15/07/2009

* 2009 - GRUPO DE HOMENS DA ABLUDEF

A psicologa Marivete Gesser, coordenadora do grupo de associados masculinos da ABLUDEF foi convidada pela assistente social Dalva Day, para editar um texto sobre o atendimento do Grupo de Homens . Marivete Gesser está inovando em 2009 com o 1º Grupo de Homens ,desafio que recebeu da entidade. Como já atuava com o grupo de Mulheres, havia uma chamada do público masculino quanto a esse atendimento. Marivete Gesser gentilmente fez um texto com fundamentação deste Grupo de Homens, que a cada dia se torna tão forte no atendimento psicossocial quanto o grupo de mulheres.
Hoje há uma significação predominante que associa ao homem características como força, virilidade, coragem, valentia e violência. Essas idéias estão presentes no imaginário social e contribuem para a constituição dos homens na contemporaneidade (GOLDEMBERG, 2005; SALIMENE, 1995).
Os homens com deficiência física não têm como ascender a esse padrão de masculinidade demandado socialmente, pois seus corpos não se enquadram nesse padrão normativo. Pesquisas realizadas por Shakespeare (1998) evidenciaram que as pessoas com deficiência sofrem um processo de estigmatização e de exclusão, sendo significados socialmente a partir de rótulos como o de “impotentes”, “inofensivos sexualmente”, “incapazes de estabelecer um relacionamento afetivo” e, muitas vezes, de prover a si próprio e a uma família.
Silva e Albertini (2007), em pesquisa realizada com o objetivo foi investigar o impacto da paraplegia adquirida na sexualidade masculina, evidenciaram que há uma necessidade de estes ressignificarem esse padrão de masculinidade predominante na sociedade contemporânea para que possa ocorrer um processo de aceitação da deficiência e busca de alternativas de inclusão social.
Diante das questões acima apresentadas e do conhecimento da realidade social vivenciada pelos homens com deficiência associados à ABLUDEF emergiu a necessidade de construir um grupo de homens com deficiência.
Objetivo Geral
Reabilitar homens com deficiência física favorecendo a inclusão social.
Objetivos Específicos
Desconstruir os padrões de masculinidade associados à força, potência e virilidade e geradores de sofrimento em homens que possuem corpos que divergem desse padrão.
Promover a aceitação e valorização do corpo divergente do padrão hegemônico divulgado pelos meios de comunicação.
Desenvolver estratégias de enfrentamento dos preconceitos presentes no contexto social no qual os homens estão inseridos.
Desenvolver habilidades de sociais e de assertividade favorecedoras da inclusão social nos diversos contextos interativos.
Metodologia
Caracterização do trabalho
O grupo é constituído por 13 participantes sendo eles homens com algum tipo de deficiência física associados à ABLUDEF.
Ele surgiu a partir de um levantamento de necessidades junto aos homens associados à entidade. Como estes já possuíam o conhecimento acerca da realização do grupo de mulheres pela entidade, eles solicitaram que essa modalidade de atendimento também fosse viabilizada para eles.
Para caracterizar de forma mais efetiva as necessidades dos participantes, no primeiro dia da realização do grupo foram entregues papeletas em que os homens puderam relatar as questões consideravam mais importantes no seu processo de reabilitação psicossocial.
Os temas que emergiram foram: preconceito vivenciado por ter um corpo diferente da norma social; barreiras sociais que dificultam a acessibilidade nos vários contextos interativos; sentimento de inferioridade por ser deficiente em um contexto social que demanda eficiência; timidez e desencorajamento para iniciar um relacionamento afetivo; dúvidas sobre possibilidades de exercer a sexualidade tendo uma deficiência física.
Os encontros vêm ocorrendo desde o mês de junho de 2009, sempre na primeira quinta-feira do mês. No início de cada encontro, procura-se retomar os objetivos do grupo e ressaltar a importância do compromisso de sigilo estabelecido entre os membros do grupo.
A avaliação do trabalho ocorre no final de cada encontro, sendo que neste momento os participantes também podem dar sugestões de temas a serem problematizados.
Referências
GOLDENBERG, Mirian. Gênero e corpo na cultura brasileira. Psicol. clin., 2005, vol.17, no.2, p.65-80.
SHAKESPEARE, Tom. Poder y prejuicio: los temas de género, sexualidad y discapacidad. In: Len Barton (comp.) Discapacidad y sociedad. Madrid: Morata, 1998. p. 205-229.
SALIMENE, A. C. M. Sexo: o caminho para a reabilitação. São Paulo: Cortez, 1995.
SILVA, Luiz Carlos Avelino da and Albertini, Paulo A reinvenção da sexualidade masculina na paraplegia adquirida. Rev. Dep. Psicol.,UFF, 2007, vol.19, no.1, p.37-48.
Psicologa Marivete Gesser :
2006 Doutorado em andamento em Psicologia . Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Gênero, Corpo e Sexualidade: significações sociais e implicações no processo de constituição de mulheres com deficiência física, Orientador: Maria Juracy Filgueiras Toneli.
2003 - 2004 Mestrado em Psicologia Social . Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Título: O Êxodo Rural das Jovens na Agricultura Familiar do Município de Lontras: Análise Psicossocial, Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Bader Burihan Sawaia. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,
1998 - 2003 Graduação em Psicologia . Graduação em Psicologia. Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: O Êxodo Rural das Jovens: Contribuições da Psicologia Social. Orientador: Lorena de Fátima Prim.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails