03/08/2010

* 2010 - DECOUPAGEM EM TECIDO - PARTE 1

A COOPER mais uma vez fez parceria com a ABLUDEF, trouxe para administrar o curso de decopagem em pano de louça a professora de artesanato Andreia Ramos. Como sempre presenteou  as associadas com um gostoso café com bolo inglês e nega maluca. As 13:30 do dia 03 de agosto realizou-se mais um curso de artesanato, que com certeza era esperado pelas associadas. Sempre que possivel estamos administrando curso de artesanato, como coordenadora do grupo arco íris e assistente social da entidade, tenho como objetivo trazer cursos que sejam de fácil entendimento, menor custo de materiais e de maior aproveitamento para as associadas. Nosso objetivo é que pelo menos um grupo de associados aprendam como fazer os trabalhos artesanais e possam estar passando esse aprendizado para as pessoas que não tiveram oportunidade de participar, do curso.

MATERIAL BÁSICO

- Pano de copa de algodão
- Guardanapo de papel com a estampa desejada
- Pincéis CHATOS largos de cerdas e pêlos macios
- Tesoura
- Placa de madeira ou papelão
- Termolina leitosa ou cola pano



PASSO A PASSO:

1. Antes de aplicar a decoupage, lave o tecido para retirar a goma.
2. Passe o ferro elétrico sobre o pano de prato e o guardanapo - se necessário - com um pano por cima p/ retirar as dobras.
3. Recorte os motivos do guardanapo e retire as duas folhas brancas.
4. Posicione o motivo no tecido, para marcar o local a ser aplicado. Aplique no tecido um pouco de cola ou termolina com o pincel e espalhe-a.
5. Coloque a figura sobra a área preparada e com o auxílio da sacola plastica, pressione o guardanapo para fixar, retire a sacola plástica. Aguarde a secagem.
6. Agora aplique uma demão de termolina leitosa sobre a figura, saindo nas bordas um pouco para impermeabilizar bem a decoupage.
7. Aguarde a secagem e passe o tecido pelo avesso.
8. não lavar o pano de louça por 72 horas

Obs: "colar" o pano de prato numa placa de eucatex c/ cola permanente ou improvisar um pedaço de papelão p/ firmar o tecido na hora de fazer a decoupage.

No final do curso de decopagem em pano de louça, a professora Andreia recebeu da entidade uma lembrança pelo gesto e tempo disponivel para ensinar o grupo arco iris na fabricação de belas peças artesanais. Muitas associadas se interessaram com esse trabalho, dizendo que poderão aperfeiçoar e vender adquirindo um dinheiro extra para suas despesas pessoais.
Delmar recebeu a missão de entregar a cada associada do grupo arco iris uma lembrança referente ao dia do amigo. Maria Helena presidenta da ABLUDEF, sempre atenta as datas comemorativas,deu a todas um copo com balas para que todas possam se sentir abraçada pela entidade. "Amigos são coisas que devemos quardar dentro do peito". (Nilton Nascimento)
A coordenadora do grupo arco iris em contato com a representante da COOPER já se agendaram para dar continuidade ao curso, e assim dando acabamento aos panos de louça. Dia 17 de agosto as 13:30 horas numa terça feira todas as associadas estarão terminandos suas peças e com certeza estarão confeccionando peças  natalinas para vender nas feiras de final de ano.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails