09/04/2020

* 2020 - Quinta-feira santa

Quinta-feira santa
A Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, a semana anterior ao domingo de Páscoa. Nesse dia, Jesus terá reunido os seus apóstolos num episódio conhecido como a Última Ceia. Trata-se de uma data móvel que não é feriado no Brasil.
Tradições da Quinta-feira Santa
É costume o padre lavar os pés de 12 pessoas na celebração da missa, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. A celebração do Lava-pés, como é chamada, dá por finalizado o período da Quaresma. A partir de então, tem início o Tríduo Pascal (paixão, morte e ressurreição de Jesus).
Lava pés na quinta feira santa
Quaresma, de 40 dias, é o tempo de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto. Além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem, os quais foram instituídos por Jesus durante a Última Ceia. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (Lucas 22, 19) Também é na quinta-feira que os santos óleos são benzidos. Esse óleos são os utilizados nas celebrações dos sacramentos do Batismo, Crisma, bem como na unção de enfermos.
https://www.calendarr.com/brasil/quinta-feira-santa/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails