29/12/2011

* 2011 - CARTÕES DE NATAL RECEBIDO PELA ABLUDEF

A ABLUDEF agradece ao carinho de muitos amigos que se manifestaram no envio de cartões de natal ou mensagens online para a entidade.
FELIZ NATAL
E UM PRÓSPERO ANO QUE SE INICIA...2012

* 2011 - PRESENTE DE NATAL DA PRESIDENTE DA ABLUDEF

Dia 22 de dezembro os funcionários da ABLUDEF foram convocados para estarem na sala da entidade, para que a presidente Maria Helena sorteassem entre eles uma caixa contendo muitas guloseimas de NATAL. O sortudo do momento foi o funcionário Kleizer que como disse a todos...Depois que começou a trabalhar na ABLUDEF só teve momentos bons.
Aproveitando a convocação da Maria Helena, os funcionários pediaram a ela que sentasse e em nome deles o Auxiliar administrativo Percy, lesse uma mensagem de NATAL a ela e posteriormente fosse entregue o presente de NATAL que todos os funcionários compraram para ela. Foi arrecadado o suficiente para presenteá-la com um Home Teach e uma máquina digital. O restante da arrecadação foi entregue para que ela comprasse algo que gostasse ou para curtir ás férias. Quando o gestor é merecedor do carinho de todos, é sinal que o respeito está presente no trabalho. Quando se dá liberdade e responsabilidade tudo se transforma em realidade.

* 2011 - AMIGO INVISIVEL DOS FUNCIONÁRIOS DA ABLUDEF

No dia 22 de dezembro, último dia de trabalho de 2011 na ABLUDEF, os funcionários no final da tarde fizeram seu "AMIGO INVISIVEL".  Maria Helena pediu que antes de ser revelado os nomes dos amigos invisiveis, que por sinal estavam muito visiveis, que cantassem parabéns ao gerente do quioski, sendo ele o último dos aniversáriantes do mês, ou seja estará aniversariando dia 30 de dezembro. Todos os funcionários recebem no mês do seu aniversário uma lembrança que os próprios funcionários dão de presente num valor estipulado.
 O grande momento chegou...euforia para alguns outros já desconfiando quem era seu amigo invisivel. Durante a semana alguns perguntavam a tradicional frase...O que você quer ganhar do amigo invisivel?.... Alguns já mais esperto davam dicas do que queriam ganhar, no valor que foi acordado na hora de pegar os nomes. Começou pelo Kleizer que ganhou da Tânia, Delmar pegou o nome da Tânia, Luiz pegou o nome da Maria Helena e assim por diante.
O Kleizer foi o que mais fez festa...ganhou muitos presentes e um pequeno bonequinho parecido com ele. Foi a festa dos amigos com ele.

 Maria Helena pegou o nome do Delmar e também "aprontou" com ele.




A equipe está atualmente grande, novos membros chegaram em 2011 para contribuir com a ABLUDEF  e torna as vezes dificil de termos esses encontros pelo excesso de atividades dentro da ong. São nestes momentos de lazer e descontração que muitos destes tem um pouco de tempo para se conhecer. No ano de 2012 combinamos como meta de virada de ano, tornar pelo menos mensais os encontros entre profissionais para podermos discutir e planejar as atividades dentro da entidade.

* 2011 - ENCERRAMENTO DA FEIRA DE NATAL

FOTO OFICIAL DOS ARTESÃS E REPRESENTANTES DAS ONG`S
A Presidente da CASA DA AMIZADE gestão 2011/2011 a senhora Marli Mertens Capello, convocou todos os representantes das 24 ONG`s assistida pela sua entidade para que se fizesse presentes na entrega dos envelopes que cada artesã deveria entregar pela utilização do espaço, na participação da 14ª Feira de NATAL.

A 14ª FEIRA DE NATAL aconteceu do dia 23 de novembro até o dia 20 de dezembro, no setor I da Vila Germânica, junto com a MAGIA DE NATAL. As assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes da ABLUDEF estiveram representando a entidade .

* 2011 - CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL DA ABLUDEF


No dia 16 de dezembro todos os funcionários da ABLUDEF, funcionários do quiosqui da FONTE , diretoria da entidade , amigos e fornecedores estiveram confraternizando na pizzaria BLUPIZZA.
A equipe da ABLUDEF é composta por:
01 secretária (Catia)
02 auxiliar administrativo ( Percy)
02 assistentes sociais (Dalva e Tânia)
02 psicólogos (Juliane e Marcelo)
03 motoristas (José – Delmar e Luiz)
01 professor de educação física ( Mauricio)
02 enfermeiros (Sandro e Kleizer)
Outros resultantes de parcerias, convênios como o advogado (Drº José Monarin, a nutricionista (Claudiane), técnico em informática Rodrigo entre outros. A política de atendimento é destinada ás Pessoas com Deficiência Física e suas famílias cadastradas na instituição ; priorizando as que se encontram em situação e/ou exclusão social. O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do programa social: " Apoio habilitação , reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias" nas seguintes ações:
* Apoio à reabilitação pessoal e social;
* Promoção da inclusão das PDFs e familiares no mercado de trabalho;
* Atendimento domiciliar às PDFs altamente dependentes (por equipe multidisciplinar)
* Atendimento e acompanhamento psicologico e social;
* Promoção da integração das PDFs na vida comunitária.
O programa " Apoio habilitação , reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias"abrange os seguintes serviços:
*atendimento e acompanhamento social;
*inserção nas políticas públicas;
*apoio psicológico;
reabilitação física (fisioterapia);
* inserção e acompanhamento no mercado de trabalho;
* viabilização da inserção em cursos de preparação,
*qualificação ou requalificação profissional;
*apoio jurídico;
*viabilização de acesso ao transporte coletivo urbano gratuito;
*realização de atividades sócio educativas
*encontros de integração e socialização;
* realização de encontros de lazer(temáticos) para as crianças PDFs e suas famílias;
*promoção de atividades de integração das PDFs com a comunidade;
*transporte de usuários, que não possuem acesso ao transporte urbano ou próprio(realizados com veículos da entidade).
O projeto/programa é executado com uma equipe fixa de 14 profissionais.
Funcionários e familiares do QUIOSQUI da FONTE
O quiosqui da FONTE é uma concessão através de lei municipal que garante a exploração comercial de lanches, guloseimas e bebidas (sem teor alcoólico) ; resultando numa fonte fixa de recurso financeiro para auxiliar na manutenção dos serviços prestados pela entidade. O associado nada paga e recebe todo os atendimentos gratuitamente dentro da entidade.

* 2011 - FESTINHA DE NATAL DA METAJUHA

No dia 17 de dezembro estivemos prestigiando a festinha de Natal da associação de moradores METAJUHA, do qual Adalberto é um dos fundadores. A associação está em fase de recuperação, após as enchentes e enxurradas que aconteceu entre os anos 2008/2011. A sede foi totalmente destruída, mas neste momento com a garra de alguns moradores e diretoria da associação conseguiram recupera-la.
A seguir os ganhadores da rifa de Natal da METAJUHA. O sorteio foi realizado pela extração da milhar da loteria federal do dia 17/12 às 19h.
1º Prêmio - 2681
2º Prêmio - 2988
3º Prêmio - 5101
4º Prêmio - 9824
5º Prêmio - 5936
Muitos parceiros contribuíram para que a METAJUHA pudesse fazer uma festinha de NATAL para as 60 crianças que pertence a associação de moradores.
• Padaria Horebe
• Padaria Limas,
• Posto Bela Jóia,
• Mercado Bruno,
• Seguro Boa Vida,
• Balanças RC Nuhs
• e toda a comunidade que ajudou colaborando com a rifa que foi um sucesso. A renda da rifa foi destinada a melhoria da associação e a reconstrução do parquinho para as crianças brincarem.
A próxima reunião da METAJUHA será no dia 11/02/2012 - Sábado 15:00, na Sede da Associação Metajuha. "A associação não se faz sozinha, precisa do comprometimento da comunidade. Além de cobrarem devem participar das decisões". Que o ano de 2012, seja um ano de SER e não só de TER.

28/12/2011

* 2011 - ASSINATURA DO CONVÊNIO PARA O ANO DE 2012

No dia 20 de dezembro as 9:00 foi assinado o  convênio entre diversas ong`s e a prefeitura de Blumenau. A ABLUDEF foi representada pela presidente Maria Helena Mabba e pela assistente social Dalva Day.
O repasse dos recursos é destinado ao período de janeiro a dezembro de 2012, dando as ong`s a tranquilidade para fazer os trabalhos para a comunidade no ano de 2012. Ao todo foi repassado  um total de R$ 4.400.000 ,00, para mais de  40 , Organizações Não Governamentais (ONGs). As assinaturas do convênio aconteceu no salão Nobre da prefeitura.
Após as assinaturas e discursos, foi realizado o corte de bolo e todos cantaram "Parabéns" pela passagem do aniversário do prefeito no dia anterior a reunião. Dia 19 de dezembro.

 

27/12/2011

* 2011 - VISITA AO MUSEU DA HERING

Mapa do Circuito
O Museu Hering destina-se a preservação e comunicação do acervo constituído por maquinaria, documentos, fotografias, amostras, peças publicitárias, indumentárias, edificações e outros objetos musicológicos originários da Cia. Hering. Tem como objetivos construir a idéia de patrimônio industrial, conhecer e analisar a história da indústria, conhecer e analisar a história da indústria têxtil no Vale do Itajaí e Blumenau e refletir sobre moda, hábitos e costumes e empreendedorismo. O Museu Hering propõe como linhas de pesquisa o Empreendedorismo, memória do Operário e História Social do Trabalho, História da Industrialização. Fabricação da malha no Brasil, História e uso da Camiseta, Desing e moda, Publicidade e Propaganda. Dessa forma, permite abordagens de diversas áreas como Economia e Administração, Engenharia, Arquitetura, História, Antropologia, Sociologia e outras.
Tempo ao tempo
“De tempo ao tempo” era a resposta dada por Hermann Hering às adversidades encontradas para a constituição da empresa criada por ele e seu irmão Bruno Hering em Blumenau em 1880. Tempo ao tempo é a exposição de longa duração que inaugura o museu Hering no 130º ano de existência da empresa.  O objetivo da exposição é informar sobre o potencial museológico do patrimônio industrial preservado nesses 130 anos.
Foi um passeio que ensinou e nos faz admirar pessoas que vieram de outro país, deixando parentes, amigos para construir uma nação. Um sonho que se tornou realidade. O resgate dessa história mostra com orgulho que a nossa cidade "Blumenau" tem muitos pioneiros que fizeram e fazem parte da história da cidade.
Sala 1
Blumenau na segunda metade do século XIX até a década de 1920: o contexto de surgimento das primeiras industrias Historia e trajetória da Cia. Hering. Multimídia sobre Blumenau, fotografias, objetos e sonorização com trechos de cartas e depoimentos compõem este setor da exposição que apresenta, em linhas gerais, aspectos da trajetória da Cia. Hering desde sua fundação em 1880.
Sala 2
A contribuição dos funcionários: protagonistas de uma grande cena. Multimidia com depoimentos de funcionários e ex-funcionários, como forma de demonstrar a participação dos mesmos no processo industrial no contexto assinalado. A Preservação do patrimônio Cultural: o acervo do museu Hering – bens móveis, imóveis e natural. Objetos museológicos que compõem o acervo do Museu, tais como máquinas de costura, estampas, amostras de malhas e cartelas de cores , peças publicitárias, etiquetas, itens da coleção Câncer de Mama no alvo da moda, edificações históricas e o Vale do Bom Retiro, patrimônio ambiental preservado.
Sala 3
• As coleções, tendências e costumes . Multimídia com projeção de fotografias de catálogos de coleções de vestuário. Imagens da década de 1970 até a atualidade para traçar uma evolução do modo de vestir.  Criatividade na moda: estamparias: A criatividade por meio da criação de estampas é o tema deste multimídia. Projeções em grande escala com diversos padrões da estampas de diferentes épocas. A produção da moda: Multimídia com as diversas etapas da cadeia produtiva de moda, desde o desenvolvimento das coleções, sua produção até a comercialização nas lojas.  Intimidade: Interatividade para apresentação da transformação da roupa intima de crianças e adultos. Fotografias de diversas coleções de moda intima, desde a década de 1970, destacando que a moda alcança a intimidade de qualquer pessoa de qualquer idade.
Sala 4
Espaço lúdico para crianças, jovens e adultos exercitarem a criatividade com a moda. Jogos interativos, programas de criação de estampas, mesa para customização de peças são algumas das possibilidades de lazer criativo. A cultura das campanhas publicitárias: vídeo com campanhas publicitárias de lazer criativo. A cultura das campanhas publicitárias: vídeo com campanhas publicitárias veiculadas a partir da década de 1970.
Horário de Funcionamento:
De terça a Sexta 9 às 18 horas
Sábados, Domingos e Feriados, das 10 às 16 horas
Visitas para grupos (escolares e outros) devem ser agendadas com antecedência.
Serviços:  Exposição de longa duração Tempo ao Tempo; Visistas orientadas por educadores; Atendimento a grupos de estudantes e outros (com prévio agendamento); Atendimento a pesquisadores.
Museu Hering
Rua: Hermann Hering 1790 – Bom Retiro
CEP 89010-900 – Blumenau – Santa Catarina
e-mail: museu@hering.com.br
site: www.ciahering.com.br/museuhering

* 2011 - NATAL DAS CRIANÇAS DA ABLUDEF

No dia 13 de dezembro  realizou-se o NATAL das crianças associadas da ABLUDEF e seus irmãozinhos. Ao iniciar os trabalhos com as crianças a assistente social Dalva  pediu que as pessoas assinassem seus nomes no livro de presença para confirmar presença e ter sua numeração para o sorteio no decorrer do dia. Em lista separada cada criança dava seu nome e um palpite de 0 a 100 para responder a pergunta: QUANTOS BOMBONS TEM NA BANDEJA? No final seria contados os bombons e quem acertar leva um brinde. Iniciou-se o encontro mostrando as crianças o significado do NATAL.
Qual a origem do presépio?
O que representa as figuras do presépio?
Qual a origem da árvore de natal?
O que representa a árvore de natal?
Qual o dia de montar e desmontara a árvore de natal?
Quem é o papai Noel?
Quais os nomes que se dá ao papai Noel ?
Por que, que o papai Noel desce pelo chaminé?
Qual a origem da roupa do papai Noel?
O que representa as velas no natal?
Qual o significado dos presentes no natal?
Quando surgiu o cartão de natal?
O significado do amigo secreto?
O que significa a estrela na ponta do pinheiro?
Porque se come peru no natal?
Como se chama os três reis magos?
Todos prestaram muita atenção, pois ás explicações foram bem rápidas e com imagens em movimentos, fazendo com que as crianças e adultos esperassem como exemplo o papai noel sair do chaminé, dando boas gargalhadas.
Após a apresentação da história de natal,  foi realizado a contagem dos bombons para ver quem acertou. Totalizou-se 48 bombons e não teve acerto, sendo proposto dar a cada participante dos palpites um bombom. 
Maria Helena Mabba presidente da ABLUDEF deu continuidade ao encontro, fazendo a pergunta para as crianças: QUANTOS PIRULITOS TEM NA BANDEJA?  O resultado foi de 44 pirulitos e teve uma acertadora, e está recebeu seu brinde.
Em seguida foi entregue a todas as crianças 01 kit NATAL, contendo 01 panetone, 01 pacote de docinho de natal e 01 caixa de bombom. Cada criança recebeu 01 presente doado pelos alunos do curso de inglês Yázigi, que gentilmente  arrecadaram brinquedos para as crianças com deficiencias da ABLUDEF. Foi realizado sorteio entre as crianças de brinquedos doados pela Casa da Amizade e pela comunidade. Todas elas receberam uma lembrança de Natal.
Maria Helena pediu para  os adultos organizarem uma fila com as crianças para poderem participar dos brinquedos expostos no pátio da entidade.  
Luciano e seu grupo "Amigos do Bem ", em parceria com o SESI trouxeram brinquedos inflável para as crianças brincarem. Apesar da chuva todos quiseram brincar nos brinquedos. O grupo trouxe salgadinhos para as crianças se alimentarem.
A loja "Quanta Coisa", gentilmente emprestou a máquina de fazer algodão doce e duas funcionárias doaram seu tempo para fazer o algodão doce para as crianças da ABLUDEF. Para a alegria da criançada e dos adultos puderam saborear as doçuras dos algodões doces. Os adultos diziam que os algodões doces traziam a eles "uma viagem ao tempo", relembrando a época de natal quando eram crianças.
Cada um tem sua história de vida, onde o algodão doce já fez parte dela. E com certeza para as crianças será uma lembrança da data por muitos anos. A Magia do Natal é um momento único no coração do ser humano.
Doações de brinquedos pelos alunos da escola de idiomas Yázigi

25/12/2011

* 2011 - DOAÇAO DE ALIMENTOS PELO SR: LULA E EQUIPE


Recanto Paraíso do Miguel (Lula)
Pelo 5º ano seguido os “AMIGOS DA ABLUDEF”, realizam um torneio e como base deste, arrecadam alimentos que se transformam em cestas básicas, para serem doados para pessoas em vulnerabilidade social. A ABLUDEF recebe das mãos do empresário senhor “LULA” como é conhecido nas Minas de Pratas essa doações. Maria Helena sempre vai aos encontros destes amigos que tão solidário e com nobre propósito de contribuir de alguma maneira à recebem e entregam as doações que vem de mãos desde o mais simples ao mais abastado amigo. As outras doações em anos posteriores estão nestes sites:
* 2009 - AMIGOS DA ABLUDEF DAS MINAS DE PRATA
* 2010 - DOAÇÃO DE CESTA BASICA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL
Related Posts with Thumbnails