28/02/2011

* 2011 – REUNIÃO MENSAL DO CPPI

No dia 28 de fevereiro reuniu-se a Comissão de Permanente de Politicas do IdososCPPI. Nesta reunião foi revisto a proposta inicial da Comissão que eram as propostas de ações que teríamos elencados em outubro/2009. Na comissão esteve presente a coordenadora do CMI senhora Vanessa Rocha, a senhora Dalva Day representante da ABLUDEF , a senhora Raquel Reis sendo assessoradas pela assessora de planejamento do conselho a assistente social Amanda Barilli.

Matriz de Planejamento Comissão Permanente de Políticas do Idoso

Na ocasião foi elencadas propostas de ações , como articular e observar as dificuldades para que essas ações não fossem realizadas durante a gestão.

A 1ª proposta era de efetuar levantamento da rede de atendimento ao idoso (OG´s e ONG`s); Para saber se elas atendiam idosos ou não.

2º Enviar correspondência aos gestores Og’s e Ong’s, Conselho de assistência Social e Saúde, para levantamento das entidades.

3ª Enviar e-mail para todas as entidades que trabalham com idosos solicitando informações;
4º - Telefonar ou ir pessoalmente as entidades que não respondam ou não tenham e-mail. Prazo médio.

Tínhamos como prazo até o mês de abril de 2010 para o levantamento, e logo em seguida fazer a apresentação ao CMI em junho de 2010. Não foi possível essa temática, dificuldades observada pelo grupo de conselheiros:

Pensou-se em acionar a rede de contatos para que indiquem entidades de atendimento ao idoso de seu conhecimento. Houve o levantamento das entidades através do conhecimento pessoal de cada Conselheiro. A partir do contato com estas entidades, outras estariam presentes. Como resultado a equipe pensou em formatar um documento que conste os serviços mapeados em execução no Município.

Alguns dos pontos que os conselheiros apontaram como dificuldades foram:

- Rotatividade de assessoria. Nos dois anos de CMI da gestão 2008/2010 foram feitas 4 mudanças de assessorias. Outro fator predominante foi às preocupações que a SEMASCRI tinha em relação a calamidade/2008, a gripe A , que trouxe para a cidade atenção máxima, sendo necessário o recesso das reuniões por um longo período . Também foi colocada como sendo umas das dificuldades o não comprometimento dos conselheiros enquanto representantes dos idosos, participarem das comissões mais efetivamente. O objetivo principal do documento instrumental é dar suporte e disponibilizar um banco de dados constando informações para os idosos que estão em ILP`s e os que estão ainda em condições de ter acesso aos muitos grupos dentro da sociedade blumenauense. Outra proposta foi fazermos avaliações mensais quanto às deliberações CMI a fim de elaborar  documentos com diretrizes a construção ou melhoria da política do idoso; Sugestão do grupo é que seja feito um documento (planilha) para sistematizar as demandas. E que seja cobrado da assessoria a cada plenária o envio de oficio e a devolução em tempo hábil, para que a mesa organizadora possa estar analisando e passando aos demais membros. Estaremos efetivando as documentações numa pré-avaliação no dia 21 de março, para apresentar o resultado na plenária que está agendada para o dia 28 de março na SEMASCRI as 8:30hs.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails