22/08/2010

* 2010 – 5ª ELEIÇÃO DA RAINHA E DO REI DA MELHOR IDADE DA ABLUDEF

Conforme a ORDEM DO DIA, estivemos no dia 20 de agosto na sede da ABLUDEF comemorando o 5º ano da ELEIÇÃO DO REI E RAINHA DA MELHOR IDADE. Sempre foi o dia esperado com ansiedade pelos idosos que participam desde encontro mensal do qual como coordenadora  a  assistente social Dalva Day e sua equipe faz com muito carinho o encontro dos idosos.
O encontro começou as 10horas, mas a partir das 6:30 da manhã os motoristas da entidade Delmar e Dé já estão buscando muito dos idosos em suas casas nos mais de 35 bairros que Blumenau tem, pois os mesmos não tem condições de vir a entidade sozinhos. Pela distâncias e locais de difícil acesso os motoristas não tem condições de buscá-los todos de uma só vez, para isso a presidenta Maria Helena Mabba faz o roteiro para contemplar o maior número de idosos. Sempre fica desfalcado o grupo, mas alguns consegue vir no transporte urbano que atualmente já está adaptado, sendo de fácil acesso para os idosos. Boa frota dos ônibus urbanos já estão adaptados. A parte da manhã os idosos tem seu momento de esporte, o professor de esporte Mauricio tem a missão de ensiná-los as regras para que os mesmos possam estar competindo nos campeonatos do município e também no campeonato realizado na entidade com os diversos associados (1500). A partir das 11:30 foi servido o almoço para os idosos, hoje o cardápio foi arroz com feijão e strogonoff e bastante saladas com farofa...uma delícia.

As 13 horas começamos o encontro para a “5ª ELEIÇÃO DO REI E RAINHA DA MELHOR IDADE ", os brindes já estavam comprados a mais de 3 meses, foram dados a cada um dos idosos eleitos 01 edredon e para a madrinha eleita um cobertor. Antes de começar o desfile a Tânia fez uma pesquisa no grupo para saber sobre os candidatos : Nome -  Natural de onde – seu lazer favorito e seu maior sonho. Essa pesquisa deu mais charme quando a coordenadora do grupo começou a chamá-los para o desfile. O grupo Melhor Idade esta atualmente com 41 idosos, pois tivemos a perda de 12 idosos que faleceram em 2009, assim sendo foram candidatos 16 idosas e 16 idosos, apenas 9 idosos não puderam candidatar-se pois a condição para serem rei ou rainha é que tenham acima de 60 anos e que sejam associados, como temos alguns idosos que vem acompanhar o seu cônjuge não puderam se candidatar. Para o desfile tivemos apenas 10 idosas e 10 idosos, os outros 12 idosos participaram mas não estavam presentes.

Para que todos os 32 inscritos pudessem participar mesmos os ausentes foi realizado em Slides a apresentação de cada um deles, a cada imagem do idoso o que estava presente desfilava e além das perguntas feitas anteriormente a coordenadora perguntou a cada um deles o que fariam se fossem eleitos, isso possibilitou a eles refletirem sobre o que é o encontro da Melhor Idade na entidade, e muitos manifestaram na oportunidade que gostariam de poder trazer mais idosos associados que estão em casa sem condições de transporte para poder participar. Dos 20 que desfilaram 8 idosos gostariam de ter casa própria, mostrando o quanto fica difícil morar com os familiares, onde além de filhos, moram com genros, noras, netos (bebes e adolescentes ), não tendo um pouco de privacidade.

Todas as idosas apesar das dificuldades, mostraram o quanto estavam felizes de poder participar de uma eleição, onde o primordial era ser idosas e alegre. Algumas mais espertas tinham torcidas, pois já estava em campanha antes do desfile. Após cada idosos dar seu voto para a mais bela das idosas do grupo, foi a vez dos idosos, que não se fizeram de rogados, foram todos desfilar com a mesma desenvoltura que suas colegas idosas tinha realizado o desfile.


Depois do desfile os idosos e idosas ficam aguardando o momento de contabilizar os votos. A assistente social Kelly (diretora da pró-família) e a coordenadora de grupos autônomos Maria Janete estiveram à convite da coordenadora do Grupo da Melhor Idade para visitar e participar do encontro. A Kelly falou para todos os presentes, a alegria de retornar a ABLUDEF, pois já havia trabalhado na entidade e que gostava muito do grupo de idosos, convidou a todos a participar das atividades do pró-idosos , pois o município mantém varias oficinas para o idosos participar, como ginásticas, danças, artesanatos, informática, alfabetização e outros. Maria Janete convidou os idosos para participar destas oficinas e que dia 14 de outubro estarão fazendo um encontro para os idosos de Blumenau. A coordenadora Dalva Agradeceu a presença das senhoras , também o convite para o dia 14 de outubro e na oportunidade agradeceu pelo lanche que a pro - família estava oferecendo ao grupo da Melhor Idade e que este ano em lugar de uma viagem optamos por um lanche, pois os locais que ofereceram para passeio não poderíamos levar o grupo da Melhor Idade. Enquanto preparávamos a votação, foi sorteado 10 brindes para os idosos, e a pró-familia trouxe um brinde para sortear aos idosos, o ganhador foi o senhor Marcos Raulino.

CHEGOU O MOMENTO DE CONTAGEM DOS VOTOS:


Dos 26 votantes ficou assim distribuída a votação para a Rainha – 1ª princesa e 2ª princesa:

RAINHA: Maria Joaquina Ribeiro (66 anos) com 7 votos
1ª princesa: Glória Gonçalves Duarte (76 anos) com 4 votos
2ª princesa: Emilia Balland da Silva (77 anos) com 3 votos
Houve empate entre as idosas Emilia Balland da Silva (77 anos) e a idosa Maria Carmem da Rocha, 72 anos, como desempate optou-se pela idosa que tem idade maior, sendo vencedora a senhora Emilia. Tanto a senhora Emilia quanto a senhora Maria Carmem já tiveram a oportunidade de ser rainha do grupo. A senhora Emilia foi eleita a 1ª rainha do grupo em 2005 para a gestão 2005/2006 e a senhora Maria Carmem foi rainha em 28 de outubro de 2006 para a gestão 2006/2007, sendo que retornou como rainha na gestão 2009/2010 quando como 1ª princesa substituiu a rainha Terezinha Pereira Georg que foi morar em Criciúma e não pode terminar sua gestão.

A votação para o idoso foi realizado com 26 votos e ficou assim a distribuição para o Rei – 1º príncipe e 2º príncipe.

REI: Lourival Gonçalves (77 anos)
1º Príncipe: Valdir Vicente Voltolini (72 anos)
2º Príncipe: Marcos Raulino (81 anos)
Também ouve empate para os idosos, os idosos Lourival e Valdir empataram, ambos receberam 6 votos, e também houve necessidade de desempate por idade. O senhor Lourival na gestão 2009/2010 era o rei e assim será na gestão 2010/2011, o mesmo acontecendo com o senhor Valdir que foi o 1º príncipe na gestão anterior e continuará como 1º príncipe na gestão 2010/2011.

A madrinha Maria Helena Mabba não pode participar, por motivo de doença, mas deixou as lembrancinhas prontinhas para serem entregue aos seus “afilhados”. Foi entregue um cartão e uma xícara com bombons e balas para cada um dos idosos. Para a gestão 2010/2011 foi feito um convite para a vice-presidenta da ABLUDEF para que fosse a madrinha desta gestão. Evanilde Severino agradeceu o convite e disse a todos que se sentia honrada pelo gesto e que aceitaria com muito orgulho. Após todos serem presenteados, foi dito ao grupo que a medalha será entregue somente no encontro do dia 24 de setembro pela madrinha da gestão anterior Maria Helena Mabba o que todos concordaram.

A coordenadora do grupo deu por encerrada a festividade da "5ª ELEIÇÃO DO GRUPO DA MELHOR IDADE" e convidou a todos para tomarem um lanche. Agradeceu a equipe que a apoiou para que os trabalhos do dia fosse o melhor possível.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails