29/09/2012

* 2012 - GRUPO DA MELHOR IDADE DE SETEMBRO

 No dia 24 de setembro reuniu-se para mais um encontro mensal o GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF . estiveram reunidos 41 idosos. Na parte da manhã o encontro começou a partir das 10 horas e foi coordenado pelas estagiárias de psicologia Joseane e Lenita. Realizaram dinâmicas , a primeira foi de caça-palavras, onde o idoso teria que encontrar palavras relacionadas com o desenho que estava na folha. A segunda dinâmica o idoso teve que relacionar os desenhos com as palavras. O objetivo é que o idoso use sua memória e seu sensorial seja desperto. São dinâmicas que podem ser de avaliação para casos de  Alzheimer entre outras doenças da terceira idade. Em seguida foi oferecido a todos os presentes uma sopa acompanhada de pãozinho e todos puderam saborear. A coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day, pediu a todos que depois do almoço se dirigissem a sala de artesanato onde iriamos completar o encontro na parte da tarde.

As 13 horas foi dado continuidade aos trabalhos proposto para a tarde do grupo da Melhor Idade. A coordenadora pediu que todos prestassem atenção e foi dados a eles os informes para o mês de outubro, quando iremos celebrar a 7ª edição do Rei e Rainha da Melhor Idade da ABLUDEF
1º Todos os idosos pertencentes ao Grupo da Melhor Idade da ABLUDEF deverão vir de camiseta com o logo do grupo.
2º Somente o idoso que for associado poderá participar do Rei e Rainha, os acompanhantes que não for associados poderão participar do evento como convidados.
3º A coordenadora a Assistente social Dalva Day estará de férias do dia 25/09 até o dia 26/10, sendo que o encontro da melhor idade será dia 29/10/12 a partir das 10 horas.
4ª A decoração e os troféus ou medalhas serão providenciados pelo auxiliar administrativo Percy, as outras providências a coordenadora já está providenciando. O idoso deverá apenas participar e cada equipe levará pontos no quesito escolha do Rei e Rainha.
5º Os critérios de avaliação serão os seguintes: Tenham idade de 60 anos ou que faça até o mês de outubro antes do dia do evento (29/10), Não poderão participar ao cargo de Rei e Rainha os idosos que foram coroados na gestão anterior; no caso a Rainha Maria Carmem da Rocha  e o Rei Marcos Raulino. 
6ª Todos os candidatos poderão fazer propaganda durante o dia da eleição. 
7º Serão avaliados os seguintes itens: Comprometimento no grupo da melhor idade; Liderança dentro do grupo da melhor idade;boa aparência; Simpatia;  Interação e a capacidade de se relacionar com todos os associados da ABLUDEF, e junto ao grupo da Melhor Idade.


Na parte da tarde as estagiárias de psicologia Joseane e Lenita fizeram com os idosos uma atividade de nome : MUSICALIZAÇÃO E PINTURA.
Foi organizado o grupo em redor da grande mesa e colocaram uma música da dos anos 30/50, tempo dos integrantes estavam na sua tenra idade e pediram que estes prestassem atenção na letra, o que eles lembram ou de quem eles lembram. Ao término da música foi entregue para cada participante uma tela 20X20 cm, pincéis e tintas coloridas. 
Foi pedido aos idosos que pintassem na tela um momento da vida que a música fez recordar.
O objetivo da dinâmica é explorar a criatividade, estimular a coordenação motora, promover o passado através da música e descobrir capacidades.

Os idosos no primeiro momento estavam tímidos, pois para muitos deles a pintura é algo que não fazem a pelo menos 50 anos. Muitos comentaram que faziam na escola, e pelas idades deles, o faziam em lousa. Entre risadas iam retratando alguns momentos que estavam adormecidos em seu passado. Os idosos do grupo estão entre 63 anos até 89 anos. Todos com uma grande história de vida, que numa pequena tela, dificilmente poderiam retrata-la.

Foram sendo retratados pequenas lembranças que aos poucos se tornaram formas, e cores na pequena tela. Após terminarem suas obras de artes, foram estimulados a comentar sobre suas obras. Por serem pessoas que trabalharam na lavouras muitos jovens, lembraram do seus eternos companheiros de infância, como o cachorro de botas, o porco de criação, os pássaros, a primeira casa onde viveram e também a primeira casa quando casaram, seus pais, seus filhos ou mesmo o melhor amigo.
O objetivo da dinâmica com certeza foi superado, pois olhando os olhos dos idosos que hoje estão cansados, por minutos tornaram-se jovens novamente ao lembrar momentos que ainda tem em seus corações e suas memórias. Essas memórias que por muitas vezes a família não tem o não quer ter o tempo de escuta-los, perdendo momentos únicos que fazem deles pessoas que estão sozinhas e quando tem oportunidades de colocar suas memorias dentro do grupo, mostram que estão vivos. Agradeço a DEUS a oportunidade de trabalhar com idosos só tenho a enriquecer a minha vida, pois cada um deles nos dão uma imensidão de ensinamentos. O grupo da Melhor Idade da ABLUDEF a cada dia aumenta em quantidade, mesmo que não há espaço, sempre cabe mais um.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails