14/08/2017

* 2017 - Dia do Controle da Poluição Industrial

14 de agosto comemoramos o dia do controle da poluição industrial – um dia em que todos nós tempos a oportunidade de refletir sobre esse importante tema. Desde a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII, nossas cidades mudaram de perfil. Apesar da riqueza gerada pela produção massificada, começamos a lidar com um problema novo que até então não existia – a poluição industrial. A indústria não é só uma das responsáveis por poluir as grandes cidades, mas por causar êxodos descontrolados na população, sobre tudo das áreas rurais dos países do terceiro mundo. A poluição causada pela concentração de pessoas nas grandes cidades é atribuída como reflexo da produção industrial, não só pelos produtos, fruto de consumo das pessoas, mas principalmente por ter atraído essa mão-de-obra.
Durante muitos anos nem se discutiu a possibilidade do controle da poluição industrial até que os reflexos começaram a aparecer, como a poluição dos rios, do ar, dos mares e do solo. A primeira conferência global para tratar desse tema ocorreu em 1972 em Estocolmo na Suécia. De lá para cá nós já passamos pela ECO-92 no Rio de Janeiro, e a COP-15 em Copenhague na Dinamarca, além de inúmeras outras conferências organizadas por ambientalistas ao redor do mundo. Todas as tentativas para diminuir a emissão de gases poluentes barraram nos interesses dos países que mais poluem. Embora exista cada vez mais interesse global nessa agenda, não ocorreram avanços significativos, o que há são muitas promessas e pouco comprometimento.
Leis no âmbito federal, estadual e municipal obrigam as empresas a dar tratamento adequado para a poluição que causam – a legislação ambiental está mais rigorosa na concessão de licenças e sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, entretanto, a poluição industrial indireta, aquela que vem dos produtos industriais ainda é um grande desafio para as cidades. A conscientização de toda a população para que façam a reciclagem do lixo tem obtido resultados significativos, porém, ainda estamos longe do ideal.
http://www.liveseg.com/datas_comemorativas/14_de_agosto_dia_do_controle_da_poluicao_industrial.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails