12/10/2009

2009 – DIA DO DEFICIENTE FÍSICO

No dia 11 de outubro comemora-se o “DIA DO DEFICIENTE FÍSICO”, são considerados deficiências mais comuns a visual, auditiva, motora e mental. A ABLUDEF – Associação Blumenauense de Deficiência Física tem cerca de 1840 associados e atente mensalmente 700 pessoas com deficiências nas mais variadas necessidades, desde consulta sobre legislação, auxilio de alimentação, fisioterapia. Também atende a comunidade com orteses (cadeira de rodas e banho, muletas axilares e canadense, andadores) emprestando para pessoas que tiveram A.V.C ou acidentes de trânsito.
Apesar da equipe de funcionários ser pequena a ABLUDEF comemorou com chave de ouro , desde o bolo (doação da Casa da Amizade e feito pela senhora Lenir Galassini da doceria Perola Negra), lembrancinhas confeccionadas pelos funcionários e voluntários, brinquedos para crianças (doados 200 pela casa da amizade), brindes (doados pelos alunos do Colégio Bom Jesus), juntos fizemos um festão.
No dia 10 de outubro a partir das 13:30hs os portões da ABLUDEF foram abertos para receber os associados de todas as idades, para participar das festividades. A assistente social Tânia Regina Moraes com sua equipe ficaram na portaria da entidade pegando os nomes dos participantes e dando o kit vale balas, pitulitos com pacotes de chips, brinquedos, churros, bola, sorvete e refrigerante, que cada criança teria direito (0 a 12 anos). Para os adolescentes, adultos e idosos, todos receberam kit com uma mensagem, número para sorteio de brindes, refrigerantes, churros.

Maria Helena Mabba presidente da ABLUDEF coordenou o encontro festivo, recebeu doações de vários setores, o palco e as barraquinhas a prefeitura de Blumenau disponibilizou, os jovens da comunidade se apresentaram com seus instrumentos musicais apenas pelo prazer de parabenizar os nossos associados. A igreja evangélica trouxe o grupo de teatro , alguns voluntários para festejar e ajudar os associados. Recebemos doações dos fornecedores de refrigerantes e alimentos que abastece o quiosqui que a entidade mantém no terminal urbano da Fonte.

As bolas são os encantos não só das crianças mas também dos adultos. A prioridade foi para as crianças e seus irmãos. Foram enchidas pela equipe de funcionários 200 bolas. Cada menino ou menina, receberam a sua bola e todos saíram alegres com o presente.

Em ofício enviado pela assistente social Dalva Day a Casa da Amizade tivemos a parceria da presidente Neilen Sackl e sua equipe que prontamente atendeu ao pedido “01 bolo” para cerca de 200 pessoas, calculamos 1 metro, lá fomos nós atrás de orçamento para fazer o bolo. Com o dinheiro conseguimos comprar um bolo de 01 metro e meio.

As 15:30 foi cantado “PARABÉNS A VOCÊ”, com direito a velinha no bolo, para a presidente Maria Helena Mabba que fez aniversário dia 08 de outubro,sua família foi convida para irem ao palanque para cantar junto com os associados. O rei e a rainha do grupo de idosos da MELHOR IDADE da ABLUDEF também estiveram parabenizando a homenageada. A assistente social Dalva Day coordenadora do grupo da Melhor Idade lançou mais um desafio aos idosos e associados, como etapa final da gincana da Melhor Idade, terão que juntar a maior quantidade de sabonetes, e colocar nas caixas de coletas que estarão na entidade até o dia 30/10, quando serão contados quantos sabonetes cada equipe conseguirá. A EQUIPE A esta sendo liderado pelo REI Lourival Gonçalves e a EQUIPE B pela RAINHA Terezinha Pereira Georg.

Além de festejar o aniversário, o dia da criança o principal objetivo foi a comemoração do “DIA DO DEFICIENTE FÍSICO”.

DEFICIÊNCIA FÍSICA é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mal funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores. A Deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares). As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.

Os voluntários distribuiram o bolo a todos os presentes, que ainda tiveram a disposição várias guloseimas e atrações durante o dia.

A ong APPM – Mielomeningocele appmmielo@yahoo.com.br presidida pela senhora Edna, trouxe suas crianças e fez parceria com a ABLUDEF doando brinquedos e balas para distribuir principalmente para seus associados. Edna presenteou a amiga Maria Helena, pela passagem do seu aniversário e parabenizou-a pela festa.

Além de todas as guloseimas oferecidas às crianças associadas e seus irmãos puderam passar a tarde de sábado pulando na cama elástica e na casa de bolinhas . Muitos adultos ficaram observando a festa das crianças e com certeza com uma pontinha de saudade de seu tempo de criança. Todos nós adultos temos um pouco de criança dentro de nós, dando a leveza necessária para enfrentarmos o dia a dia .

Filmes que abordam o tema “ Deficiência”

A força de um campeão

Amargo regresso

Carne trêmula

Feliz Ano Velho

Nascido em 4 de julho

O óleo de Lorenzo

Uma Janela para o céu (parte 1 e 2)

O milagre de Anne Sullivan

I Am Sam

CEDIPOD = Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência - Rui Bianchi do Nascimento - O Portal da Cidadania da Pessoa com Deficiência , onde tem várias leis, direito e deveres da pessoa com deficiência .

CONSULTA: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"NECESSITAMOS AMPLIAR A SEDE PARA MELHOR ATENDER AS PESSOAS COM DEFICIENCIAS FISICA ...PRECISAMOS QUE VOCÊ ESTENDA SUA MÃO E LUTE JUNTO CONOSCO. "

ABLUDEF: 3035-5922

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails