05/10/2015

* 2015 - Como cuidar bem do seu terrário?

Bióloga, especialista em educação ambiental e paisagismo revela alguns cuidados com as plantas em casa.

Já é comprovado que ter um jardim faz bem para saúde. Cuidar bem das plantas pode ajudar na luta contra o estresse, depressão e também de doenças mentais. No entanto, para quem sofre com a falta de espaço ou até mesmo com o clima da cidade onde vive, o terrário se tornou a solução ideal para o ambiente da casa ficar mais decorado e leve.

Mas como cuidar das plantas? Será que dá muito trabalho ter seu próprio mini-jardim? Lilian Ribeiro, bióloga, especialista em educação ambiental e paisagismo, dá algumas dicas importantes para você cuidar do seu próprio terrário.

Sol

Caso seu mini-jardim for de plantas suculentas e estiverem pouco brilhantes ou se as folhas estiverem crescendo tortas ou com um grande espaço entre uma e outra, significa que está faltando sol.
A luz solar é importante para nós e também para as plantas. Para seu terrário ficar saudável, coloque-o pelo menos 4 horas do dia se bronzeando com a luz do sol.

Água

Assim como o sol, a água é essencial para a vida das plantas. Se o terrário for de suculentas ou cactos, regue somente quando o solo estiver completamente seco ao toque ou com pouquíssima água. Não se preocupe que, por serem plantas do deserto, essas plantas gostam da terra seca. Nesse caso, a dica principal é borrifar no interior do terrário (na parede de vidro ou nos pedriscos), evitando molhar as folhas. Se as suculentas estiverem murchas é sinal de que estão desidratadas, então as hidrate um pouco por muitos dias.

Já se o terrário for daqueles fechados com plantas tropicais, é mais fácil observar pela umidade na parede do vidro. Caso ele esteja com algumas gotículas, o mini-jardim está saudável. Mas se estiver escorrendo água, abra a tampa e faça com que o excesso evapore. E se estiver seco demais, borrife um água. Quando o terrário estiver em perfeito equilíbrio, o ciclo da água será natural e ele poderá ficar meses sem ser necessário regar.

O mais importante é saber que não se deve regar até encharcar toda a terra. Por ser um terrário, o seu ambiente vai preservar a umidade por vários dias. Caso você more em uma região que faça entre 15 e 25 graus, regue seu mini-jardim a cada 15 dias. Mas se você mora em uma região mais quente, entre 25 e 35, uma vez por semana está de bom tamanho. E lembre-se: regue pouco.

Para controlar melhor, você pode utilizar uma seringa, um conta-gotas ou até mesmo usar um recipiente com o bico dosador (como aqueles de catchup)

Limpeza

Um terrário pode durar meses ou até anos, caso seja bem cuidado. Para isso, limpar é fundamental. Cortar as porções que estão murchas e ressecadas e tirar as folhas secas e mortas são modos de fazer isso. Entretanto, é preciso tomar cuidado com quais instrumentos você vai realizar a limpeza. A sugestão é esterilizar tesouras e facas com álcool já que, se estiverem sujas, você pode contaminar as plantas.

Prestar atenção!

De nada adianta colocar as plantas no sol ou colocar água se você não presta atenção nelas. Observar regularmente como as plantas estão é de extrema importância. Algumas plantas podem estar morrendo e atrair infecções de mofo e bolor. Caso aconteça isso, remova a planta o mais rápido possível para que o ambiente permaneça sadio.

Serviço: Lili Terrários e Mini jardins
Contato: Lilian Ribeiro
Bióloga que trabalha com terrários e minijardins
Telefone: (41) 9660-0112- Tim
Página: 
https://www.facebook.com/liliterrarioseminijardins
Email: liliterrarios@gmail.com
Local: Galeria Heisler
Endereço: Rua Riachuelo, número 102, loja 13, Centro, Curitiba/PR.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails