17/03/2012

* 2012 - 50º ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

Maria Helena e os enfermeiros Sandro e Kleizer com a dep.Ana Paula Lima
 No dia 13 de março  ás 18h15min, em Florianópolis,  a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e os funcionários Sandro (enfermeiro) e Kleizer (técnico em enfermagem) estiveram a convite da Dep. Ana Paula na comemoração dos 50º anos da Associação de enfermagem de Santa Catarina. Maria Helena é funcionária do AGGIMEK  como digitadora  em Blumenau e foi por muitos anos colega de trabalho junto a dep Ana Paula .

A Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina (ABEN/SC), recebeu homenagem em sessão especial.   A homenagem foi proposta pela deputada Ana Paula Lima (PT), que também é enfermeira, onde trabalhou no Ambulatório  de Blumenau. Após dar por iniciado os trabalhos junta a tribuna pelo presidente,o deputado Gelson Merisio (PSD), e a solenidade foi prestigiada pelos deputados Ana Paula e Jailson Lima (PT) e demais convidados. A deputada Ana Paula iniciou a sua fala com o seguinte discusso: “Fico imaginando o que pensaram as cinco mulheres que fundaram a ABEN/SC. Mulheres que se preocupavam com a saúde da população, com a regulamentação da profissão e com melhores condições de trabalho e de educação para profissionais que iriam lidar diretamente com vidas,” .
A ABEN/SC foi fundada em 13 de março de 1962, é uma extensão estadual da Associação Brasileira de Enfermagem, cuja sede se localiza em  Brasília. Entre muitas homenageadas da noite destaco a fala da Irmã Cacilda Hamms, que falou em nome de todos os homenageados, agradeceu a lembrança e gratidão pelos 50 anos da associação. A presidente atual da ABEN/SC senhora Maristela de A. de Azevedo fez uma trajetória do que foi e é a instituição e a sua importância enquanto entidade de saúde para o Estado de Santa Catarina. Uma das vitória é a cadeira acadêmica do curso de enfermagem da UFSC, referência no país. A construção do hospital infantil Edith Gama Ramos entre outras mais.
  Homenageados da noite:

Angela Maria Alvarez – presidente na gestão (2001-2004) e (2004-2007)
Anita Terezinha Zago – presidente na gestão (1995-1998)
Denise Elvira Pires de Pires – liderou o movimento de mudança ético-profissional nas relações ABEN/Coren
Flérida Goudel de Cardoso – membro da primeira diretoria da ABEN/SC
Gelson Luiz de Albuquerque (representado por Ligia Paim) – presidente na gestão (1998-2001)
Helga Regina Bresciane – vice-presidente ABEN nacional 
Irmã Cacilda Hamms – primeira presidente da ABEN/SC
Janete Elza Felisbino – representando o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina
Jonas Salomão Spricigo – presidente na gestão (1984-1985) e (1985-1986)
Jorge Lorenzetti – presidente na gestão (1980 – 1984)
Julit Hamms - enfermeira
Lydia Ines Rossi Bub – participou como conselheira do Conselho Federal de Enfermagem, em sua  primeira gestão
Maristela de Assunção de Azevedo – atual presidente da ABEN/SC
Nelcy Teresinha Coutinho Mendes – presidente na gestão (1970-1972) e (1976-1980)
Justa homenagem para quem dedica a sua vida em pról da saúde dos catarinenses. A ABEN/SC está de parabéns pelo seu  jubilei de OURO.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails