26/09/2017

* 2017 - Dia Nacional do Deficiente Auditivo

Nesta data, em 1857, era fundada a primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro. O instituição foi criada pelo professor francês Ernest Huet, também deficiente auditivo.
 A comunidade surda no país comemora no dia 26 de setembro o Dia Nacional do Deficiente Auditivo. Nesta data, são relembradas e comemoradas as lutas por melhores condições de bem-estar, dignidade e cidadania para os surdos, bem como é uma chamada à reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira, nos questionando se elas estão tendo seus direitos respeitados. A data foi escolhida em razão de ter sido o dia da inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857.
Com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro (atualmente INES — Instituto Nacional de Educação de Surdos), a instituição foi fundada pelo professor francês Ernest Huet, que era surdo. 
Também conhecida como Surdez, a Deficiência Auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de ouvir, causada por má-formação (causa genética), lesão no ouvido ou nas estruturas que compõem o aparelho auditivo. Deficiência auditiva também é considerada como a diferença existente entre a performance do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela Medicina. 
É considerado surdo todo o individuo cuja audição não é funcional no dia-a-dia, e considerado parcialmente surdo todo aquele cuja capacidade de ouvir, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. Perdas auditivas acima desses níveis são consideradas casos de surdez total.
Quanto mais agudo o grau de deficiência auditiva, maior a dificuldade de aquisição da língua oral. 
É importante lembrar que a perda da audição deve ser diagnosticada por um médico especialista ou por um fonoaudiólogo. Muitas vezes, o aparelho auditivo pode prover uma melhor qualidade de vida para o deficiente auditivo.
http://ceong.com.br/26-de-setembro-dia-nacional-do-deficiente-auditivo/
ACESSEM O LINK:

http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-nacional-dos-surdos.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails