04/11/2020

* 2020 - Dia Mundial do Tsunami: conscientização e prevenção

 A data é mundial com a intenção de ampliar a conscientização sobre os desastres naturais, como o tsunami. Desde a instituição da data pela ONU-Organização das Nações Unidas, com início em 2016, 5 de novembro é Dia Mundial de Conscientização do Tsunami. A proposta foi feita pelo Chile e Japão para ampliar conscientização mundial sobre ameaças dos desastres naturais. A ONU acredita que a criação do dia mundial irá ajudar a focar a atenção em medidas para reduzir riscos de desastres naturais ou aqueles causados pelo homem.  No Japão a data foi marcada por um grande treinamento envolvendo 7 mil pessoas em Sendai (Miyagi). Simulando um terremoto de magnitude 9, seguido de tsunami, a população da região costeira foi avisada pelos alto-falantes.                           


De mochila nas costas se dirigiram para uma torre de 9 metros de altura, com a finalidade de abrigo. A obra dessa torre foi concluída no ano retrasado. Ajudaram as pessoas com cadeira de rodas e com deficiência visual a chegarem no topo.

Com essa simulação as autoridades locais esperam reduzir o número de vítimas, salvando vidas com a conscientização.

Os alimentos para serem colocados na mochila de emergência podem ser saborosos. Toque aqui para reler a matéria.

Confira se sua moradia está segura contra terremoto de grande magnitude, tocando aqui.

Saiba por que ensinar as crianças a usar o telefone público.

Aparentemente um bracelete, pode ser muito útil se tiver um desses no pulso ou na mochila.

O que deve conter uma mochila de prevenção ou kit de emergência? Saiba tocando aqui para ler a matéria.

Caso seja surpreendido por um desastre natural como tufão, tsunami e terremoto, saiba o que fazer (toque aqui para abrir a matéria).

Caso ocorra o temido megaterremoto Nankai Trough poderá gerar 320 mil vítimas fatais.

Assista ao vídeo do governo com imagens de simulação em vários locais do Japão, mostrando o tsunami e as consequências do terremoto.

https://www.portalmie.com/atualidade/desastres-naturais/prevencao-desastres/2018/11/dia-mundial-do-tsunami-conscientizacao-e-prevencao/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails