13/01/2014

* 2014 - COR AZUL

AZUL
 
A cor azul significa aceitação, acredita na melhora da humanidade, afeição, água, amizade, amor, artístico, boa fortuna, calmaria, céu, compaixão, compartilhador, comunicação, confiança, conforto, consciência, conservadorismo, contemplação, cooperação, criatividade, depressão, devoção, empatia,  entendimento, estabilidade, eternidade, falante, fé,  fluidez, força nata, formal,  frio, gentileza, harmonia, idealismo, idéias, infinidade, inspiração espiritual,  inspiração, intelecto, inteligência, lealdade, liberdade, limpeza,  mensagens,  mistério, oceano, ordem,  paciência, Paraíso,  paz, pensamentos elevados, piedade, precisão, profundidade, progresso, proteção, reafirmação, relaxamento,  sabedoria, segurança, serenidade sinceridade,  tecnologia, tranquilidade, tristeza, unidade, verdade, viagem, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito. O azul é uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo.
Azul-celeste e o azul claro nos fazem sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das atividades do dia. Também é aconselhável contra a insônia.
Azul claro: generosidade, saúde, cura, frescor, entendimento, tranquilidade, compreensão e frescura. É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia, etéreo, delicado, calmante, saúde, tranqüilidade, entendimento, suavidade
Azul Escuro: Profundidade,esperteza, estabilidade, credibilidade (associado ao Ouro!), intelecto, sabedoria, cores corporativas, poder, integridade, seriedade, saúde, decidida, Judicial, ordem, lógica, dependência, serenidade. Combinações entre tons claros e escuros de azul cria uma sofisticada e conservadora imagem. Também é  considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.
Azul-marinho: nos faz sentir descontraídos e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite. O azul-marinho significa conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade, espírito e do pensamento. Simboliza a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. O azul escuro representa a noite, o azul da meia-noite age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos conectar com nossa parte feminina e intuitiva. Mas demasiado azul escuro pode produzir depressão. Nos ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo.
Azul Royal: Riqueza, superioridade, frio
Azul turquesa: nós associamos o azul esverdeado com o refrescante e relaxante oceano. O turquesa é uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante, e é aconselhável para o estresse mental, o cansaço e o desejo de purificar-se.
É uma cor que nos anima a começar de novo com forças renovadas e idéias novas. Essa cor é boa para momentos em que nos sentimos sozinhos, nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos. Ela  está associada ao signo de Aquário. As palavras chaves do turquesa são: conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor, limpeza. Está associada aos signos Peixes, Libra, Aquário e Sagitário. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta. Dentre os diferentes efeitos na saúde destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa da pressão arterial. A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante. Seu uso em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia. Ela  estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental. Alguns acreditam que o Azul retarda o metabolismo e inibe o apetite. Imagens, objetos se destacam automaticamente em um fundo azul, não precisando do foco do olho humano para isso. Com sobre-uso, pode gerar um sentimento de frio. Também de grande preferência feminina, o azul ainda é a cor favorita dos homens e é bem escolhida para sites que abordem tecnologia, produtos medicinais, sendo também utilizados em páginas sobre limpeza, o ar, céu, água, oceanos e veículos. O azul é a cor favorita de mais da metade da população mundial , é a cor com menor incidência de negação em praticamente, todas as culturas. Designs de alto impacto podem ser criados utilizando-se as combinações entre azul, vermelho e amarelo. Combinações entre azuis claros e escuros podem remeter a sentimentos de confiança. Muito empregado em locais para relaxamento, como quartos e salas de descanso, pois incitam paz e sonolência. Abusar da cor azul não é muito recomendado, já que não atrai atenção e pode estimular a solidão.O Azul é a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranquilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança e paz de espírito. 
AS CORES E SEUS SIGNIFICADOS POR REGIÃO - AZUL
Europa – Suavidade, “ter algo azul” é uma 
tradição das noivas
Cherokees – Derrota, problema
Irã – Luto
China – Imortalidade
Colômbia – Sabão
Hinduísmo – A cor de Krishna
Judaísmo – Sagração
Cristianismo – A cor da roupa de Maria
Oriente Médio – Proteção
Ao redor do mundo – “cor” da segurança
Feng Shui – Yin, Água, calmaria, amor, cura, relaxamento, paz, confiança, aventura, exploração.
FONTE:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/design/o-significado-das-cores/2#ixzz2ign68k4A
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/design/o-significado-das-cores#ixzz2igmjqD1v
www.significadodascores.com.br/
vilamulher.terra.com.br/as-cores-e-os-seus-significados-12-1-3209-17.ht...
www.euroresidentes.com/portugues/cores.../significado-cores-zodiaco.ht...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails