28/06/2014

* 2014 - COPA DO MUNDO NO BRASIL - 1ª FASE

 

BRASIL - ESTADOS E CAPITAIS 
   

CAPITAIS ONDE  FORAM  REALIZADA OS JOGOS DA COPA DO MUNDO

1. Estádio Mineirão - Belo Horizonte
Um dos templos do futebol brasileiro, casa dos multicampeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, a arena, com capacidade para 58.170 espectadores, está completamente reformada e recebeu seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 incluindo um confronto de semifinal.Localizado no bairro da Pampulha e inaugurado em 5 de dezembro de 1965, o estádio pertence ao governo estadual de Minas Gerais, com o nome oficial de Estádio Governador Magalhães Pinto. Mas o certo é que é por "Mineirão" que os torcedores vão perguntar durante o torneio.
2.Arena Pantanal - Cuiabá
Especialmente construída para o torneio, a Arena Pantanal terá capacidade para 41.112 espectadores, ocupando o terreno em que antes estava o Estádio José Fagelli, e acolheu quatro partidas do Brasil 2014. Esse espaço multiuso terá, no entanto, uma estrutura modelar, que poderá ser reduzida depois do Brasil 2014. Coberta, ela poderá receber eventos diversificados, como shows, exposições e feiras. Clubes tradicionais como o Mixto e o Operário também podem aproveitar essa estrutura. 
3.Estádio Castelão - Fortaleza
Construído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido popularmente como Castelão, foi inteiramente reformado para acolher confortavelmente públicos de até 60.342 pessoas. O que também muda no Castelão é o acesso. Com a construção de quatro corredores exclusivos de ônibus, de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e de duas estações de metrô, o torcedor tem muito mais facilidade de locomoção, tanto para os jogos como para os restaurantes, cinemas, hotel e o centro olímpico que devem fazer parte do complexo. Nesta Copa do Mundo da FIFA ele foi a  casa da Seleção Brasileira no segundo jogo da primeira fase.
4.Estádio das Dunas - Natal 
Desde o ano de sua construção, 1972, o estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão, abrigou no bairro Lagoa Nova os maiores jogos de futebol da capital do estado do Rio Grande do Norte, sobretudo aqueles envolvendo seus três maiores times – o ABC, que disputou a Série A do Campeonato Brasileiro pela última vez em 1985; o Alecrim (1986) e o América (2007). O resultado é o projeto do Estádio das Dunas, com capacidade para 39.971 espectadores, cuja referência a uma das atrações naturais mais impressionantes da região de Natal não se limita ao nome, mas também à ousada construção ondulada que imita dunas de areia.  
5. Arena Pernambuco - Recife
O novo estádio, recebeu cinco partidas do Brasil 2014. A arena, cercada por outros empreendimentos, fica localizada em São Lourenço da Mata, na zona metropolitana da cidade, a 19 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Com capacidade para 42.610 pessoas e construída por meio de uma parceria público-privada, a Arena Pernambuco passa a acolher partidas do Náutico, depois de acordo fechado com o clube alvirrubro em outubro de 2011.  
6. Arena Fonte Nova - Salvador
A Fonte Nova, oficialmente Estádio Octávio Mangabeira, foi implodida para dar lugar a uma moderna arena com capacidade para 51.900 espectadores, que sediou quatro confrontos da primeira fase do torneio. Inaugurado em 28 de janeiro de 1951, o estádio da capital baiana foi utilizado até novembro de 2007 e três anos depois foi demolido. A capital baiana ainda receberá uma partida eliminatória das oitavas de final e uma das quartas de final. 
7. Estádio Nacional de Brasília - Brasília 
Seguindo os padrões de uma das cidades mais modernas do país em termos de arquitetura, o Estádio Nacional de Brasília é um dos mais imponentes – e o segundo maior, com capacidade para 69.349 espectadores – da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O antigo estádio Mané Garrincha, praticamente demolido, deu lugar a uma arena que conta com uma nova fachada, com cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado para permitir uma visão completa do jogo. O Estádio Nacional de Brasília foi aprovado para receber a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, além de sete outras partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014, incluindo uma de quartas de final. Ano de construção 2012.
8. Arena da Baixada - Curitiba
Desde que foi reinaugurado em junho de 1999, o tradicional Estádio Joaquim Américo, conhecido como Arena da Baixada, tem a reputação de ser um dos mais modernos e bem estruturados do Brasil. A capacidade foi aumentada assim para 39.631 mil pessoas, para que o estádio pudesse  abrigar quatro jogos do Mundial de 2014.
9.Arena Amazônia - Manaus
A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, pode não ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas certamente atrairá um grande número de torcedores graças à sua localização privilegiada, no coração da maior floresta em área contínua do mundo. A Arena Amazônia tem capacidade para 40.549 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho. Ela recebeu quatro jogos de primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014.   
10. Estádio Beira-Rio - Porto Alegre
Recebeu cinco jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, um deles válido pelas quartas de final do torneio.  Maior estádio da região Sul do país, o “Gigante do Beira-Rio”, batizado Estádio José Pinheiro Borda, foi inaugurado em 1969 depois de quase uma década de obras em que a participação da torcida do Inter foi efetiva: os colorados contribuíram com tijolo, cimento e ferro, e alguns chegaram a deixar o Estádio dos Eucaliptos quando o time ia mal para “torcer” pelos pedreiros que trabalhavam no Beira-Rio. Depois da reforma, o Beira-Rio terá capacidade para 43.394 espectadores.
11. Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro
Construído para a Copa do Mundo da FIFA 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, o Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio de Janeiro, reassume a condição de protagonista no Brasil 2014. O Maracanã receberá a grande decisão no dia 13 de julho. De cara nova para o Mundial, o estádio que ficou conhecido como “Maior do Mundo” – chegou a receber 200 mil torcedores e detém vários dos maiores recordes de público da história do futebol – tem agora capacidade para 74.738 espectadores e continua sendo o maior do país. A fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permanecerá intacta. Segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro.    
 12. Arena de São Paulo - São Paulo
O Sport Club Corinthians Paulista com a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014recebeu  a construção da Arena de São Paulo, no bairro de Itaquera, na Zona Leste da cidade – um tradicional reduto de corintianos. A Arena de São Paulo, com capacidade para 63.321 espectadores, sendo 20 mil em estrutura temporária, foi a escolhida para receber a partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e abrigou  ainda outros cinco jogos, entre os quais uma das semifinais. FONTE: http://pt.fifa.com/  
RESULTADO DA 1ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE  2014 
  

Um comentário:

Fortalezajb Iluminada disse...

Ótimo post!!! Amei
Blog maravilhoso!
http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
Beijocas

Related Posts with Thumbnails