28/09/2017

* 2017 - Dia Mundial da Raiva

Estima-se que a maioria das mortes por raiva transmitida por cães no Haiti não são registradas e que a nação insular contaria com o maior número de casos deste tipo de raiva nas Américas. Para celebrar o Dia Mundial contra a Raiva em 2014, a Iniciativa Pan-Americana – integrada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) a outras instituições – realiza uma campanha para arrecadar fundos para promover a vacinação massiva dos cães contra a raiva no Haiti.
Estima-se que a maioria das mortes por raiva transmitida por cães no Haiti não são registradas e que a nação insular contaria com o maior número de casos deste tipo de raiva nas Américas, segundo a OMS. Embora o principal componente para uma campanha efetiva de controle da raiva seja a vacinação de cães, no Haiti as taxas de vacinação são atualmente muito baixas. As doações levantadas através desta campanha para a vacinação contra a raiva, protegerão os cães e salvarão a vida de muitas pessoas. “Desta maneira estaremos ajudando ao Haiti a fortalecer suas medidas de prevenção da raiva humana transmitida por cães. Mas também estaremos contribuindo com toda a região que está buscando, neste momento, alcançar a meta de eliminar este tipo de raiva”, afirmou o assessor regional em zoonoses da OPAS/OMS. Por 30 anos, os países da região têm concentrado seus esforços em eliminar a raiva transmitida por cães.
O sucesso destas ações tem sido graças ao compromisso sustentado pelos esforços dos governos para a eliminação da raiva, em especial com a vacinação massiva dos cães, que é a ferramenta principal para eliminar este tipo de raiva. A educação e a conscientização sobre os riscos da raiva, a propriedade responsável dos cães e a necessidade de profilaxia adequada antes e depois da possível exposição ao vírus, também formam parte de um programa integral contra a raiva. A raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta a animais domésticos e selvagens, e se transmite às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões. Os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas no mundo.
Uma vez que aparecem os sintomas, a enfermidade é quase sempre mortal. A data de 28 de setembro foi escolhida para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, promovido pela Aliança Global para o Controle da Raiva, com o fim de criar consciência sobre as consequências da raiva humana e animal, e explicar a maneira de preveni-la. A data foi escolhida em homenagem a Louis Pasteur, quem produziu a primeira vacina contra a raiva.
Para fazer sua doação e conhecer mais sobre esta iniciativa, pode visitar os seguintes endereços eletrônicos:
www.avmf.org/news/2014/09/18/news/september-28-is-world-rabies-day
rabiesalliance.org/what-we-do/world-rabies-day/panamerican-initiative
https://nacoesunidas.org/no-dia-mundial-contra-a-raiva-campanha-apoiada-pela-onu-pede-doacoes-para-vacinacao-de-caes-no-haiti/
ACESSEM NO LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-mundial-da-raiva.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails