31/08/2017

* 2017 - Dia da Nutricionista

O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto, data da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, no ano de 1949. Com a expectativa de vida da população crescendo, ocorre também um aumento na preocupação em medidas que promovam uma melhor qualidade de vida, pois não basta somente viver mais tempo: é necessário que se viva bem.
Neste contexto, a alimentação desempenha papel principal na promoção da saúde. É notório que a população está muito mais informada sobre a importância de uma alimentação saudável e consciente de que, com o avanço das pesquisas e da ciência da nutrição, a alimentação deixou de ter papel apenas de saciar a fome, para assumir um papel de combate ao envelhecimento precoce, prevenção e tratamento de doenças crônicas, fortalecimento de sistema imunológico, detoxificação (processo para a eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo), entre outros. Para atender essa necessidade de combinações, o profissional da nutrição é capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. “O nutricionista é o profissional que a partir de seu grande e profundo conhecimento dos nutrientes e suas combinações, pode promover o melhor aproveitamento deles pelo organismo, além de ajustar as quantidades e combinações ideais dos alimentos, que devem ser individualizadas, sempre, pois o que é adequado para um indivíduo, pode não ser para outro”, explica Fernanda Osso, nutricionista e sócia-diretora da NutMed.

História da profissão de nutricionista 
Embora a profissão tenha pouco mais de 70 anos, a carreira de nutrição teve um crescimento expressivo, especialmente nos últimos 20 anos. Entre 2000 e 2008, observou-se uma duplicação do número de nutricionistas no país, o que mostra que o interesse pela profissão aumentou, na medida em que a carreira tem conquistado reconhecimento e importância nas últimas duas décadas. As áreas que concentram o maior número de oportunidades são a de nutrição clínica e alimentação coletiva. Embora o número de vagas para concurso público ainda esteja abaixo da expectativa, esta é atualmente uma área com muita procura entre os nutricionistas, devido à estabilidade e aos melhores salários comparados à iniciativa privada. 
A partir da análise de cinco profissões da área da saúde (medicina, enfermagem, odontologia, farmácia e nutrição), a nutrição é a que apresenta o menor contingente de profissionais, com cerca de um médico ativo para cada 559 habitantes no país, contra um nutricionista para cada 3.164 habitantes. Embora tenha havido um expressivo crescimento do número de nutricionistas nos últimos 20 anos, certamente também em função do crescimento na oferta de cursos superiores em nutrição, a profissão ainda tem muito a crescer para poder contribuir com a promoção de qualidade de vida da população. Com base nas estatísticas do CFN, até 30 de junho de 2009, existia um efetivo de 60.554 nutricionistas registrados nos dez conselhos regionais existentes no país.
O público permanece sendo essencialmente feminino, muito embora tenha havido nos últimos anos, um aumento do ingresso dos homens, objetivando principalmente, a atuação na nutrição esportiva. A explicação para que a procura seja maior entre as mulheres, é que talvez ainda haja uma confusão sobre a atuação do nutricionista nas Unidades de Alimentação, que pode ser motivo de certo preconceito entre os homens. Apesar de ser um grande conhecedor dos alimentos, de suas composições e nutrientes, o nutricionista não precisa,necessariamente, ser um cozinheiro exemplar. Sua função nas unidades de alimentação não é cozinhar, mas propor formas saudáveis de alimentação, mesclando sabor e apresentação e supervisionar todo o processo que envolve a confecção de refeições. A obrigação de preparar as refeições, entretanto, é do cozinheiro. 

Perspectivas para este profissional
Segundo dados do CFN, a área que concentra o maior contingente de nutricionistas é a nutrição clínica (hospitais, clínicas e consultórios), com 41,7%, seguida da alimentação coletiva (empresas e restaurantes) com 32,2%. Há também nutricionistas atuando em ensino (docência), saúde coletiva, nutrição esportiva e  indústria de alimentos, mas em percentual bem menos expressivo. Nas capitais é onde se encontram as melhores oportunidades, tanto em quantidade quanto em remuneração. O sudeste do país concentra 54% dos cursos superiores de Nutrição. Nessa região, a demanda pelo nutricionista é maior, o que faz com que a oferta de empregos seja grande. “Com o avanço das pesquisas na área da nutrição, em especial na nutrigenômica, haverá uma demanda cada vez maior por nutricionistas no mercado.
De forma simplificada, essa ciência sugere que as soluções para se viver mais e melhor estão em um cardápio alimentar capaz de interferir na atuação dos genes de cada pessoa. Como o genoma de cada indivíduo é único, cada pessoa terá uma dieta personalizada”, relata Fernanda. O trabalho da Nutrigênomica é o de identificar os genes que, se ativados, poderão desencadear os processos que levam ao desenvolvimento das doenças e será possível evitar ou anular esses mecanismos pelo simples ato de comer o alimento cuja propriedade atue diretamente no gene controlador.
Ainda temos um longo caminho a percorrer nesta ciência, mas esta será a nutrição do futuro.

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/31-de-agosto-dia-do-nutricionista
Acesse aqui:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-do-nutricionista.html 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails