28/04/2022

* 2022 - Palestra: Golpes Virtuais e a Proteção para Idosos

 

No dia 20 de abril realizou-se na Pró-família uma palestra com a advogada Dra. Leila Adriana Caliari, sobre Golpes Virtuais e a Proteção para Idosos.

Os golpes virtuais mais comuns são feitos por ligações telefônicas, clonagem de imagem e números no WhatsApp no celular, Pix, venda de produtos bancários, empréstimos e prova de vida.

Foi trabalhado junto aos idosos cada item referente aos golpes mais comuns e muitos dos presentes comentavam que passaram por isso ou que tiveram amigos que sofreram algum golpe. 

Dalva Day - Assistente social e hoje participo dos grupos de Idosos na Pró-Família. 

Vereadora Cristiane Loureiro e o secretário da pró-família  Júlio César Pereira  

Palestrante: Dra. Leila Adriana Caliari

A Pró-família tem professores que administram aulas de informática para os idosos e incluíram aulas explicando como se usa o celular para a terceira idade.  Devido a Pandemia os idosos  tiveram que se superar, e uma das maiores dificuldades que tiveram que se adaptar foi o uso de celular.  

Neste momento tiveram que aprender a usar, não apenas a atender ligações, mas para o bem da sobrevivência aprender a ligar para comprar alimentos, remédios, pagar suas despesas mensais que se transformaram em anuais devido o longo tempo de isolamento. Seus familiares não podendo auxiliar em muitos momentos críticos, mas essas mesmas pessoas que outrora ensinaram seus familiares a aprender a engatinhar, alimentar, aprender as primeiras letras do Be a Bá, foram a luta para aprender mais um desafio que era como dizia alguns idosos o celular para mim era “ um bicho de sete cabeças”. Mas muitos superaram com nota 10 esse desafio, só não conseguiram superar os bandidos que sem misericórdia muitas vezes enganaram, roubaram e tiraram inescrupulosamente os ganhos dessas pessoas via celular e ainda continuam a fazer. 

Crédito: Pró-família
Lembrar que os idosos de hoje nasceram e cresceram em um período pós-guerra em época que o telefone era restrito a poucos e o celular estava distante de seus imaginários. Hoje praticamente seus netos e bisnetos tem seu primeiro celular antes dos 3 anos e são presenteados pelos avós (quase sempre).

A Secretaria Municipal da Família (Pró-família) foi a primeira pasta específica do segmento no Brasil, oferecendo serviços e atividades para crianças, adolescentes, idosos e clubes de mães;

Blumenau, através das atividades desenvolvidas na Pró-família, recebeu o primeiro selo para ter certificação “Cidade Amiga do Idoso” do Governo Federal  em  2018;

Recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria de Políticas Públicas Relacionadas ao Fortalecimento de Vínculos Conjugais, do Programa “Município Amigo da Família” do Governo Federal em 2020.

Mais Qualidade de Vida para a População

A Pró-família realiza suas atividades de forma gratuita, na sede e nos mais de 100 polos externos, com aulas de variadas modalidades, desenvolvendo o aprendizado, bem como, ações de formação e de inclusão ao mercado de trabalho.

Mais Lazer para a População

A Pró-família promove e contribui na realização de importantes eventos na cidade, oportunizando integração social com ações solidárias e voluntárias, além de ajudar no desenvolvimento da economia local.

A Secretaria da Família (Pró-família) atende cerca de 3.400 idosos por meio do Programa Pró-Idoso. Na sede, são atendidas aproximadamente 1.100 pessoas com idade acima de 60 anos, além dos 1.000 idosos atendidos por meio dos 75 núcleos externos e 32 grupos autônomos distribuídos nos bairros da cidade. São oferecidas 45 oficinas, envolvendo atividades de lazer, esporte, cultura, cidadania.  Além disso, há também uma programação especial sempre alusiva as datas comemorativas com desfiles, apresentações culturais, campeonatos para a terceira idade, recitais de musica e varias atividades durante o ano. A Pró-família também conta com a parceria do CRAS através dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV).

Prédio Pró-Idoso
E-mail: pro.familia@blumenau.sc.gov.br
Telefone: (47) 3381.6972
Endereço: Rua Itapiranga, 368 - Velha CEP 89036-230 Blumenau - SC
Horário: 08:00 às 12:00 | 13:30 às 17:30

Prédio Criança e Adolescente
E-mail: profamiliaexternos@blumenau.sc.gov.br
Telefone: (47) 3381.6973
Endereço: Rua Jacó Brueckheimer, 370 - Velha CEP 89036-250 Blumenau - SC
Horário: 08:00 às 12:00 | 13:30 às 17:30

www.blumenau.sc.gov.br/pro-familia

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails