títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina.
Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas.
TEXTO do portal do YAHOO . Redação Yahoo! Brasil e Dalva Day assistente social da ABLUDEF e conselheira do CMI.
2 comentários:
Oi Dalva. Em primeiro lugar Parabéns pelo Blog. Temos recebidos milhares de visitas vindas do seu site e é incrível como se mantém estáveis o volume de visitas no seu Blog, o que demonstra que o público é muito fiel.
Em segundo lugar, Obrigado por colocar nossa widget de frase do dia, temos várias novidades em matéria de extensões para sites. Se quiser dar uma olhada veja se vale a pena.
PEDIRIA, e é só isso que eu peço, para vc alterar a tag width para 100%, daí vai ocupar o mesmo espaço que as outras e dar mais harmonia com relação aos outros elementos. Creio que 100%, ou 285px.
Olha a lista dos melhores colaboradores:
http://www.ditados.com.br/biblia/sobrewidgets.asp#WM
Mais uma vez, obrigado
E parabéns pela escolha das formatações. Você foi o usuário que melhor soiube adaptar a minha widget ao conjunto do site.
Postar um comentário