17/10/2015

* 2015 - Tenha um jardim dentro de casa

Um jardim em miniatura pode propiciar diversos benefícios, além de ser uma opção para quem não possui espaço para um jardim externo.

Muitos profissionais da saúde defendem que possuir um jardim (e cuidar dele) pode fazer muito bem para saúde. O exercício de cuidar de plantas, regando-as e adequando a terra para suas necessidades pode ajudar na diminuição do estresse, além de prevenir como a depressão e outras doenças mentais. Entretanto, nem todos podem ter um jardim externo, por morarem em apartamentos ou casas com pouco espaço.

É aí que entram os jardins em miniaturas, opção tanto para quem sofre com a falta de espaço, quanto para quem mora em cidades frias ou quentes onde o frio ou o calor excessivo castiga as plantas. O terrário (minijardim em miniatura), um ecossistema fechado, surgiu no fim do século XIX, quando o ingês Nathanael Ward, médico e colecionador de plantas raras, adaptou um recipiente de vidro no qual pudesse transportar as plantas que descobria nas regiões de clima tropical e também para pesquisar as borboletas.

Ao contrário do plantio externo, é possível fazer um jardim em miniatura em potes de vidros que podem ficar em qualquer lugar, decorando por exemplo sua mesa de jantar, sala de estar, banheiros, qualquer lugar da sua casa ou ambiente de trabalho, o que fica um charme na decoração.

Segundo a bióloga e especialista em educação ambiental Lilian Ribeiro, para se ter um belo jardim em miniatura, só é necessário possuir um ambiente com boa luminosidade. "Além disso, uma boa dose de criatividade também é indispensável. Você pode combinar diversos tipos de plantas para colorir seu jardim, observando o formato e textura das plantas a serem utilizadas e se combinam no mesmo ambiente, ou seja, se é planta que gosta mais do frio ou calor, se gosta de muita ou pouca água, ou seguir um padrão, mas, para isso, é preciso considerar o espaço que você possui, para que sua decoração não fique muito pesada ou até mesmo confusa", explica.

A empresária, que é fundadora do Lili Terrários e Mini Jardins, acredita que possuir um jardim em miniatura ou um jardim de inverno propicia muitos benefícios. "O ambiente se torna mais leve, o ar mais puro e muitas plantas servem para limpar o ambiente e renovar as energias, trazendo muita energia positiva ao local. Seu jardim se torna mais um canto para você cuidar e se expressar na sua casa, sempre se empolgando pelas novas possibilidades e decorações que podem ser criadas, pois estimular a criatividade, acalmar e trazer uma sensação de paz e bem estar, sendo uma excelente terapia. Eu recomendo que todos tenham seu próprio jardim de inverno ou terrários (os jardins no vidro), já que é uma atividade que permite que você entre em contato com a natureza, apesar da limitação do espaço", conclui a paranaense.



Serviço: Lili Terrários e Mini jardins
Lilian Ribeiro
Bióloga que trabalha com terrários e minijardins
Site: https://www.facebook.com/liliterrarioseminijardins 
Telefone: (41) 9660-0112- Tim

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails