06/03/2016

* 2016 - OPTOMETRIA

OPTOMETRIA
A palavra optometria vem do grego e deriva de "optometron", decomposta em "opto", que provém de "opsis" que significa visão e "metron" que siginifica medição. A história da optometria começa com a invenção dos óculos, em cerca de 1.300 d.C. A partir de então, as técnicas de correção de problemas oculares se desenvolveram muito.
Em 1585 surgiu o primeiro médico oftalmologista, o europeu George Bartisch. Já no século XIV, na Antuérpia, surge a primeira associação que fiscalizava a ação, o acesso a profissão e a conduta dos optometristas, a Guia da dos Oculistas. A regulamentação profissional veio mesmo em 1895, no Reino Unido, com a criação da Associação Britânica de Óptica. Em 1896 foi criada a Associação Americana de Óptica, nos EUA, e no ano seguinte foi criada a Associação Americana de Optometristas.


O optometrista é o profissional especializado em optometria. A optometria é a ciência da área da saúde ligada à física que trata da visão, principalmente dos problemas de saúde primários, ou seja, é o estudo dos problemas de visão não patológicos sobre o ponto de vista físico.
O optometrista não utiliza nenhum procedimento ou medicamento invasivo, ele só observa e aplica técnicas de avaliação qualitativa e quantitativa do sistema de visão do paciente e é considerado preventivo.
Caso o profissional encontre qualquer problema ou alteração ocular de origem patológica, ele está apto a reconhecê-lo e encaminhar a um especialista. O papel do optometrista é avaliar e medir a estrutura de visão em aspectos funcionais e comportamentais, além de propor meios ópticos de correção dos defeitos encontrados no globo ocular.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails