16/02/2012

* 2012 - PROGRAMA GALEGA NA SOCIEDADE


A imagem representa parte do acervo do casal tanto na parte histórica, documental, objetos e de artesanatos. Aparecem nas imagens o Casal Adalberto e Dalva, Senhora Regina e o cinegrafista Jadir.
 No dia 3 de fevereiro/2012 recebemos a senhora REGINA BAHLS DE ALMEIDA Colunista Social, da TV Galega. Regina apresenta semanalmente o programa: GALEGA NA SOCIEDADE, apresentado toda quarta feira ao vivo as 22:00 horas. Reprisado sexta feira as 14 horas e  domingo as 18:00hs  . Regina veio a nossa residência mostrar os trabalhos realizados pelo casal Adalberto Day  pesquisador e cientista social , e Dalva Day Assistente Social e os trabalhos que realizam na comunidade. Um dos trabalhos comunitário que Adalberto e Dalva participaram e  que traz orgulho a comunidade e a seus familiares é a fundação da METAJUHA –Associação de Moradores das Ruas Emilio Tallmann , Júlio Heiden e arredores da Associação Artex. A METAJUHA está completando 24 anos de existência em setembro próximo, onde muitas conquistas foram feitas tais como a pavimentação da Rua Júlio Heiden, Abertura e pavimentação da Rua Emilio Tallmann, Capela Mortuária e a maior  conquista foi a implantação do AGGIMEK – Ambulatório Geral do Garcia Irmã Elisabeth Kusmann . Adalberto mostrou a história de Blumenau , pois tem o maior arquivo da historia da cidade disponível para estudos tanto para a fase escolar quanto para os cursos superiores , pós e doutorado de qualquer faculdade municipal quanto federal. A assistente social Dalva Day esposa do pesquisador tem sua história a parte, atualmente trabalha na ong ABLUDEF, e cultiva o hábito de produzir trabalhos manuais dos quais além de fazer para a entidade, ensina as associadas que querem aprender. Pela facilidade de ensinar, coordena o Grupo Arco Iris, com parcerias como a COOPER – PRO-FAMÍLIA traz a entidade voluntárias para ensinar diversos cursos de artesanatos. Tendo como objetivo ensinar e ajudar as associadas a produzir os trabalhos manuais e vender nas diversas feiras que Blumenau tem. As associadas tem sempre boa venda de seus produtos, contribuindo com a renda família e dando uma auto estima pela valorização de seus trabalhos. O programa que a TV GALEGA apresenta com a apresentadora senhora Regina Bahls de Almeida tem como foco apresentar as imagens social da bela loira Blumenau. Mostra as imagens dos principais acontecimentos sociais como festas , celebrações, inaugurações, exposições, eventos culturais, entrevistas.
O casal fez questão de ressaltar o valor a família desde quando ainda criança, ambos ajudavam em trabalhos caseiros, com muito amor e dedicação, sendo sempre valorizados pelos pais.
Arquivo de Adalberto e Dalva Day

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Uma bela postagem, para uma bela entrevista.
Apesar de estar com problemas na voz devido a uma rinofaringe, pude eu, juntamente com minha esposa Dalva, conceder uma entrevista a Senhora REGINA BAHLS DE ALMEIDA Colunista Social, da TV Galega. Regina apresenta semanalmente o programa: GALEGA NA SOCIEDADE, apresentado toda quarta feira ao vivo as 22:00 horas. Reprisado sexta feira às 14 horas e domingo as 18:00 horas .
A entrevista foi em uma visita que a Senhora Regina fez a nossa residência. Muito nos orgulhou, pois podemos expor aquilo que ambos eu e a Dalva fizemos juntos. Sem sua presença, jamais poderia alcançar o sucesso que hoje tenho. Minha esposa Dalva sempre me ajuda em todos os trabalhos, desde organização, como explicações aos que nos procuram. Além disso Dalva pode expor parte de seu trabalho artesanal que com tanto carinho faz. Está entrevista procuramos abordar mais a questão familiar, sem deixar de mostrar a parte histórica de nossa comunidade. Dalva também exerce função com muito brilho na ABLUDEF – (Associação blumenauense do deficientes físicos) trabalhando também com idosos.
Apresentamos também na oportunidade, os trabalhos comunitários que exercemos desde 1988 com a Associação “METAJUHA” – Associação de Moradores das Ruas Júlio Heiden e Arredores da Associação Artex. Onde os destaques principais foram: Abertura, pavimentação com corredor de ônibus nas Ruas Emilio Tallmann e `Júlio Heiden. E a nossa maior conquista inaugurada em 12 de setembro de 2008, o AGG – Ambulatório Geral do Garcia, que leva o nome Irmã Elisabeth Kusmann, conhecida como o Anjo Branco que trabalhou De 1937 até 1961 - Onde hoje é a Igreja Bom Pastor no Garcia - além de parteira era muito popular, devido a prática de caridade e espiritualidade, sem distinção de confissão religiosa. Com sua bicicleta (em outubro de 2004 este tão importante patrimônio que tanto significou para a comunidade Garciense, foi roubado) se locomovia para atendimento em diversas localidades do bairro.
E assim podemos passar um pouco de nossa atividade comunitária e histórica
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

Related Posts with Thumbnails