24/06/2017

* 2017 - Dia do Caboclo

O Dia do Caboclo é comemorado no Brasil em 24 de junho, três dias antes do Dia do Mestiço. O caboclo, caboco ou mameluco vem da miscigenação de indígenas com brancos. Os brasileiros passaram por essa mestiçagem desde a época da colonização. Os primeiros mestiços brasileiros foram caboclos. Estudos genéticos indicam que a maior parte da população brasileira descende de índios e brancos, embora nem todos se assumam como mestiços ou saibam de sua origem nativa.
Como os colonizadores europeus geralmente vinham para o Brasil sozinhos, uniram-se a mulheres indígenas. Estas uniões também foram incentivadas por Portugal. Mulheres indígenas uniam-se aos brancos espontaneamente, ou oferecidas por líderes indígenas (prática conhecida como cunhadismo). O homem branco europeu percorreu todas as regiões do país e encontrou muitas tribos indígenas em seu caminho. Dessas uniões foram-se formando populações nativas mestiças brasileiras, herdeiras culturais e territoriais de seus ancestrais indígenas, que passaram a formar a maioria do povo das novas cidades. A tradição agrícola e extrativista dos indígenas foi legada ao caboclo, que manteve o mesmo apego à terra de seus antepassados e que na Amazônia forma a maioria da população parda e ribeirinha.
Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, os caboclos deram origem à cultura caipira. A maioria dos brasileiros descende de nativos e/ou africanos, além de europeus, fato que dificultou prática de racismo no país e criou na população uma visão positiva da mestiçagem. O deputado Athie Coury, do MDB (SP), propôs esta data em âmbito nacional em 1967.
Em 2007, atendendo demanda do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, o Dia do Caboclo passou a fazer parte do calendário oficial do Estado do Amazonas. É também data oficial no município de Manaus.
http://nacaomestica.org/blog4/?p=5887

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails