20/05/2013

* 2013 - GRUPO REENDUCAÇÃO ALIMENTAR DE MAIO


Aos treze dias do mês de maio de dois mil e treze, reuniram-se na sede da Abludef os associados, para o segundo encontro do Grupo de Reeducação Alimentar, coordenado pela nutricionista Ana Carla Tavares. O tema abordado foi Rotulagem de Alimentos. A nutricionista ensinou o grande grupo a ler os rótulos dos alimentos, com o intuito de instruí-los a comparar os produtos na hora de fazer compras, aprendendo a fazer escolhas mais saudáveis.  Ela falou sobre os “vilões” presentes nos alimentos; dentre eles a gordura saturada, gordura trans, o sódio e o açúcar. 
Enfatizou que devem ser observados quais alimentos possuem maior quantidade destes componentes, uma vez que devem ser evitados, pois o consumo excessivo dos mesmos pode provocar diversas complicações como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, hipercolesterolemia, entre outras complicações. Explicou também a diferença entre produto integral, semidesnatado e desnatado, produtos diet e light, e destacou a importância da escolha de alimentos ricos em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo e fibras, todos considerados essenciais para o bom funcionamento do organismo e prevenção de diversos tipos de doenças.  Esta atividade teve por objetivo incentivar o grupo a comparar os alimentos na hora das compras, evitando a compra de produtos industrializados, enlatados e embutidos, optando por produtos mais saudáveis. A atividade foi bem dinâmica e o grupo foi participativo, enriquecendo o encontro.  Em um segundo momento, a nutricionista pesou e aferiu a circunferência abdominal de cada associado, para respectivo acompanhamento. 
Ao final, cada associado recebeu um cartão com um pacote de oleaginosas (castanhas, amêndoas) e frutas secas como forma de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. 
As 16:00h foi servido um delicioso lanche e as 16:15h encerraram-se as atividades.
TEXTO: Ana Carla Tavares - Nutricionista da ABLUDEF .

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails