01/05/2014

* 2014 - GARCIA 360° - AS BELEZAS DO GRANDE VALE

Palestra sobre o Bairro Garcia - Blumenau
No dia 27 de abril saímos com um grupo de amigos amantes de aventuras e da natureza, rumo ao Distrito do Garcia. Inicialmente foi realizado uma palestra pelo Cientista Social e Pesquisador da História de Blumenau Adalberto Day, sobre o Grande Garcia e seus bairros que somam 6 no total: Ribeirão Fresco, Bairro Garcia, Bairro Glória, Bairro Vila Formosa , Valparaíso e Bairro Progresso. 
Adalberto falou várias peculiaridades que cada um dos bairros tem. Iniciou dizendo que o O grande Garcia é um condomínio fechado por receber as pessoas e não tendo saída por vias normais, e quando veem ao bairro é por realmente necessitar dos serviços do bairro e não por passagem para acessar outros bairros ou cidades. 
Todos os bairros que compõe o Grande Garcia, são oficializados pela Lei nº 717 de 28 de abril de 1956 na época do Prefeito Frederico Guilherme Busch. 
O Bairro Garcia que recebeu este nome em homenagem às famílias vindas do Rio Garcia,de Camboriú O nome de Rua Amazonas foi colocado devido que na epoca era comum utilizar nomes de Estados, antes era conhecida com o nome de terras Die Kolonie. "A colônia”. A Rua Amazonas recebeu esta denominação através da Lei  nº 124   de 16 de abril de 1919.
Bairro Ribeirão Fresco: No mapa da Colônia de Blumenau de 1864 já constava o nome do ribeirão fresco, bem como o traçado do caminho principal  que conduzia ao Kühler Grund - Solo Fresco, denominação usada pelos primeiros imigrantes. Não faz parte do Distrito do Garcia.
Bairro Valparaiso : deve-se o nome ao  Loteamento conjunto  Valparaiso dado em homenagem a uma cidade chilena. Também conhecido como Zendron.    
Bairro Vila Formosa: O caminho paralelo à margem esquerda do ribeirão Garcia já constava no mapa da colônia Blumenau de 1864, existindo também a demarcação de alguns lotes coloniais. Este caminho atualmente é conhecido por Rua Hermann Huscher. Esta denominação foi dada em homenagem a um grande proprietário de terras no Bairro Vila Formosa, que inaugurou um curtume  no dia 7 de janeiro de 1898.
Bairro Glória: foi oficialmente criado através da lei nº 03, de 04 de fevereiro de 1938, Pelo prefeito José Ferreira da Silva, o bairro foi oficializado pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch  Jr. Através da lei nº 717, de 28 de abril de 1956. . O nome Glória foi colocado em homenagem a um antigo clube musical Glória, antes era conhecido com o nome de  Spectiefe (palavra de origem alemã que quer dizer caminho lamacento ou gorduroso, lama vermelha). Os moradores mais antigos fizeram o relato que as pessoas conhecidas como gente do Garcia, moravam no início da Rua da Glória. Depois da chegada dos alemães, logo em seguida vieram iuanos e Italianos.
Visita a associação Thiago e no Patrimônio Natural Bugerkopf
Bairro Progresso: originou-se após as implantações das empresas; Industrial Garcia e Artex – os moradores “diziam que o Progresso estava chegando” referindo-se as industrias.  A Rua Progresso tem essa denominação desde 28 de agosto de 1952 – Decreto Lei nº 364.  conforme artigo 2º.  Antes era conhecido como Alto Garcia. e distrito do Jordão. E quem morava onde hoje é a Rua Rui Barbosa dizia que morava no Kroba “Krohbergerbach ” (bach ribeirão) devido a primeira família a morar na região Sr. Heinrich Krohberger, que possuía uma grande propriedade. O nome oficial da reserva é RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Reserva Bugerkopf. O sr Lauro Eduardo Bacca proferiu uma palestra aos presentes referente a região que faz parte o RPPN. 
Encano / Indaial
A tarde visitamos a região do Spitzkopf, após percorrer pelas ruas Progresso e Bruno Schreiber, fizemos um passeio pela rua Belmiro Colzani, que dá acesso ao Faxinal do Bepe, cruzando a divisa de Indaial em meio a belas paisagens do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Vista inédita do pico do Spitzkopf. Retornamos pela entrada do Parque Ecológico Spitzkopf e de la seguimos para a Rua Santa Maria, que dá acesso à Nova Rússia. Com Altitude máxima de 511/515 metros referente a altitude da estrada de Blumenau/Progresso em direção ao Alto Encano, que coincide com o divisor de águas, divisa de Blumenau com Indaial naquele ponto.  
Parque das Nascentes
Fomos visitar o Parque das Nascentes, nome oficial (Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia), atualmente inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, onde a natureza nos brinda a cada instante com as maravilhas que Deus criou. Fizemos uma caminhada entre as belezas do parque e vimos de perto as nascentes que abastecem nosso município. 
Finalizamos o passeio no sítio do Rancho do Willy, onde a simplicidade encantadora do interior e dos donos cativou a todos. Não faltando o café com leite, as cucas caseiras e os pastéis feito na hora de palmito, carne moída e de frango. 

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Dalva
Bela postagem para uma bela Viagem proporcionada pela Darius Turismo que sempre nos recebe com o maior carinho tanto por Theodor como Wieland.
Nosso passeio foi bom no aspecto de conhecermos melhor o local onde vivemos, ou para outros de locais diferentes da cidade poder desfrutar este grande Bairro.
Quanto a pequena palestra do qual tive o prazer de proferir, é apenas mais uma etapa de poder contribuir com meu conhecimento.
Parabéns a todos e em especial a minha esposa autora do Blog.
Abraços carinho especial aos amigos.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

Related Posts with Thumbnails