09/09/2008

* 2008 - AGG – AMBULATÓRIO GERAL DO GARCIA

O Distrito do Garcia receberá dia 12 de setembro um dos maiores, mais modernos, e equipado Ambulatório Geral de Santa Catarina.
Agenda:
- Data: 12/setembro/2008
- Horário: 19h00min
- Local: Rua Progresso, nº 156-Bairro Progresso – ao lado da Intendência do Garcia, na antiga Cantina/Salão da Artex.

A Comissão Pró-Construção AG Garcia, e Conselheiros da Saúde convidam toda a comunidade, para prestigiar a entrega física e estrutural deste Ambulatório, que estará funcionando a partir do dia 15 de setembro ao atendimento a comunidade.

Está sendo preparado para homenagear “Schwester Marta”, a freira que fez trabalho voluntário, no século passado (1937/61) contribuindo ativamente de forma filantrópica e humanitária, para com a saúde física e espiritual da população do Bairro Garcia fossem atendidos em seus infortúnios. Ajudando muitas mães a ter um auxilio “maternidade”, ou seja, Schwester Marta fazia o que hoje se chama de “Pré-Natal” e o parto.

A Madre “Schwester Marta” é natural da Alemanha, nasceu no dia 11 de outubro de 1901 e faleceu em 11 de abril de 1982.

Seu nome está sendo perpetuado junto a sua imagem no salão de entrada do AG Garcia, pela artista plástica Sônia Baier Gauche, para ser lembrada pelos usuários.

A Comissão Pró-Construção AG Garcia, esteve sempre atenta desde o início das obras, na questão da acessibilidade. Conforme a “NBR-9050 - Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos”.

No AGG foram realizadas rampas, tanto no espaço onde funcionários poderão utilizá-los como em frente ao posto, para dar maior acessibilidade para todos. A acessibilidade constitui um direito universal importante que reforça o conceito de cidadania.

As barreiras arquitetônicas representam grande obstáculo para a integração das pessoas com deficiências ou idosos, que utilizam os postos de saúde.Deve-se pensar em um espaço acessível, que possa ser utilizado por qualquer pessoa, de modo a proporcionar mobilidade autônoma e segura eliminando quaisquer barreiras, sejam elas urbanística ou arquitetônica.

Um espaço acessível é aquele que pode ser percebido e utilizado em sua plenitude por todos. No entanto as cidades são construídas de tal forma que esquecem que os habitantes são pessoas que muitas vezes estão impossibilitados de acessar o espaço por vários motivos, como deficiências permanentes ou momentâneas. As rampas são necessárias nos espaços de atendimentos que garante o direito universal de ir e vir, fazendo com que a sociedade transformem as áreas da saúde, educação para receber os indivíduos, com deficiências permanentes ou não.

Larguras de Rampas : A largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas é de 1,50m. sendo admissível 1.20m.

Inclinação Transversal: A inclinação transversal não pode exceder 2% em rampas internas e 3% em rampas externas.

Rampas: As Rampas devem ter inclinação de acordo com os limites estabelecidos .Para inclinação entre 6,25% e 8,33% devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50,00m de percurso.

Texto e fotos:Arquivo particular de Adalberto e Dalva Day

Desenho de rampa: www.oficinadesenho.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails