05/07/2009

* 2009 - VALE DOS VINHEDOS

Na sexta-feira dia 26 de junho de 2009, as 05h:30 saímos com um grupo de amigos rumo a cidade gaúcha de Bento Gonçalves.
Darius Turismo ( Rua Angelo Dias, 45 – Blumenau – SC – 3326-5008 - dariust@terra.com.br)
Passamos em Rio do Sul para tomar um café reforçado e seguir viagem.
HOTEL ALIANÇA EXPRESS EM RIO DO SUL.
Hotel Aliança Express está localização, no bairro Jardim América, próximo ao centro de Rio do Sul .
Almoçamos no RESTAURANYE NOSTRA CANTINA EM ANTONIO PRADO.
Restaurante Nostra Cantina Rod. RS 122 Km122, Sn , Fones: 3293-4057 / 3293-5122 .
Chegamos a cidade de BENTO GONÇALVES, perto das 17 horas, fomos dar breve city-tour panorâmico e caminhada no centro.

Bento Gonçalves é a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e o maior e mais expressivo pólo moveleiro do Estado. Destaca-se pela qualidade de vida, sendo a 1ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul e a 6ª do Brasil conforme estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003. Hoje existem 36 vinícolas instaladas no município.

O setor representa a terceira maior economia, com 12,39% de participação no mercado. Anualmente são produzidas mais de 127 mil toneladas de uva e o equivalente a 91 milhões de litros de vinho. Tem uma área de 383 Km² com Altitude de 618 metros, sua temperatura esta entre entre -3ºC a 36ºC. Tem uma população de 110.000 mil habitantes. Produzem 127.710 toneladas de Uvas.
Veja mais informações sobre Bento Gonçalves no site do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2005 Guiabento.
Visitamos o PARQUE CULTURAL EPOPÉIA ITALIANA. Ao término, degustação de suco de uva e vinho colonial. Rua Visconde de São Gabriel, 507 Cidade Alta Bento Gonçalves – RS (54) 3454-1789 / (54) 3451-1805 http://www.epopeiaitaliana.com.br/ .
PARQUE TEMÁTICO EPOPÉIA ITALIANA

O Parque Temático Epopéia Italiana proporciona para os visitantes um espetáculo de som e luz, conduzido por atores que convidam o público a voltar ao passado e vivenciar sua história. A encenação conta com degustação de vinhos, sucos de uva e biscoitos típicos italianos. Conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lázaro e Rosa. Em 2 mil metros de área construída, nove ambientes retratam aspectos da vida na Itália, a viagem ao Brasil e, por fim, a adaptação ao novo continente. A visita dura aproximadamente 45 minutos com apresentações em horários pré-determinados. Durante a apresentação o público interage com os autores, nosso grupo foi muito participativo, senhor Walter intepretou o amigo do Lazaro, conhecido como Genaro.Local: Rua Visconde São Gabriel, 507, Bairro Cidade Alta. De segunda a sábado, das 9h às 18h e aos domingos, das 9h às 14h - Tel.: 3454-1789.

Ficamos hospedados no GRANDE HOTEL DALL’ONDER.

Rua: Herny Hugo Dreher, 197 - Planalto - 95700000 - Bento Gonçalves – RS Fone: (54) 3455.3555 - http://www.dallonder.com.br/

Saimos para jantar NO RISTORANTE DON ZIERO. RST 470, Km 219,75. Caixa Postal 721 - Vinosul - 95700000 - Bento Gonçalves - RS - http://www.cordelier.com.br/

No dia 27 de junho (sábado) fomos fazer um CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE VINHOS NA VINÍCULA SALTON. Vinícola Salton Rua Mário Salton, 300 - Tuiuty - 95700000 - Bento Gonçalves – RS Fone: (54) 2105.1000 . ://www.salton.com.br/

Almoço com harmonização de vinhos na vinícola SALTON, para colocar em prática tudo que aprendemos durante o curso.

Saímos para visitar ao ROTEIRO CULTURAL CAMINHOS DE PEDRA: CASA DA OVELHA E CANTINA STRAPAZZON.

CAMINHOS DE PEDRA é o caminho que os imigrantes italianos fizeram no estado do Rio Grande do Sul vindo da Itália.Preservam ainda nos dias atuais, casas que os antepassados construíram na nova terra onde lutaram por dias melhores.

CAMINHOS DE PEDRA está localizado na saída de Bento Gonçalves para Caxias do Sul, Caminhos de Pedra é uma região onde se tem contato com um museu vivo, onde os descendentes dos imigrantes recebem o visitante e lhe mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura. Na zona rural de Bento Gonçalves ainda se encontram mais de uma dezena de casas, em uso, construídas com grandes blocos de pedra ha cerca de 100 anos por colonos italianos.

CASA DA OVELHA Fone: (54) 3455.6399 - Site: http://www.casadaovelha.com.br/

CANTINA STRAPAZZON - Casa de pedra construída por volta de 1880 pelo imigrante Giovanni Strapazzon. Sem passar por nenhum processo de restauro, possui as características das casas de pedra da primeira geração de imigrantes.Foi cenário, em 1995, de algumas cenas do filme "O Quatrilho". No local são acolhidos os visitantes e explica-se todo o processo de elaboração do vinho, oferece-se degustação de vinhos, graspa e suco de uva.

Após o retorno ao hotel, saímos para jantar na: CANTINA SALVATI&SIRENA.

Sempre foi um sonho do enólogo Silvério Salvati construir uma pequena vinícola familiar para elaborar vinhos diferenciados que não se consegue em grandes vinícolas e a nível industrial.Receberam os turistas vindos de Santa Catarina, da cidade de Blumenau, com muita alegria e consideração. Souberam entreter as pessoas atendendo todos com cordialidade , sabendo que os turistas saíram da Cantina Salvati com o coração em festa . A arquitetura da Cantina em sua construção rústica, com características medievais, traz a lembrança de um passado de luta pela imigração italiana. Sentimos que essa geração sente orgulho dos seus antepassados. Dando continuidade das tradições atualmente. Conforme o enólogo Silvério Salvatti contou ao grupo, enquanto trabalhava para terceiros, sempre observou que as cantinas eram em forma de quadrado ou retangulos, deixando espaço impossíveis para a limpeza dos barris nos cantos dos aposentos. Quando teve oportunidade de ter seu próprio negocio, optou pela construção em formato de octágono, eliminando os cantos do local. 20h00: recepção e jantar típico colonial italiano com show folclórico.

Dia 28 de junho (domingo) após o check-out do hotel, saímos rumo a cidade de CARLOS BARBOSA. População: 23.960 habitantesÁrea Total: 208,0 km²Dens. Demográfica: 115,19 hab/km² Altitude: 676 mDDD: 54CEP: 95185-000

Visitamos o VAREJO DA TRAMONTINA E A CASA DE QUEIJOS E EMBUTIDOS.

Varejo Carlos Barbosa - Rua Mauricio Cardoso, 193 Segunda à sexta-feira das 9h às 18h30minSábados das 9h às 17h30min .

A loja Varejo Tramontina, estabelecida em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, foi montada exclusivamente com produtos da marca. Além de funcionar como show-room para os produtos de todas as fábricas do Grupo, atende o fluxo turístico da região. Estão exposta uma variação de produtos de ótima qualidade e com um belo designe das peças.Visitamos a casa do queijo, onde havia uma variedade de queijos, pudemos provar de várias iguarias.

Saímos para a ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARLOS BARBOSA, onde degustamos os espumantes. O destino da Maria Fumaça nos levou a um PASSEIO até a cidade de BENTO GONÇALVES.

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA: O passeio turístico de trem à vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos. Também fomos recepcionados pela repórter da sucursal da GLOBO de Bento Gonçalves, gravaram o grupo dançando cantando junto aos artistas do trem. A reportagem passou no dia 03/07/09, no programa RBS Esporte: http://mediacenter.clicrbs.com.br/ em Bento Gonçalves.

MARIA FUMAÇA : O trem de turismo Maria Fumaça tornou-se a maior atração turística da Serra Gaúcha e da região dos vinhedos.. Passeios e atrações são o que não falta. Pode-se fazer “Um Retorno ao Passado” no belíssimo passeio de maria-fumaça pela paisagem exuberante que leva à ponte do Rio das Antas ou seguir os Caminhos de Pedra, com suas casas de pedra, moinhos e cantinas do início do século. A visitação a vinícolas, com a degustação de vinhos e a mesa repleta de produtos típicos, transforma o passeio numa verdadeira festa.

Ao retornar a cidade de Bento Gonçalves fomos degustar um belissimoo rodizio de carnes na CHURRASCARIA IPIRANGA.

Há mais de 20 anos a Churrascaria Ipiranga, em Bento Gonçalves, oferece o que há de melhor na cozinha típica gaúcha e italiana.

A tarde fomos visitar o VALE DOS VINHEDOS. Visitamos á VINÍCOLA MIOLO, com degustação e visita ao varejo

Visitamos á VINÍCOLA VALDUGA, com direito a degustação e visita ao varejo, a cada visita recebiamos explicações sobre a fabricação dos vinhso por ENOLOGOS (pessoas que estudam sobre vinhos). Enologia é a ciencia que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, produção, envelhecimento, engarrafamento, venda.

Casa Valduga Vinhos Finos Linha Leopoldina, 579 - Vale dos Vinhedos - 95700000 - Bento Gonçalves - RS - www.casavalduga.com.br/

Iniciamos a viagem de retorno a Blumenau, chegando a nossa cidade natal 4hs da madrugada , trouxemos boas lembranças deste passeio, além de termos conhecido uma cultura italiana num estado culturalmente conhecido como os pampas, do chimarrão e do churrasco, passamos o final de semana entre italianos, com costumes totalmente diferente do tradicional “gaucho”. Comemos muita polenta com galinha, muito vinho. Todos que compartilharam conosco neste final de semana, com certeza terão belas imagem registradas para contar aos seus familiares e amigos.

3 comentários:

Cecilia Leiva disse...

Boa tarde Dalva!

Entrei no blog e achei muito interessante o lindo trabalho que você realiza. Sou guia de turismo e quando vi o seu passeio por Bento Gonçalves me deu muita saudade porque foi por lá que morava e guiava meus grupos, porém agora moro em Florianópolis e continuo trabalhando com turismo. Foi por isso que me tomei o atrevimento de escrever estas linhas, pois estou trabalhando com um hotel de àguas termais em Tubarão e achei que seria interessante para vocês visitarem, e que com certeza você e o seu lindo grupo iriam amar.
Desde já estão convidados, se quiser dar uma espiadinha pode entrar em nossa página e se decidem visitarnos serão muito bem-vindos.


Att,



Cecilia Leiva
Turismo e Hotelaria

ivana.altafin@hotmail.com disse...

Bom dia Dalva,
Também fiz o Caminho das Pedra, e também sou descendente de Italianos, por essa razão esse passeio foi mais do que especial para mim. Na época eu não tinha um blog, mas se um dia tiver oportunidade de voltar, vou tirar muitas fotos para colocar uma matéria no meu blog. A sua postagem: fotos e matéria estão ótimas, pude reviver esse caminho que não pude registrar com fotos, mas registrei muito bem na memória. Parabéns!

ivana disse...

Olá,
Convido você para conhecer meu blog: Fotos, Poesias e Emoções.
Grata.

Related Posts with Thumbnails