01/09/2012

* 2012 - 162ª ANIVERSÁRIO DE BLUMENAU



Feliz aniversário para a cidade mais bela do Sul do país
BLUMENAU   02/09/2012



Biografia Dr. Blumenau
Natural da Alemanha, Hermann Bruno Otto Blumenau nasceu a 26 de dezembro de 1819, no ducado de Braunschweig. Era filho do engenheiro botânico Carl Friederich Blumenau e Cristina Sofia Kegel. Seus primeiros estudos foram realizados na cidade onde nasceu.  Aos 10 anos seu pai o matriculou num internato para prepará-lo para o curso ginasial. Sem concluir o ginásio, foi ser aprendiz de farmácia. Depois de um estágio, passou a trabalhar e estudar, prestando exame em farmácia. Fez sociedade com o tio de Fritz Müller na fábrica de produtos químicos de Trommsdorff. Por motivo de saúde retirou-se da sociedade. Manteve vários contatos com cientistas da época, entre eles o naturalista Alexander von Humboldt, o inglês Thomas Graham, Karl Friedrich Philipp von Martius, que estivera no Brasil, e outros. Sua atenção aos problemas emigratórios foi estimulada quando conheceu o cônsul do Brasil na Prússia, João Jacob Sturz, durante uma viagem feita à Europa.       Ao concluir seus estudos na Faculdade de Filosofia, em Erlangen, defendendo tese sobre os “Alcalóides e as salinas afins em suas relações e correlações”, entrou em contato com a Sociedade de Proteção aos Emigrantes Alemães do Sul do Brasil. Comissionado por esta sociedade, o Dr. Blumenau partiu do porto de Hamburgo em 30 de março de 1846 com destino ao Brasil, viajando a bordo do veleiro “Johannes”.   O primeiro contato com o Brasil foi no Rio Grande do Sul, quando chegou em 19 de junho do mesmo ano. Conheceu várias colônias alemãs daquela Província para posteriormente visitar Santa Catarina. A viagem de reconhecimento e exploração do grande rio Itajaí foi realizada no ano de 1848, acompanhado do comerciante Ferdinand Hackradt, guiados pelo conhecedor da região o canoeiro Ângelo Dias.  Após o reconhecimento e encantados com o local, compraram terras para a formação de uma colônia na região. Fonte: fundação cultural de Blumenau
História:
- Blumenau foi fundada em 02 de setembro de 1850 pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau - O poder público adotou esta data a partir de 02 de setembro de 1900, por ser a data em que chegaram os primeiros 17 imigrantes. Até então a data considerada de fundação era 28 de agosto de 1852, data em que Dr. Blumenau entregou os primeiros lotes na Região Sul (Garcia) em Blumenau.
- A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, e mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, à margem do ribeirão Garcia e margem esquerda do Rio Itajaí-açu. Em 1850, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do governo Provincial uma área de terras de duas léguas, para estabelecer uma colônia agrícola.

- Inicialmente o centro da cidade era onde hoje se localiza a Avenida Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), arquivo histórico José Ferreira da Silva, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Mueller e o museu da Família Colonial .
- A primeira Rua em Blumenau surgiu em 1852, com o nome de Palmenalle , onde foi construído o primeiro hotel, de alvenaria. Num dos quartos o Dr. Blumenau instalou a direção da Colônia.


- A Rua Palmenalle mudou seu nome para Boulevard Wendeburg em 3 de fevereiro de 1883, depois para alameda Dr. Blumenau e em 8 de abril de 1939, para alameda Duque de Caxias através do Decreto-Lei nº. 68 de 18 de agosto 1942, na administração de Afonso Rabe. O Decreto-Lei nº. 1.202, que se referia sobre a nacionalização dos nomes de ruas, determinava que as ruas com nomes estrangeiros fossem alterados e colocados nomes nacionais. A povoação compreendia o início do Garcia, e parte da rua XV de Novembro.

Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Museu da Família Colonial SEPLAN / - Wieland Lickfeld. Arquivo

Feita a solicitação do pedido de concessão de terras junto à Província , Dr. Blumenau entrou em entendimento com as autoridades alemãs para dar continuidade ao plano colonizador. No Rio de Janeiro apresentou projetos de colonização ao Governo Imperial. Retornou à Alemanha (1849) para trazer os primeiros colonos. Apesar das dificuldades, em 2 de setembro de 1850, chegaram os primeiros 17 pioneiros. Era o início de um empreendimento particular. Em 1860, devido a dificuldades financeiras, a administração da Colônia Blumenau passou a ser responsabilidade do Governo Imperial. Blumenau cresceu e se emancipou, em 1880. Casou aos 48 anos com Bertha Repsold. Deste casamento resultaram quatro filhos: Pedro Hermann, Cristina, Gertrudes e Otto, que faleceu meses após o nascimento. Após viver trinta e quatro anos em Blumenau, seu fundador partiu em definitivo para a Alemanha, onde veio a falecer em 30 de outubro de 1899, aos 79 anos de idade. Em 1974, seus restos mortais foram transferidos da Alemanha para Blumenau, estando depositados no Mausoléu, erguido em sua homenagem.

Hino de Blumenau
Letra: Marcio Volkmann
Música: Edson Luis da Silva
Blumenau, tens o nome do primeiro
Que chegou e desbravou tuas riquezas
Que tanto trilhou os teus caminhos
E sempre preservou tuas belezas.
O progresso mora aqui
Blumenau, és razão de viver
O teu nome tem história.
Blumenau nunca vou te esquecer.
O teu nome tem história
Blumenau nunca vou te esquecer.
Cidade de nobre arquitetura
Desenhada pelo leito do teu rio
O verde que cobre esta pintura
Faz de ti patrimônio do Brasil.
O orgulho faz do peito moradia
Dos que amam esta terra abençoada.
Cidade jardim da alegria,
No teu povo a beleza está plantada.
Viagem que iriamos fazer para conhecer os encantos de Blumenau 02/09/2012
Homenagem dos amigos da excussão da empresa "Darius turismo"  que foram a viagem e que esse ano não deu para participarmos...fica para a próxima. Obrigada pela força...esses são amigos para sempre.

TEXTO: Em parceria com o blog de www.adalbertoday.blogspot.com- 162º Aniversário de Blumenau

Um comentário:

Robertha Simony Mª Carneiro disse...

Dalva, eu estive aí em BLUMENAU em outubro de 2011 e consideroa cidade limpa, organizada, desenvolvida, clima maravilhoso, arquitetura magnífica, pessoas educadas e gentis, possui as melhores cervejas do país, belíssima!!!
Espero qq dia voltar!!!

Related Posts with Thumbnails