25/10/2009

* 2009 – PLENÁRIA DO CMI

No dia 23 de outubro realizou-se a reunião mensal do CMI, o local escolhido foi o pró-idoso. Estiveram presente conselheiros, suplentes , idosos e representantes de grupos de atendimentos ao idoso. O coordenador do Conselho Municipal do Idosos senhor Pedro Sthailen não pode comparecer para atuar na liderança do encontro sendo substituido pela senhora Josiane, vice coordenadora. Após leitura da Ata e aprovada pelos conselheiros, a senhora Selma falou aos presentes qual a função do Conselho do Idoso, pediu que todos os conselheiros presentes se apresentassem ao público. A senhora Dalva Day apresentou-se e convidou a todos para conhecer a entidade que representa a ABLUDEF e reforçou a todos o convite do próximo encontro do conselho que será na ABLUDEF no dia 16 de novembro (segunda-feira), em seguida o senhor João da Pastoral do Idosos, a senhora Alda Werner da Martin Lutero que atende 1200 idosos, a Vanessa Rocha representante da APROSSVI e do Programa do Idoso no pró-idoso e sua suplente Ana do Ambulatorio da Escola Agricola. A suplente senhora Maria Horta representante do IBEGERON, Josiane representante do SESI, Iracema funcionaria Publica da secretária (SEDEC), Dagmar da fundação Cultural, Maria dos Anjos representante da secertaria da educação e o senhor Júlio presidente do pró-idoso.
A senhora Bernadete (gerente dos grupos) foi convidade para apresentar o PROJETO DO IDOSO, desenvolvido no pró-idoso. Colocou muito bem dados de atendimentos e o quanto esta gostando deste trabalho que está a frente apenas 4 meses, mas que se sente realizada pela receptividade dos idosos em participar das diversas atividades oferecida pelo projeto. São 127 grupos assistidos da 3ª idade com 4.800 idosos, sendo que 75 grupos externos e 52 internos. O CORAL de VOZES da 3ª idade tem atualmente 93 integrantes, 950 inscritos na Hidroginástica dentre as 32 atividades oferecidas. Em 2004 havia 15 grupos de atividades hoje tem 32 grupos de atividades, sendo que atendiam 305 idosos e em 23/10/2009 estão com 1258 idosos sendo atendidos nas 32 oficinas de atividades.
COMO É FEITO O ACOLHIMENTO AO IDOSO: Diretamente com a senhora Bernadete ou a psicologa. Podem estar inseridos em até 6 oficinas, em horários e dias alternados. São oferecidos refeições como o café da manhã,almoço e café da tarde, para os idosos que tiverem atividades em tempo integral, são repassado de 300 a 350 fichas de almoço ao dia.
Após a apresentação do projeto a senhora Bernadete convidou os presentes para assistirem no dia 29 de novembro no GALEGÃO – ginásio de esporte a eleição de REI e RAINHA da 3ª Idade de Blumenau. Salientou que o pró-idoso esta tendo uma parceria com a FURB, Universidade Aberta para melhor atender as demandas referente aos idosos.
No momento da palavra livre um idosos manifestou sua indignação referente aos atendimentos dandos aos idosos e pessoas com deficiencias diversas (física , visuais) como exemplo, banco, prefeitura, ou seja orgãos públicos e governamentais referente a acessibilidades nos acessos destes nas repartições.

Um comentário:

Unknown disse...

adorei a reunião, infelizmente ñ pude ficar até o final, mas me ajudou muito...agadeço vc pela atenção amis uma vez
se der td certom, pretendo ir na reunião na própria abludef essa semana

Related Posts with Thumbnails