20/03/2012

*2012 - Parabéns pelo Dia do Blogueiro (20/03)

Desejamos de coração, um Feliz Dia do Blogueiro, para você Dalva Day!!
Com carinho: Adalberto Day, Vanessa, Lui e Rodrigo


CURIOSIDADE - Dia do Blogueiro – História da Data – 20 de Março

Nesta terça-feira, dia 20 de março de 2012, estamos comemorando o Dia do Blogueiro.

A data ainda não é uma celebração tradicional, pois essa profissão, ocupação ou até um passatempo de algumas pessoas, é uma atividade um pouco mais recente, vindo junto à era digital e a difusão da internet.
Homenagem da ABLUDEF "Parabéns pelo dia da Blogueira" com carinho Maria Helena Mabba - presidente da entidade.
Mesmo sendo nova, a atividade de blogueiro é de extrema importância para a rede. É com os blogs que as informações são disseminadas, seja ela de qualquer área.

São os blogs que também nos proporcionam um meio para que possamos expressar nossas opiniões, com uma liberdade de expressão raramente vista em outros meios de difusão da comunicação.

Nos blogs encontramos toda a espécie de conteúdo online. Hoje temos páginas de celebridades, jornalistas, político, entre muitos outros setores do mercado que divulgam seus trabalhos e pensamentos através de um blog.

Com o crescimento cada vez mais rápido da internet em todo o mundo, não será estranho que os blogs cada vez mais tenham espaço na vida digital das pessoas.

17/03/2012

* 2012 - COMTRANBLU VISITA A OBRA DA PONTE DO BADENFURT

Maria Helena Mabba presidente da ABLUDEF e da CODEPA gestão 2012/2014, ambas reeleita para mais um biênio a frente dessas importantes entidades, atua como conselheira do COMTRANBLU (Conselho municipal de Transporte de Blumenau) , a convite da diretoria do conselho foi  acompanhar a visita a obra da Ponte do Badenfurt, no dia  14 de Março as 09:00 horas.
Estiveram presente o prefeito João Paulo Kleinubing e o vice-prefeito Rufinus Seibert, para verificar como está o andamento da obra.

* 2012 - 50º ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

Maria Helena e os enfermeiros Sandro e Kleizer com a dep.Ana Paula Lima
 No dia 13 de março  ás 18h15min, em Florianópolis,  a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e os funcionários Sandro (enfermeiro) e Kleizer (técnico em enfermagem) estiveram a convite da Dep. Ana Paula na comemoração dos 50º anos da Associação de enfermagem de Santa Catarina. Maria Helena é funcionária do AGGIMEK  como digitadora  em Blumenau e foi por muitos anos colega de trabalho junto a dep Ana Paula .

A Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina (ABEN/SC), recebeu homenagem em sessão especial.   A homenagem foi proposta pela deputada Ana Paula Lima (PT), que também é enfermeira, onde trabalhou no Ambulatório  de Blumenau. Após dar por iniciado os trabalhos junta a tribuna pelo presidente,o deputado Gelson Merisio (PSD), e a solenidade foi prestigiada pelos deputados Ana Paula e Jailson Lima (PT) e demais convidados. A deputada Ana Paula iniciou a sua fala com o seguinte discusso: “Fico imaginando o que pensaram as cinco mulheres que fundaram a ABEN/SC. Mulheres que se preocupavam com a saúde da população, com a regulamentação da profissão e com melhores condições de trabalho e de educação para profissionais que iriam lidar diretamente com vidas,” .
A ABEN/SC foi fundada em 13 de março de 1962, é uma extensão estadual da Associação Brasileira de Enfermagem, cuja sede se localiza em  Brasília. Entre muitas homenageadas da noite destaco a fala da Irmã Cacilda Hamms, que falou em nome de todos os homenageados, agradeceu a lembrança e gratidão pelos 50 anos da associação. A presidente atual da ABEN/SC senhora Maristela de A. de Azevedo fez uma trajetória do que foi e é a instituição e a sua importância enquanto entidade de saúde para o Estado de Santa Catarina. Uma das vitória é a cadeira acadêmica do curso de enfermagem da UFSC, referência no país. A construção do hospital infantil Edith Gama Ramos entre outras mais.
  Homenageados da noite:

Angela Maria Alvarez – presidente na gestão (2001-2004) e (2004-2007)
Anita Terezinha Zago – presidente na gestão (1995-1998)
Denise Elvira Pires de Pires – liderou o movimento de mudança ético-profissional nas relações ABEN/Coren
Flérida Goudel de Cardoso – membro da primeira diretoria da ABEN/SC
Gelson Luiz de Albuquerque (representado por Ligia Paim) – presidente na gestão (1998-2001)
Helga Regina Bresciane – vice-presidente ABEN nacional 
Irmã Cacilda Hamms – primeira presidente da ABEN/SC
Janete Elza Felisbino – representando o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina
Jonas Salomão Spricigo – presidente na gestão (1984-1985) e (1985-1986)
Jorge Lorenzetti – presidente na gestão (1980 – 1984)
Julit Hamms - enfermeira
Lydia Ines Rossi Bub – participou como conselheira do Conselho Federal de Enfermagem, em sua  primeira gestão
Maristela de Assunção de Azevedo – atual presidente da ABEN/SC
Nelcy Teresinha Coutinho Mendes – presidente na gestão (1970-1972) e (1976-1980)
Justa homenagem para quem dedica a sua vida em pról da saúde dos catarinenses. A ABEN/SC está de parabéns pelo seu  jubilei de OURO.

* 2012 - ELEIÇÃO DA ABLUDEF GESTÃO 2012/2014

CHAPA 1 - ÚNICA = tesoureiro José Carlos   - cons. fical - Lucinda Fátima - Presidente - Maria Helena  - vice-presidente Vilmar José Balsan e cons. fiscal Marcos Raulino, ausente na foto: secretária Neuza e cons. fiscal Maria Carmem.
Com inicio as 14 horas do dia 10 de março de 2012, iniciou-se a eleição gestão 2012/2014 da ABLUDEF. Após advogado Dr. José Monarim liberar para que Maria Helena fizesse as devidas orientações para os associados como deveriam seguir para fazerem a escolha do presidente , vice-presidente, tesoureiro, secretária e 3 conselheiros fiscais. Os profissionais da entidade estariam auxiliando e revezando nos atendimentos e caso houvessem dúvidas o Drº José Morarim advogado da ong estaria esclarecendo. Na oportunidade foi mostrado a caixa onde será colocado os votos dos associados para posteriormente abrir e fazer a contagem exatamente ás 17 horas com o encerramento da eleição. Como não houve mais de uma chapa, sendo que os votos seriam de apenas assinalar (   ) SIM  ou (  ) Não.
Maria Helena Mabba foi a primeira a votar, dando oportunidade de todos verificarem como deveriam proceder. E assim foi cada um dos associados que estavam presente , dirigir-se a urna e tiverão o direito de votar das 14hs as 17hs. Tudo transcorreu tranquilamente.
Devido ás suas limitações, em algum momento tiveram que pedir auxilio para se locomover até a mesa de votação, mas todos que foram sentiram o sabor de cidadão livre, e que nós brsileiro conquistamos esse direito e não é por estar numa cadeira de rodas ou utilizando um andador, ou mesmo muletas não possam estar exercitando seu direito de VOTO.
As 17 horas foi encerrada mais uma eleição para a diretoria da ABLUDEF, essa como gestão 2012/2014.  Apesar da ong ter um grande número de associados, apenas 84  tiveram na entidade para exercer seu direito de escolher com um SIM ou de poder dizer NÃO aceito. Foram  78 SIM e 06 NÃO.
A nova diretoria da ABLUDEF gestão 2012/2014, apenas 02 pessoas tiveram que sair antes das 17 horas. Mas os que puderam ficar até o final puderam sentir o carinho dos associados que confiaram a eles a missão de representá-los na defesa de seus direitos.
CHAPA Nº 01 
Presidente: Maria Helena Mabba
Vice-Presidente: Vilmar José Balsan
Tesoureiro: José Carlos de Araujo Rosa
Secretaria: Neuza de Almeida Santos 
CONSELHO FISCAL 
 1- Lucinda de Fátima Vanderlinde
2-  Marcos Raulino
3-  Maria Carmem  da Rocha

* 2012 - GRUPO DE MULHERES

No dia 8 de março a ABLUDEF recebeu associadas da entidade para comemorarem o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Maria Helena Mabba presidente da ABLUDEF presenteou uma camiseta rosa a cada uma das 66 mulheres,  presentes ao evento , especialmente feita para o encontro.
 Os funcionários Sandro Sandri (enfermeiro) e o Kleizer Cassetari Batista (técnico em enfermagem) palestraram sobre a "A SAÚDE E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DE COLO E MAMA" para as associadas com deficiência física, falou-se sobre a necessidade de fazerem o preventivo anualmente do câncer de mama e do útero. Muitas tinham perguntas ao longo da vida e não tinham recebido a devida atenção , e eles prontamente esclareceram dando a elas a condição de esclarecerem as questões que por motivos de falta de mobilidade dificultam esses esclarecimentos. Foram dados a elas vários folder esclarecendo como e onde ir para fazerem seus preventivos e os profissionais estarão orientando durante a semana quando necessitarem.
A rede feminina de combate ao câncer doou material (folder da AVON) referente ao
tema da palestra e se colocou a disposição para atender nossas associadas.
A AVON em parceria com todos os orgão nacionais e internacionais que atende a classe feminina sempre atua na beleza interna e externa das mulheres, disponibiliza no seu site vasto material para que possamos nos orientar de como podemos nos tornar belas, não só do lado exterior, mas principalmente do lado interior, nos prevenindo das doenças que deixam as mulheres com muitas sequêlas.  www.institutoavon.org.br
O segundo tema da palestra do DIA INTERNACIONAL DA MULHER foi ministrado pela funcionária Ana Carla Tavares, nutricionista. Houve a necessidade da ong contratar para 2012  uma profissional de nutrição para acompanhar as associadas que participam das atividades da entidade semanalmente, pois sempre oferecemos um lanche a cada termino de atividades quando se preparam para voltarem aos seus lares. Notamos que nem sempre as que tem algumas restrições na alimentação se controlam neste momento. Vendo que suas colegas comem alimentos que para elas não trazem maiores comprometimentos podem fazer mal para outras. Assim sendo a nutricionista tem condições de fazer o cardápio do lanche da tarde que possam contemplar a todas, variando com frutas, sucos e outros alimentos. E como a instituição não é focada para a saúde, mas para a assistencia social temos que estar contra balanceando para que o nosso público alvo seja atendido de todas as maneiras.
Público que participou das festividades alusiva ao dia internacional das mulheres  na ABLUDEF - 08/03/2012
Após as palestras foi oferecido um lanche recheado com um lindo e gigantesco  bolo de nozes.
Para cada participante foi oferecido 01 rosa vermelha doação da floricultura Isolde .Maria Helena presenteou a cada uma das mulheres com 01 rosa de chocolate (cor rosa)  e 01 rosa de sabonete branca  da Vale Europeu artesanais.
Cada associada recebeu das mãos dos funcionários (masculino) uma rosa vermelha doação da floricultura Isolde .
Kleizer, Luiz. Sandro, Delmar e Marcelo  entregaram a todas elas 01 rosa sendo muito aplaudidos.
A COOPER doou brindes para o sorteio como pente, desodorante, creme, espelhinhos de bolsa  e outros.
A presidente Maria Helena Mabba homenageou a todas as funcionárias e voluntárias femininas da ABLUDEF que estavam no evento da tarde do dia 8 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER, com um lindo vaso de violetas.
Para finalizar o encontro os funcionários Sandro (enfermeiro) Marcelo (psicólogo) e Kleizer (técnico em enfermagem) homenagearam as associadas, funcionárias e estagiárias  cantando para elas. Todas agradeceram e aplaudiram. Acredito que de hoje em diante os 3 funcionários serão muito requisitados, as associadas  acharam que eles tem jeito para cantores.

* 2012 - GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 27 de fevereiro realizou-se na ABLUDEF o primeiro encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE de 2012. Devido a ausência da coordenadora do Grupo a  assistente social Dalva Day, foi realizado por toda a equipe da entidade.
O Percy Ralf Coly esteve representando o idoso de 99 anos, e aproveitou o tema para falar sobre higiêne para pessoas idosas, mostrando a eles o quanto é necessário tomar banho diariamente para evitar que tenham odores, e  que o corpo acumule doenças devido a má higiene. Escovar os dentes ou limpar bem a dentadura.  
Maria Helena Mabba presidente da ABLUDEF e também madrinha do GRUPO DA MELHOR IDADE contratou o palestrante Moacir para palestrar sobre QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE. Foi uma palestra com bastante interação dos idosos, fizeram muitas perguntas dos quais foram respondida pelo palestrante. Além dos funcionários, temos como apoio estudantes da área de psicologia e serviço social que além de aprenderem com os profissionais da entidade, aprendem na prática o diferencial que muitas vezes não tem nos bancos da faculdade, sendo rico o aprendizados nesta área.
Foram entregue para as idosas 01 rosa vermelha simbolizando a homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER  que será realizado dia 8 de março. O motorista da ABLUDEF, Luiz foi designado para entregar a cada idosa o botão de rosa, e cada uma vez questão de tirar uma foto com ele. O carinho que cada funcionário trata o GRUPO DA MELHOR IDADE, recebe em dobro o carinho dos idosos. Todos gostam muito de estar trabalhando com esse público alvo.
 
 

16/03/2012

* 2012 - GRUPO DE ADOLESCENTE

No dia 24 de fevereiro na ABLUDEF, realizou-se o primeiro encontro do GRUPO DE ADOLESCENTE de 2012. As coordenadoras do grupo Juliane, Aline, Ana e Tânia apresentaram falando de suas funções dentro da entidade. Cada profissional falou sobre sua área de atuação e a as propostas para o ano. A presidente Maria H Maba ressaltou a importância da participação dos adolescentes nos encontros e ainda garantiu um passeio surpresa para o fim de ano.
Foram realizadas atividades direcionadas, um vídeo sobre os encontros de 2011 foi passado e os adolescentes tiveram a oportunidade de contribuir com os temas que eles gostariam que os profissionais abordassem nos proximos encontros.

No dia 24 de março será realizado o 2º encontro com o grupo e para este estão programas muitas atividades, será dado inicio a uma gincana de Nutrição, esta foi planejada e será coordenada pela nutricionista da instituição. 

Máscaras confecionadas pelo GRUPO DE ADOLESCENTES da ABLUDEF.

Related Posts with Thumbnails