25/09/2017

* 2017 - Dia de Luta Contra a Ataxia Dominante

Em outubro de 2008, foi aprovado na Câmara de Vereadores o projeto de lei proposto pelo vereador Carlos Comassetto, que instituiu que o dia 25 de setembro fosse incluído no calendário oficial de eventos de Porto Alegre como o Dia de Luta contra a Ataxia Dominante. Esta data tem como objetivo principal esclarecer a população sobre a doença, que ainda é pouco conhecida do grande público, e seus tratamentos.


A origem da Ataxia Dominante, ou  Doença de Machado-Joseph (DMJ), é a Ilha dos Açores, em Portugal. No Brasil, a incidência maior é no Rio Grande do Sul, devido ao grande número de migrantes açorianos. A DMJ é uma doença degenerativa, progressiva e hereditária, que ataca o sistema motor do indivíduo causando grandes danos ao corpo como desequilíbrio, descoordenação de movimentos, dificuldades na fala, rigidez severa dos membros e limitação dos movimentos oculares. Em casos terminais, a pessoa leva uma vida praticamente vegetativa.


Mas é importante salientar que esta doença não afeta o intelecto do paciente. Apesar de a ataxia ainda ser incurável, existem muitos tratamentos para aliviar os sintomas, como fisioterapia, fonoaudiologia, equoterapia e tratamentos naturais como a acupuntura, que melhoram sensivelmente a qualidade de vida dos afetados. Portanto, saber identificar os primeiros sintomas da doença, como caminhar com dificuldade (como se estivesse embriagado), movimentos bruscos nos membros, e dificuldade em enxergar perifericamente, é fundamental para retardar seus efeitos.


O dia 25 de setembro deve ser lembrado como um importante alerta não só para os moradores do município de Porto Alegre, mas para todos, pois a correta informação pode aliviar o sofrimento de muitos, inclusive para melhor identificar os sintomas e combatê-los, evitando problemas psicológicos aos portadores, pois segundo relatos constantemente essas pessoas são tratadas como “crianças” por desavisados, ou simplesmente como bêbados, devido às dificuldades com a fala e o equilíbrio.

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=25&p_secao=17

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails