12/10/2015

* 2015 - NOSSA SENHORA APARECIDA - PADROEIRA DO BRASIL

A Nossa Senhora Aparecida é uma santa da Igreja Católica e considerada a padroeira do Brasil. Ela é representada uma imagem da Virgem Maria, que atualmente fica alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
O Dia de Nossa Senhora Aparecida é atualmente comemorado em 12 de outubro, e esta data é um feriado em todo o Brasil. Neste dia, a Basílica costuma receber visitantes de diferentes estados. O local já recebeu até mesmo a visita do Papa João Paulo II, que a consagrou como sendo o quarto santuário mariano mais visitado em todo o mundo. 


No dia 12 de outubro, o povo brasileiro manifesta, de modo especial, seu grande amor à Mãe Aparecida. Este nome “Aparecida” surgiu em decorrência do aparecimento milagroso, no dia 16 de outubro de 1717, na rede dos pescadores da vila de Guaratinguetá, na antiga Capitania de São Vicente , colocaram suas canoas no velho rio Paraíba com a finalidade de garantir o prato principal do banquete que seria servido no dia seguinte ao novo governador, o conde de Assumar.
Depois de passarem o dia puxando para os barcos redes vazias, os pescadores foram desistindo um a um, restando apenas uma canoa com Domingos Alves Garcia, seu filho, João Alves, e seu cunhado, Felipe Cardoso. Os três resolveram tentar mais um pouco e, numa das redes recolheram uma pequena imagem sem cabeça. Jogaram a rede novamente, e trouxeram o que restava da estatueta. Os pescadores embrulharam as duas peças cuidadosamente e decidiram jogar uma última rede. Até então, não tinham pescado absolutamente nada. Estavam preocupados, pois tinham um compromisso de fornecer uma enorme quantidade de peixes para a Câmara local na então vila de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. Por ali iria passar uma comitiva de Dom Pedro de Almeida e Portugal, Conde de Assumar e, esta pequena vila estava empenhada em receber bem tão grande autoridade, preparando-lhe um banquete. Logo após o aparecimento da imagem de Nossa Senhora na rede desses pescadores, eles pescaram tantos peixes que foram obrigados a finalizar seus trabalhos. Os três pescadores voltaram para suas casas com a imagem e os bolsos cheios pela venda dos peixes.

Filipe Pedroso, levou  a imagem para casa. Era a imagem escura de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota. Essa imagem ficou com ele por 15 anos. Tendo que mudar para Itaguaçu, Filipe deixou-a com seu filho Atanásio. O filho construiu um simples oratório para Nossa Senhora e convidou os amigos e vizinhos para rezarem o Terço, A partir desse momento tem início os prodígios e milagres. É do conhecimento de todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida o episódio daquela noite em que estavam reunidos rezando o Terço, quando subitamente, sem nenhuma corrente de ar, as velas se apagaram. Silvana Rocha dirigindo-se ao singelo altar para acendê-las, as velas se acenderam sem a intervenção de ninguém.

Nossa Mãe, de cor escura, manifesta-se contra a escravidão, quando o escravo Zacarias implora que o liberte do jugo de um senhor cruel. Milagrosamente, caem de suas mãos os ferros que o aprisionavam. Nossa Senhora atendera sua súplica e colocara-se a favor do negro escravo, demonstrando claramente sua desaprovação aos sofrimentos impiedosamente impostos ao escravo. As graças concedidas cada vez eram mais numerosas e o pequeno local onde estava o oratório tornou-se insuficiente para acolher tão grande número de devotos. Era preciso construir um local mais adequado. Em 1743 começou a construção de uma capela mais ampla, tendo sido concluída em 1745. Multiplicaram-se as romarias e essa capela teve que passar por diversas reformas para ampliação. Ela acabou sendo substituída por um santuário inaugurado em 1888. 

Em 1894 chegaram os Missionários Redentoristas, que difundiram por todo o país a devoção a Nossa Senhora Aparecida. A coroação de Nossa Senhora Aparecida deu-se no dia 8 de setembro de 1904, portanto há cem anos atrás, onde Dom José de Camargo Barros colocou sobre a imagem uma coroa de ouro e pedras preciosas doada pela Princesa Isabel. em 1929, 25o ano da coroação, houve um Congresso Mariano onde o povo brasileiro devotando um grande amor e afeto à Virgem Maria, mostrou o desejo de que Nossa Senhora Aparecida fosse declarada Padroeira do Brasil. Atendendo ao pedido dos brasileiros, o Papa Pio XI, a 16 de julho de 1930, proclama Nossa Senhora Aparecida Padroeira da Nação Brasileira.

Com o passar do tempo, a primeira Basílica tornou-se pequena para a multidão de romeiros que acorria à Aparecida, era preciso acomodar melhor essa multidão de devotos. Tem início a 11 de novembro de 1955 a construção da atual Basílica, chamada Basílica Nova. Em 1984 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declarou oficialmente a atual Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. A pequena imagem de Aparecida representa para nós, povo brasileiro, o imenso amor por nossa Mãe Maria. Nosso povo reconhece a forma simples e singela que Nossa Senhora escolheu para se manifestar ao povo sofrido. A devoção Mariana do brasileiro é toda especial porque especial é Aquela que disse SIM. Especial é Aquela que colaborou plenamente com o plano de Deus. Maria, aceitando a encarnação do Verbo, permitiu que a intensidade do amor de Deus se manifestasse, tornasse simples no seu seio: “Faça-se em mim segundo a tua palavra!”

E assim, firme e radical deve ser também a nossa resposta a Deus e aos nossos irmãos. Imitando a Virgem Maria, mulher de oração e ação, conhecedora das Escrituras e profecias, é que devemos nos colocar a serviço de Deus e da humanidade. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, venha em nosso auxílio para que possamos realizar o que o Senhor nos pede. Sendo Ela, um modelo de resposta à vontade de Deus, possa nos ajudar a responder sim à vontade do Altíssimo. Salve Maria! Salve Nossa Senhora Aparecida! Por: Luiz Alberto Massarote

CURIOSIDADES SOBRE A SANTA NOSSA SENHORA APARECIDA PADROEIRA DO BRASIL
* A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida pesa 2,765 kg e mede 39 cm com o pedestal de prata. É feita de terracota, material que adquiriu uma cor castanho-dourada depois de ficar anos no leito do rio. Como um dos primeiros milagres da Nossa Senhora Aparecida foi a libertação de um escravo acorrentado, a cor da estátua passou a ser interpretada como um vínculo simbólico da mistura racial brasileira. Pela análise do material original e do estilo de modelagem, especialistas acreditam que a estátua é seiscentista, oriunda de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, onde vivia o monge beneditino e escultor Frei Agostinho de Jesus. A autoria, no entanto, não foi confirmada.
A estátua da Nossa Senhora “Aparecida” foi colada com cera e colocada num altar de família, em agradecimento ao milagre dos peixes. Durante os 28 anos seguintes, a imagem da santa peregrinou por várias casas da família. Virou referência para outros moradores da Vila, que acorriam à casa do pescador e de seus familiares sempre que queriam pedir algo para a santa ou pagar uma promessa. Em 1745, a imagem foi levada ao altar de uma igreja construída no alto do Morro dos Coqueiros, conhecida hoje como Basílica Velha. Ali ela atraiu milhares de fiéis de todo o país, incluindo a princesa Isabel, que em 1888, durante sua segunda visita à basílica, deixou como ex-voto a coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis que cobre a cabeça da santa até hoje.

A fama de milagreira de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tirou de São Pedro de Alcântara o título de padroeiro do Brasil. O santo havia sido escolhido pelo então imperador D. Pedro I, que tinha o nome do santo, devoção por ele e que afirmava não poder reger os negócios da coroa sem a ajuda celeste. A pedido do imperador, o santo foi confirmado no posto pelo papa Leão XII. Mas como o santo era praticamente desconhecido, Aparecida ganhava notoriedade e a República precisava de um novo símbolo, o papa Pio XI, em 16 de julho de 1930, declarou-a como padroeira do Brasil. Em 31 de maio do ano seguinte, o então presidente do país Getúlio Vargas declarou oficialmente a imagem de barro da Conceição Aparecida padroeira do Brasil. O título de padroeira deu à santa mais fama ainda. Milhares de peregrinos, fiéis, curiosos, religiosos de todo o país passaram a visitar a Basílica Velha, que ficou pequena demais para abrigar os visitantes e os votos deixados pelos pagadores de promessa. Foi construído então um novo templo, no Morro das Pitas, batizado de Catedral-Basílica de Aparecida e consagrado pelo papa João Paulo II, em visita ao local em 1980, mesmo ano em que o dia 12 de outubro foi decretado feriado. Dois anos depois, a imagem da santa foi levada para lá em definitivo. O Santuário Nacional de Aparecida, como é chamado o complexo, só perde em tamanho para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O edifício principal, em forma de cruz grega, tem 173 m de comprimento e 168m de largura. As naves têm 40 m e a cúpula, 70 m de altura. Ali cabem 45 mil pessoas. O estacionamento do complexo tem 272 mil m2 e abriga 4 mil ônibus e 6 mil carros. Atualmente a Basílica Nova recebe cerca de 700 mil visitantes por mês. E, segundo o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional, em setembro de 2007, bateu recorde de público, ultrapassando o marca de 1 milhão de pessoas.

OS MILAGRES
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Virgem Maria, é conhecida por seus supostos milagres. Conheça abaixo alguns deles:
Peixes – foi considerado o primeiro milagre a pesca farta que conseguiram os pescadores que encontraram a imagem no velho Paraíba
Velas – na casa de um dos pescadores, devotos rezavam para a santa, quando as duas velas que a iluminavam se apagaram repentinamente. Quando levantaram-se para acendê-las, elas acenderam-se sozinhas.
Libertação do escravo – o escravo fugitivo Zacarias, preso por grossas correntes, pede ao feitor que o capturara para rezar à Nossa Senhora. Ajoelhado aos pés da Santa, as correntes soltam-se misteriosamente, libertando o escravo.
Menino no rio – durante uma pescaria, um menino cai no rio e é arrastado pela forte correnteza. O pai, desesperado, pede à Nossa Senhora Aparecida para salvar o garoto. De repente, o corpo do menino pára de ser arrastado, e o pai consegue retirá-lo da água.
Homem sem fé – passando pela Basílica Velha, um cavaleiro começa a zombar da fé dos romeiros e quer entrar a cavalo na igreja. Ao tentar entrar, a pata do animal fica presa na escadaria da igreja e o homem, impressionado, acaba entrando a pé, agora como devoto.bro
O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida era comemorado em 8 de dezembro desde que, em 1928, o papa Pio XI a declarou padroeira do Brasil, mas a partir de 1954, ela passou a ser homenageada em 12 de outubro, quando o governo brasileiro decretou esse como seu dia­ oficial. Neste dia comemoram-se mais duas datas: o Dia das Crianças e o Dia do Descobrimento da América. O feriado nacional, contudo, deve-se somente ao dia da padroeira.
FONTE:


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails